O que sei de Cangaciro Gomes



O que sei de Cangaciro Gomes

     Há exatos dezenove anos não tenho a menor consideração e respeito por Cangaciro Gomes o mais superlativo camaleão de caráter da história de nossa desvalida república. Antes disso não tinha maior consideração ou apreço mas confesso que enquanto trabalhei com o elemento não o achava tão desprezível como acho hoje. Era um caboclo estouvado, prepotente, sempre assertivo e com aquele vocabulário de rábula interiorano com verniz de Harvard que encantou alguns corações e mentes no Ceará, estado que adotou .
            Cangaciro como é fácil de observar é completamente autocentrado. Ao seu lado não existe realidade alguma a não ser a dele. Só ele importa, só ele sabe, só ele é o farol que nos conduz. Como precisava de mim na campanha de 2000-  quando dele tomei um superlativo calote e ele era o coordenador da campanha de sua ex-esposa a prefeitura de Fortaleza – me tratou com respeito e até certa cortesia impedindo até que seu desprezível e arrogante irmão( traço de família) Ivo se intrometesse na campanha para a qual não foi chamado. A pífia política que era sua ex-esposa foi derrotada sobretudo por Cangaciro ter adotado uma estratégia que era aliar a moça a imagem do então governador Tasso Jereissati tucano de alta plumagem que Cangaciro sempre ordenhou. Ele não se deu conta que Tasso nunca foi bom de voto em Fortaleza e outdoors que mostravam a ex-esposa ao lado do governador fizeram a campanha naufragar apesar de termos começado em primeiro lugar e termos a campanha de rádio e tv melhor avaliada pelo Ibope.
            Com a derrota de Patrícia Saboya – então Gomes- veio o calote. Cangaciro  não pagou a mim que era o coordenador de rádio e tv da campanha nem a outros  colaboradores alegando que “fomos derrotados”. Primeiro “não fomos”, ele foi. Ninguém estava de acordo com a estratégia adotada por Cangaciro por sugestão de Antonio Lavareda, então marqueteiro de Tasso.  E o resto é uma triste história. Como nosso acordo foi no “fio do bigode” (ingenuidade minha) passei os últimos 19 anos dando o toque aos possíveis eleitores de Cangaciro de  que ele não é uma pessoa confiável. Porque além de todos os defeitos que esse Napoleão de hospício tem ele é ca-lo-tei-ro. E, convenhamos, um calote, vultoso ou não, revela o caráter de um sujeito.
            Para justificar o título do post sei muito mais de Cangaciro. Mas isso não tem a ver com o contexto. Só não vê quem não quer o grau doentio de sua megalomania. Cangaciro se tem em alta conta, considera-se um ungido, o único capaz de nos governar. Por oportunismo esteve no centro. Por oportunismo tentou se passar por esquerda nas últimas eleições. Por oportunismo já se aliou a Tasso, Aécio, Paulinho da Força e um enorme elenco de oportunistas e pouco confiáveis como ele.  Com todo os esforços que ensejou para tentar ser Presidente da República por sucessivas vezes sempre ficou  entre 10 a 12 milhões de votos. Ou seja o país muito cresceu em eleitores em 20  anos mas a margem de Cangaciro só diminuiu. Mas ele segue tentando, blasfemando, regurgitando estultices que é o esporte que melhor pratica.
            Já faz algum tempo que o alvo de Cangaciro é Lula a quem sempre bajulou. Quando percebeu que o cacique petista jamais o teria como opção preferencial voltou suas baterias contra o ex- guru e agora tenta ser o “lado b” do bolsonarismo destilando rancor contra o ex- presidente a quem serviu como ministro e puxa -saco.
            Os meus 17 leitores sabem que  sempre desde a  minha modesta trincheirinha tento convencer a malta que Cangaciro é uma fraude completa, uma aberração psicológica que deveria estar numa camisa de força e não ocupando lugar na mídia como sempre faz. Mas ele a ocupa porque dá para a mídia o circo sensacionalista que lhe apraz. É um bobo da corte com verniz de “inteligente” e dotado de boa memória. Mas, vejam só, já tentaram cotejar aqueles dados que Cangaciro vomita com a realidade? Não pára nada em pé. Cangaciro é um cultor das estatísticas fakes, das citações indevidas, cultor de si próprio desde seu espelho mofado.
            Não creio que esse elemento seja capaz de ganhar jamais uma eleição presidencial porque sua língua cascuda e sua incoerência não permite. Mas como joga poeira no jogo! Não ajuda e só atrapalha. Para nosso sossego seria uma redenção se ele resolvesse se aposentar bem fornido que está seu caixa até pelo dinheiro que não pagou a quem devia. Mas como Cangaciro é acima de tudo um mentiroso ele não se aposenta. Só nos apoquenta.
12/11/2019

Comentários

Postagens mais visitadas