PEPE MUJICA FOREVER

Republicação da crônica do DOM TOTAL .(clique aqui)
Por Ricardo Soares*
“Não costuma demonstrar seus sentimentos. Incomoda-o o contato físico excessivo, abraços apertados e intermináveis”. Essa uma das inúmeras impressões que Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz fazem do “velho”, o homem que chacoalhou a geopolítica da América do Sul, e se chama Pepe Mujica. O livro que revela nuances, sabores e dissabores do ex-presidente uruguaio é “Uma ovelha negra no poder”   e deveria ser leitura obrigatória de muitos mandatários não apenas latino –americanos.
Conforme eu sempre modestamente suspeitei Mujica é um anarquista em tese e devoção e um pragmático por opção conforme o livro – um conjunto de entrevistas-  revela . Se tivesse que sentar a uma mesa de negociação com Obama pra aparar arestas dos Estados Unidos com Cuba ou Venezuela ele o faria como fez com Putin, Merkel , o rei da Espanha, o Papa  ou qualquer um que se dispusesse a debater com ele questões mundiais ou regionais.  Mujica que se auto- definiu como a tal “ovelha negra” que está no título do livro é uma biografia  de um homem  cuja  coerência quase franciscana é única em nossos tempos. Alguém que muitos gostariam de ser.
O mais comum dos lugares comuns seria observar que mais do que nunca o Brasil precisaria de  um  Mujica, um pacificador acima de  tudo e respeitado por todos. Mas não temos ninguém que se assemelhe a ele em conteúdo ou forma. Resta-nos pois torcer para que ele inspire aqueles que sairão vencedores das eleições do próximo domingo e também ilumine os perdedores incendiários que a exemplo do abjeto Aécio Neves e sua pequenez infinita começaram a incendiar o país ao final das eleições de 2014. Sim, mais que nunca precisamos de  um Pepe Mujica.

Comentários

Postagens mais visitadas