MARCHA PELA PAZ
Uma leitora articulada chamada Paola, que se diz colombiana, tem debatido comigo aqui nesse blog sobre a situação de seu país. Temos posições muito divergentes sobre o que acontece por lá e Paola lembra uma grande marcha que aconteceu na Colômbia recentemente contra as ações violentas das FARC. Ela se esqueceu de dizer que a marcha foi no dia 4 de fevereiro . Ontem nas principais cidades da Colômbia milhares de cidadãos sairam às ruas para protestar agora contra outros grupos armados , sobretudo os paramilitares que vivem à sombra do Estado e sobre os quais a mídia mundial silencia. Ou seja, repito mais uma vez, a situação caótica de segurança interna tem três grandes atores em conflito.A guerrilha, os paramilitares e o Estado. Todos cometendo abusos, todos esquentando o caldeirão pois apesar do governo Uribe alardear que o paramilitarismo em seu país acabou o próprio Salvatore Mancuso, chefão do movimento ( ora detido)admite que enquanto muitos grupos depõe as armas outros tantos se formam. Abaixo uma foto sugestiva do protesto de ontem.
Comentários
mas rapaz, como é bom ficar de camarote nos debates... Se soubesse disso antes... (rssss)
Mas vou arriscar meu pescoço aqui, de novo: se o atual presidente da Colômbia "mudou" de idéia uma vez, como nos reportou, pode muito bem mudar de novo, não?
É por isso mesmo que é bom o regime representativo, sujeito à eleições e à chancela popular. O atual presidente da Venezuela parece ter querido se ver livre dessas "amarras" meses atrás; felizmente não conseguiu.
E, uma pequena divergência: para bater nos paramilitares não creio ser necessário poupar as Farc. Pra mim, tirando algumas óbvias diferenças, são bandidos da mesma "farinha", literalmente.
Claro que a discussão é muito grande pra ser representada em um texto, mas queria te pedir pra escrever um texto explicando em linahs gerais como surgiram as FARCS, o que foram, o que são, seus ideiais, como age o governo, como é essa história do tio sam estar envolvido, etc.
E parabéns pelos textos...