COTIDIANO MOSCOVITA

Andréa, a filha que está na Russia, passa alguns dias em São Paulo e regressa sábado a Moscou. De lá, antes de chegar enviou mais esse curioso relato

por Andréa Lúcia Longo

Moscou é uma metrópole encantadora! O bom de viajar é que temos a oportunidade de conhecer e aprender como as coisas acontecem pelas cidades.
É muito comum por aqui noivos, récem-casados, chegarem nos parques de limusine e tirarem fotos. Tão comum que num domingo eu contei cinco casais.Sempre estão com alguns amigos, normalmente de oito a dez, tiram fotos com fotógrafo profissional e brindam com champagne, mas já vi vodka também! Imagine você, depois de casar, indo para o parque do Ibirapuera para tirar fotos, seria no mínimo engraçado!
Como grande metrópole que é existem enormes avenidas, às vezes com oito faixas para carros. Pense em atravessar sem ser atropelado porque os russos não costumam respeitar faixa de segurança por aqui. Pois bem, há túneis para travessia.Em alguns deles tem mini lojas mas em outros não há nada. São iluminados e seguros e às vezes se pode encontrar alguém cantando ou tocando algum instrumento pra fazer um trocado.
E para tantos carros pararem por aqui existe algo parecido com "zona azul".Quanto mais perto do centro você estiver mais caro você paga pra estacionar. Estacionamento não tem, os grandes prédios residenciais não tem garagem e no inverno deve ser terrível você ter que tirar a neve do carro pra ir trabalhar, porém o "container" serve como garagem, essa eu nunca tinha visto!
Acho fascinante poder conhecer e aprender como tudo funciona por aqui, e poder ter um cantinho nesse blog pra dividir tudo isso. E mais interessante ainda saber que cada pessoa que passa por aqui terá sua impressão e perspectiva da cidade, diferente ou igual a minha. Posso dizer que estou passando por uma experiência maravilhosa e única apesar da saudade do arroz com feijão! rsrs

Comentários

Edna Federico disse…
Nossa, que interessante!
É muito gostoso vermos as diferenças entre os povos, os países. Pra gente é tudo muito estranho...imaginar que não tem estacionamento, que existem esses túneis com mini-lojas...mas, pra eles é tudo tão normal!
Adoro vir aqui e ver essas fotos e saber sobre lugares tão diferentes.
Beijo
Vee disse…
Vir aqui, ver as fotos é um jeito gostoso de viajar.

Beijos
Anônimo disse…
oi Ricardo!
desculpa a demora em aparecer para inclusive te responder aquilo que me perguntou sobre o blogspot.
Eu descobri o wordpress e adorei as ferramentas de administração que nem de longe o blogspot tem, foi isto que me conquistou, alem de uma infinidade de templates que eles disponibilizam muito fáceis de ser editados. A única ressalva é qto a não aceitação da linguagem java, que por conta disto não posso colocar anúincios do Adsense que eu queria tanto.

Sobre o post, achei uma delícia esse modo de comemorar nos parques ... uma naturalidade enorme me passou estas cenas ... Adorei!

bjs
;-)
Emilia Abbad disse…
Me deu uma vontade de pegar uma mochila e sair a viajar!!!
ai, ai
Mila Cardozo disse…
Estes relatos da Russia... ai que vontade que dá... este mundo tão mjisterioso me parece tão fantastico... adoro fotos...e as tuas são sensacionais!!!!
Beijos Mila
Anônimo disse…
Desculpe Ricardo, mas aqui o comentário vai pra sua filha..
Andréa, estou encantada com sua linguagem e forma descritiva tão envolvente.
Minhas impressões sobre seu lar atual têm mudado a cada "escrito" seu!
Continue assim...
Bjo
(Tô achando que a moça puxou ao pai..hehe)
Paula Calixto disse…
Mundo pequenino, né? Que nada!!! Tão grande quanto nosso interior! Principalmente quando, ao nos inserirmos em outros "ares", nos permitirmos a observar minuciosamente o que há ao redor. Mergulhar por dentro e por fora permite encantamentos indescritíveis!!!

Beijos

Postagens mais visitadas