QUERIDOS AMIGOS 2
Nem estou me justificando, mas estou... há tempos não acompanhava nenhuma produção de dramaturgia na tv como venho fazendo agora com "Queridos Amigos" escrito pela Maria Adelaide Amaral e em cartaz na Tv Globo. Como disse nesse blog a leitora Pan a trama tem ecos de "Invasões Barbáras" o filme de Dennys Arcand. E como lembrou a leitora Ingrid Guerra a produção é de primeira qualidade. Os atores pero no mucho. Continuo achando muito fraco o tal Dan Stulbach que empresta caras e bocas ao seu atormentado Leo. Lacrimeja muito , faz discursos e carinhas "fakes" e não convence o telespectador de seu dilaceramento interno por conta de uma doença fatal.Isso sem falar que ele e a personagem de Débora Bloch (Lena) passearem pelo largo do Paissandu e viaduto Santa Ifigênia, centro velho de São Paulo, em plena madrugada e sairem ilesos só pode ser possível mesmo numa obra de ficção. Mesmo em 1989 a barra ali já era pesada depois das 10 da noite. Também servir pipocas de microondas para as crianças em 1989 é fora de contexto já que tal produto não existia. Tirando esses poréns, que toda produção tem, bato palmas à intenção geral da trama que bota no centro da cena valores caros a todos como a amizade, o sentido da fraternidade, o humanismo , a busca em comum por valores que vemos cada vez mais diluidos na nossa vida comunitária. Engraçado é que numa reunião de queridos amigos, onde a tendência a esquerda é predominante, não se ouça nenhum diálogo onde a tv globo seja execrada pois , ironia das ironias, os tais ideais que ela agora expõe como ficção em suas tramas foram sistematicamente combatidos pela instituição que apoiou todos os governos militares, ignorou a emenda das diretas-já e trabalhou arduamente pra transformar Collor em presidente da República. Mas também seria muita ingenuidade de minha parte achar que a competente Maria Adelaide Amaral teria liberdade pra tanto.
Comentários
Irei a Bogotá em Junho/2008 e preciso de algumas dicas sobre a cidade. Hoteis, passeios, transporte, restaurantes, etc. . . Se for possível agradeço bastante.
Obrigado
Abel
email---- abelcorreia@ig.com.br
PS: Tá linkado!
Bjs e obrigada.
obrigada pelo comentário... confesso que não é difícil debochar de tanta bizarrice com que nos deparamos todos os dias.
Também gostei do seu blog, é acidamente crítico, coisa que eu admiro bastante.
Até mais!
dos atores ele me parece, mesmo, o mais fraco.
e menino, confidi os viadutos lá no FF, rs*, disse que era o viaduto do chá, rs*.
beijos e bom fds,
MM.
beijos
MM.
Ouvi dizerem que não passa de uma cópia de um filme americano qquer, ouvi que o roteiro de amigos que se reencontram tá pra lá de batido... essas coisas.
Eu não ligo.
Pra mim o que importa é a coisa do "toca". Te coisa que toca, tem coisa que não.
Essa minissérie me tocou. Se é clichê, ok, mas é dos bons.
E tô adorando ver.
Aliás, uma das únicas coisas que me levam à tv.
Beijoooo!
Mas como sempre...
A globo....
Eu queria entender pq não escrevem sinopses assim pra outras emissoras...
Eu realmente não sei o que está por tras das novelas e mini series, adoraria saber como funciona.
Pois é, faltou o site. Mas agora, parece que a enquete foi retirada do ar. Vamos ver qual será a próxima deles.. hehe..
Olha, pelo que percebi somos colegas de profissão. Porém, percebo uma "pequena" diferença entre nós. Vc tem um histórico e tanto hein! Minha nossa! Fiquei até com vergonha dessa minha vida de recém-formada e que não sabe absolutamente nada. Só vi por cima o conteúdo do seu blog, mas voltarei aqui, sempre que possivel p/ apreciar os seus posts.
Estou te adicionando, se quiser, me adicione tbm..
