FILHA RUSSA e o povo que não sorri


No capítulo anterior da série "corujices" contei da presença da minha filha Andréa e do genro Arthur em Moscou . Agora deixo para ela o relato de suas impressões moscovitas

Costume
Andréa Longo

Costume. Os costumes são interessantes e bem diferentes uns dos outros, cada lugar ou pessoa tem o seu e as vezes é bem difícil entendermos porque nos baseamos no que aprendemos. Na Russia muita coisa parece ser diferente, os carros param na calçada e ninguem é multado por isso, existem tuneis para pedestres atravessarem as grandes avenidas e alguns até com mini-lojas onde se pode comprar desde comida a roupa.
Em dois meses que estou aqui nao dá pra contar nos dedos de uma mão quantas pessoas eu vi dando uma risada ou apenas sorrindo! É no minimo muito diferente.É muito dificil achar quem fala inglês e quando você acha parece que estão fazendo um favor do tamanho do mundo pra te ajudar. Depois que li um artigo num jornal (em inglês) onde se tem propaganda de uma empresa onde dão dica pra você "fazer negócios entendendo como um russo pensa" compreendi um pouco mais. No mesmo jornal tinha uma matéria que começava assim: "Na Russia ninguem tem pena de ninguem e aqui pra se consquistar alguma coisa tem que ser agressivo"... bom existe uma linha tênue entre agressividade e má educacao, eu ainda não consigo distinguir como funciona muito isso, mas quem sabe com o tempo posso entender melhor. Olha o costume aí!
A cidade é muito limpa, cheia de pracas e parques, com muito verde e muitas plantas de um enorme colorido e isso é de fazer inveja porque em são paulo temos muito pouco disso. E o metrô entao... podemos atravessar a cidade, existem muitas linhas, é antigo mas muito funcional e as estações são de uma beleza extraordinária, dá pra fazer um passeio subterrâneo só para apreciar as estações.
Como cada lugar tem suas particularidades o que posso fazer é aprender um pouco disso tudo, afinal sou eu que estou aqui, tenho que aprender como eles vivem e não posso querer que façaam como eu estou acostumada e isso faz valer a pena por cada dia que estou aqui, descobrindo, desvendando e aprendendo muito, apesar de toda a saudade que sinto da minha familia...e viva a internet que de alguma forma faz parecer que estamos mais proximos do que pensamos!!!

Comentários

Anônimo disse…
Ola Ricardo! Apesar do atraso, parabens pelo blog... ja temos mais uma pagina adicionada nos "favoritos"!! Legal vc escrever sobre nos... e saiba que vc fez uma "menina" chorar muito de um misto de saudade e emocao. Valeu por podermos nos aproximar um pouco mesmo com toda essa distancia! Abcs!!! Arthur
Tania Celidonio disse…
Andrea, não sei se você se lembra de mim, espero que sim. Você é pouco mais velha que a Mariana, minha filha, e só isso já me traz ótimas lembranças. Da última vez batemos muito papo no minifúndio de nosso Ric. Achei muito itneressante as suas impressões e comentários sobre o dia-a-dia moscovita. Deve ser fascinante, apesar de difícil, acostumar-se com as manias, com as neuras e com as sacadas de um povo tão diferente do nosso. Engraçado esse lance do sorriso... Sempre ouvi dizer que os russos são expansivos, dramáticos, principalmente depois de algumas vodkas? Ou será que soltam a franga justamente depois do quarto copinho de aguardente?
Bom, o que você e Arthur estão fazendo aí? Estudando? Trabalhando?
Uma sugestão aqui para o blog do seu papi: tire mais fotos do povão, dos parques, do metrô e mande pra gente.
Um beijo grande e estalado
tania celidonio
Tania Celidonio disse…
Ainda sobre a Rússia e pensando na Andrea. O comentário abaixo é do logo DIÁRIO DA MULHER ARANHA, de uma jovem portuguesa que vive em Bruxelas. Abaixo ela comenta sobre as relações diplomáticas entre Russia e Europa. O link para o blog e o comentário é:
http://diariodamulheraranha.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

