SÃO FELLINI DE ASSIS


Toma-me a mão senhor do cinema e me leve à ultima fileira que dali quero ver a vida de Fellini passada a limpo. Sob a luz azulada, com o cheiro do mofo do carpete e a gordura da pipoca quero me resfriar no ar condicionado e aquecer meu coração pagão pois creio que ao tomar minha mão, senhor do cinema, eu mesmo passe a crer no credo cristão. Mas só naquele que admite o perdão , a palavra doce, a ausência de culpa , a igualdade, fraternidade , a simplicidade e o despojamento . Pois então eu não creio no credo cristão mas no conjunto da ação de São Francisco. Toma –me a mão senhor do cinema pois descubro que Fellini é São Francisco quando busca na imagem seu lado de palavra , seu lado de redenção, seu lado de poesia e amor profundo ao próximo quando o próximo está próximo . E atravessa estradas empoeiradas , sobe em árvores e uiva, esfrega os seios em faces adolescentes, sonha com a neve , ateia enormes fogueiras , respira o ar da primavera, embarca numa nave e “la nave va” oceanos imaginários afora.
Todas as imagens de Fellini recendem de certa forma àquela hora de fim de tarde quando a chuva acabou de cair na terra e da terra brotam enormes pés de feijão que nos levarão para cima ao encontro de tesouros humanísticos escondidos por São Francisco que com certeza assistiria com prazer desmesurado as noites de Cabíria , se comoveria com Gelsomina ou com Marcelo Mastroianni preso no trânsito insano em 8 1/2 . Toma-me a mão senhor da sétima arte porque agora estou seguro e já sei qual é a verdadeira vertigem do cinema. Não é aquela que me desperta os baixos instintos homicidas ou minha libido morna. Não é aquela que clama por vingança ou pela fama, por tapetes vermelhos estendidos ou champanhes. A verdadeira vertigem do cinema é sair dele e sentir-se leve , flor de paina voando sobre campo de girassóis, lençol alvo estendido num sítio da Toscana. A verdadeira vertigem do cinema é suspirar intoxicado de poesia quando termina a exibição , é olhar o desconhecido ao lado e ter uma vontade irrefreável de chamá-lo de fratello como faria São Francisco com seus irmãos.
Toma-me a mão senhor do cinema e me faça ter forças para andar pelo mundo , fatigado mas feliz , para pregar não o fanatismo, a intolerância, mas sobretudo a poesia e a comiseração. E nessa jornada provarei como Fellini e São Francisco eram sim fratellos de sangue . O fato dos dois serem italianos era apenas a menor de todas as afinidades entre eles. Que aliás estiveram próximos quando no começo dos anos 50 Fellini colaborou no roteiro de um filme de Rosselini que contava a história de São Francisco.
Francisco e Federico juntos devem rir de minha pretensão já que caminham lado a lado por “La Strada” rindo da nostálgica ingenuidade das fotonovelas, dos sheiks e ciganas , dos comedores de fogo e engole-espadas . Hoje não temos mais lugar para esses romantismos . Mas toma-me a mão senhor do cinema e me faça crer que algo melhor do que o santo e o cineasta fizeram ainda pode ser feito. Me faça crer que ao menos no cinema eu não verei apenas mundos desmoronados, ruínas , balbúrdia , egoísmo e miséria. E faça todos crerem naquilo que já creio. Deus é italiano até que se prove que São Francisco e Fellini não nasceram na Itália. O céu é um filme de Fellini com supervisão geral do santo que nasceu em Assis.

(Ricardo Soares, novembro de 2006)

Comentários

Moon Goddess disse…
Olá. Agradeço as palavras que puseste no meu blog.

E sim, sou parente do Paulo Brossard.

Em que pese o meu ateísmo, achei teu blog muito interessante.

Abraços

:)
Anônimo disse…
Oi Ricardo, tenho entrado no seu blog e ficada cada vez mais encantada.
Parabens.
beijos da Nat.

natalia_ramoss@yahoo.com.br
Ricardo Soares disse…
Moon Goddess ou Roberta,como queira... agradeço as palavras que puseste no meu blog tb...mas , em que pese seu ateísmo , não vi nenhuma manifestação religiosa de minha parte além de colocar um paralelo entre as ações humanistas de Fellini e de São Francisco de Assis...não estou falando de religião mas de pessoas do bem , iluminadas... abs



Nat... assim fico convencido... que bom que tem se encantado com esse remoto cantinho internético...thank's pelo apoio... bjs

Postagens mais visitadas