Espero manter contato!
Bjos!
Marcia
Um beijo...
G.
http://sobretudodelona.wordpres.com
*Que bom que curtiu meu Notinhas & Curtinhas. Estou experimentando... Espero que volte mais vezes.
Abraços!!!
Quanto ao que está passando na tv eu não posso dar pitaco nenhum, porque não tenho como acompanhar. rs
Porém, quando vc diz que não havia microondas em 1989, vc está enganado. Já existia sim. Vc se lembra em que ano seu filho nasceu? Pois bem. O micro já estava em nossa cozinha nesta época! rsrsrs (foi inventado na década de 60, e estourou na década de 70!)
bjs, andrea
Estou gostando muito da minissérie,e foi o Dan Stulbach que sugeriu criar a minissérie a Adelaide Amaral após ler o livro.
Pelo menos ele fez algo de bom, mas admito amigo, eu até que gosto dele...rsrs.
Beijos!
Não tenho visto o seriado, mas tenho visto comentários de que está bem legal... apesar de ser produção global, of course!!
beijocas
e fiquei espantada com um jornalista ter ido parar no meu bloguinho tao sem pretensões! rs
achei q fosse adorar essa minissérie, mas nao me prendeu. Ate gosto do Dan, mas sou obrigada a concordar com vc, nao esta dos melhores nesse papel. Acho q falta carismo, na verdade a historia toda.
Parecida demais com muitos filmes q ja vi!
gostei daqui!
beijos!
Fiquei decepcionada pois vivi bem essse periodo politico e social e acho que esta devendo muito a realidade.Quanto as suas observações concordo em gênero,numero e grau.Interpretações plastificadas é o q ue estamos presenciando.Mas uma coisa me emociona: A abertura.Ver aquele menino carregando a bandeira nacional e estrelas derramando pela estrada é pura poesia visual.
*O fundo acho desnecessario.
todos os outros convivas que comentaram a série parecem formar um consenso de que ela é boa porém já com a receita testada antes em outros filmes e séries... e me parece que os reparos feitos à interpretação plastificada de dan stulbach também encontrou eco aqui... muita gente não gostou tb... enfim, mais uma vez , fico grato pela audiência e vou procurar retribuir a visita de todos os "queridos amigos" blogueiros...
Salles McCarlley
Não tinha reparado muito nas "falhas"...mas realmente gostei do contexto, a amizade!
Beijinhos
kkkkkkk
Vamos comer uma pipoca com guaraná, assistindo um filminho?
bjs, da teimosa, andrea
ded's... deixa de ser teimosa! o gui nasceu em 88... não tinha microondas em casa... só veio em 92 quando eu trouxe de manaus... preste atenção ariana!!
beijos
PS. DE MAIS A MAIS MENINAS EU ESTOU DIZENDO QUE O QUE NÃO HAVIA MESMO EM 89 ERA A PIPOCA DE MICROONDAS E NÃO O MICROONDAS... PRESTEM ATENÇÃO MACHOS!!!!
O post sobre a minissérie está ótimo. As opiniões dos seus leitores idem. Agora, ver dois "teimosos" discutindo sobre pipocas e microondas, definitivamente, não tem preço!!!
até eu já estava entrando no site da Yoki para ver quando as malditas pipocas engordativas foram fabricadas!!! rs
Vocês dois me fizeram recordar hoje do desenho "Bob pai, Bob filho", lembram??? (vixe, isso é velho né!).
peixe e "peixinha"...rs
A D O R E I ... rs
beijos para os dois! e boa semana!
K.
Salles McCarlley
k, intrépida...
como vc vê eu e andrea somos farinha do mesmo saco... acho que o frio moscovita está congelando a memória da minha filha...lá na minha ex- casa o irmão dela chegou em março de 88 ...o forno de microondas em dezembro de 92... e assunto encerrado... beijo intrépido e boa semana...
renatinha... gostei de sua visita... volte sempre...
A da pipoca no microondas foi realmente tenebrosa!!! KKKKKKKKKK...
Bjos..