Quarta-feira, Julho 18, 2007
Efeito dominó...
...ou bola de neve, ainda não decidi qual das expressões define melhor a situação das relações Reino Unido - Rússia, Alemanha - Rússia ou simplesmente UE-Rússia. Provavelmente serão as duas.
Parceiro estratégico da UE pelo seu papel fundamental no abastecimento energético, pela área de influência que gere e que nos afecta, pelo mercado gigantesco que representa, pela posse de armas nucleares, a Rússia está mesmo ali ao lado e no entanto por vezes parece tão distante embrenhada nas máfias, nas corrupções políticas, no novo-riquismo vs. pobreza, no nacionalismo fascista, em Putin...é esta a imagem que nos vai chegando, polvilhada aqui e ali por uma admiração pela Rússia das artes, da história, da língua, da cultura.
Na bola de neve já se encontra o plano de defesa anti-mísseis que os EUA vão colocar na Polónia e na república Checa, a expulsão de vários diplomatas russos do Reino Unido, o assassínio do espião Litvinenko (com ligações possivéis a Putin), a consequente guerra de serviços de informação entre os dois países, a descofiança quanto ao "suposto" estado de direito russo, a guerra de influências na Ucrânia.
Não tenho conhecimentos para avaliar devidamente o que se passa. Será interessante (importante) acompanhar o evoluir dos acontecimentos e ver como a presidência portuguesa do Conselho vai gerir a situação. Para já sabemos que estão previstas as Cimeiras UE-Ucrânia (14 Setembro) e UE-Rússia (26 Outubro).
Mila Cardozo disse…
Ricardo,
Muito bacana seu blog!!!!
Vim retribuir sua visita e já vou te linkar la no meu mundo!!!
Parabens!!!
Beijos Mila
Anônimo disse…
Olá Ricardo,
Bom texto da Andrea, boa leitura.
Deve ser uma delícia conhecer novos horizontes; uma descoberta e tanto. Sempre tiramos algo de bom quando conhecemos novos costumes e outras culturas diferente da nossa. Ah! eu adoro estações e tudo que as rodeiam, rs... acho romântico e inspirador.
Beijos da Mulher Aspirina pra ti.
Volte sempre a casa é tua.
Lilis disse…
Oi!
Obrigado pelas visitas no meu Blog :) e pelos comentários...
Voltarei aqui com certeza, pq tb gostei mt do seu Blog.
Um abraço!
;)
Ricardo Soares disse…
Arthur...fico feliz que tenha gostado do blog e de eu ter escrito sobre vcs aí desse lado do planeta. Me enternece saber que Andrea chorou por tão pouco mas fico feliz de tê-la feito feliz...estou torcendo por vcs aí e esperando apenas uma garrafita de vodka dessas boas que não conhecemos aqui...hehehe... abração...

Tania... muito legal o que vc escreveu sobre e para a Andréa... vou reproduzir aqui o endereço do post da mulher aranha que vc mandou pq o vosso veio incompleto... como vc descobriu essa menina... vou mandar recadinho pra ela e falar da andréa...beijão


Andréa...o post ao qual a Tania se refere é esse
http://diariodamulheraranha.blogspot.com/2007/07/efeito-domin.html#links

o blog dessa menina é bem legal ...dê uma olhada...
Tania deu uma bela sugestão pra vc hein ??? mais fotos do povão, dos parques , do metrô... e continue escrevendo pq fez sucesso !!! vc viu aí os comentários ??? eu tenho o maior prazer que vc esteja aqui , vou reproduzir seus relatos sempre assinados...mas... vc já pensou em fazer um blog próprio desde aí de Moscou ??? vc tem conta no google... manda ver!!! ia ser um sucesso!!! mas se preferir ficar aqui comigo sempre terá seu cantinho... beijos

MIla e Lilis ... que honra estar como link no blog de vosmecês!!! gratíssimo... estou retribuindo a gentileza!!! bjs

Mulher aspirina...a andréa mandou bem né não??? conhecer novas estações (sejam elas quais forem e onde forem) sempre é compensador... adorei seu comentário e voltarei à sua casa... bj
Menáge à Trois disse…
Muito bom o relato, me deu até vontade de viajar. Qto ao link, vc ja está linkado.
Bjos


Como ninguém
Ricardo Soares disse…
como ninguém...vcs, meninas do menáge tb já estão devidamente linkadas... thanks pela deferência... kisses
ricardo

andréa!!!! o post que a tania tentou te passar foi errado e o meu tb. Oo certo é esse :
http://diariodamulheraranha.blogspot.com/2007/07/efeito-domin.html

dá uma olhada que vale a pena...bjs
Ricardo Soares disse…
andréa... não tá dando certo o copia e cola aqui não... vai direto lá no blog dela

www.diariodamulheraranha.blogspot.com e procura o que ela escreveu em 18 de julho sob o título

efeito dominó
outro bj
ricardo
Anônimo disse…
Oi Ricardão, ótimo este blog, assim temos oportunidade de falarmos mais c/vc e matarmos a saudade da Andrea e seu respectivo Arthur e sabermos de suas peripécias em Moscou. Só de pensar em Moscou já fico arrepiado de frio. Vai ver q é por isto q o povo também é frio, apesar de ser a terra da Vodka. Abcs... Oscar/Odete
Anônimo disse…
Legal saber que sua filha agora "russa" está vivendo um momento "único" em um país "único" pela cultura, pelas diferenças, enfim por tudo que Andrea relatou e por tudo que já lemos e estudamos.
Olha tem paulista mineira com saudades da "russa".
Sugestão: mantenha o blog atualizado c/ curiosidades sobre o país da vodka, ok?
Andrea/Arthur, se sentir falta do nosso pâo de queijo mando fotos pelo blog he! he!
Abcs.
Picutta.c
(Ana Lú)
Anônimo disse…
Ola! Que bom que gostaram, eh bom poder dividir coisas boas. Logo, logo contarei mais um pouquinho deste lugar tao diferente, morar aqui eh bem diferente do que vir a turismo...
beijos a todos que puderam ler e escrever seu comentario, andrea longo

Postagens mais visitadas