GENTILEZAS
A inscrição tal qual está pintada acima está se multiplicando em progressão geométrica pelas ruas do Rio de Janeiro. Não há um único dia que eu não esbarre com ela em camisetas e pinturas pela cidade. Hoje, saindo de casa , dei de cara com uma camiseta branca com essa inscrição que estava exposta na vitrine de uma videolocadora no Leme. Além de ser de uma candura sintética e de transmitir bons fluídos numa cidade partida como o Rio o tal "Gentileza gera gentileza" me leva há muitos anos atrás quando eu , jovem repórter , me deparei com o autor do bordão o lendário profeta Gentileza, aliás José Datrino de Oliveira que morreu em 1996. José Datrino , o Gentileza, ex- caminhoneiro ( foto acima) vagava pelo interior de Minas Gerais. Aliás, naqueles idos de 1978 ou 79, estava na cidade de Conselheiro Lafaiete onde então meus pais moravam. Eu trabalhava numa revista da editora Abril chamada " O Carreteiro" toda dedicada aos caminhoneiros do Brasil. Ou seja o profeta era sopa no mel . Uma pauta e tanto. Passei um dia inteiro com ele fotogrando sua surreal figura e entendendo sua trajetória de ex-caminhoneiro que passa a ser um pregador de gentilezas e da palavra de Deus. Terminamos o papo num modesto, úmido e soturno quarto de pensão onde ele me mostrou seu impressionante álbum de fotografias que dava conta de suas andanças pelo país afora. Muitos anos depois deixou de peregrinar e se fixou sob um viaduto perto do cemitério do Caju, no Rio. Virou personagem cult e enredo de escola de samba e agora vejo seu bordão espalhado pela cidade, tantos anos depois de meu encontro com ele. Fico feliz que suas boas palavras se propaguem. Afinal " Gentileza gera gentileza" mesmo. E disso estamos mais que precisados.
Comentários
Abraços,
Ana Paula
Temos falta das pequenas e das grandes gentilezas. Gestos que melhoram nossos dias, tão fáceis!
Muito bom passar aqui hoje, eu estava precisando dessa gentileza...
Beijos
vejo com freqüência a frase, inclusive em azulejos, tipo lembrancinha pra presente... acho interessante a mensagem q ela passa, querendo ou não faz a gente refletir.
beijos
beijos
I mean: feliz-clichê!
Beijos, Ricardo!
I mean: feliz-clichê!
Gosto muito daqui, apesar dos comentários (meus) esparsados e comumente rasos.
Beijos, Ricardo!
Eis uma verdade.
abraços...
Acho linda a mensagem, procuro levar a vida assim, sempre procurei. E que seja realmente mais do que apenas palavras e uma imagem que virou cool!
Beijos, querido!
Um beijo
E desculpas por ter me demorado a comentar. Tenho andado um pouco out e além disso meu computador está manuntenção, o que faz da minha vida um delicioso tédio. Preguiça!
Eu e minha irmã estávamos lendo e conversando sobre o Profeta, ela é psicóloga - meio fanática - e ela fez uma análise muito interessante a respeito de seu caráter.
Me deu vontade de escrever sobre, foi uma agradável surpresa tê-lo visitado, acho que me inspirei!
Beijos!
Viva os palhaços, os loucos e o profeta Gentileza.
abraço
Lembro que ele sempre pedia pra na hora em que fôssemos rezar, orar, papear com Deus...não pedir por favor..pedir por gentileza...rsrs.
Ele tinha um olhar impressionante,e sabia chegar direitinho, quebrava barreiras como ninguém...
Que sua mensagem se espalhe muito.
Beijo.
Beijo
beijos
E qdo chego vejo esse post maravilhoso!!
Gentileza todos os dias, repetidas como mantras é o que desejo!!
Gde bjo!
http://oimpressionista.wordpress.com/museu-virtual-gentileza/
Adorei saber que ele virou moda
gentil abraço!