afinação e arte de lidar com pessoas-urubus

1. Urubu baba-ovo : uma praga recorrente não só no serviço público mas também na iniciativa privada. O urubu em questão se aferra ao cargo que ocupa como se aquele cargo e aquele emprego fossem o único do mundo. Ali postos bajulam freneticamente seus superiores imediatos enchendo-os de elogios e mesuras. Confundem amizade com trabalho e sempre querem estar ao redor dos superiores insinuando intimidade. Adoram abordar os chefes fora do expediente pra bajular mais um pouco e prometer soluções miraculosas onde só é necessário o bom senso. Em tempo : tome cuidado porque esse urubu morde. Num dia o chefe pode ser o maior Einstein do mundo mas se contrariar o urubu ele vai morder e passará a achar o chefe apenas "um lixo", um pavão, um privilegiado, um apadrinhado.
2. Urubu bandeira : está sempre querendo saber pra onde você vai, com quem vai. O que você fez ou o que você fará. Enxerga sempre as possibilidades e saídas mais catastróficas pois se suas urubuzentas previsões se confirmam ele só tem a dizer : “ eu não te falei, eu não disse que isso não ia dar certo ?”. Ele dá a maior bandeira de sua negatividade e inveja por isso é muito fácil de ser identificado a olho nu.
3. Urubu rêmora : rêmora é aquele peixinho que vive grudado no tubarão se alimentado dos restos que ele deixa ou mesmo dos parasitas que estão nas suas costas. O urubu rêmora também pode ser chamado de assessor político. Gruda ferozmente nas costas do parasitão e vive feliz como parasitinha. Conheci um exemplar fêmea dessa raça que anda ultimamente protestando contra a perda de seu cargo de diretora do Senado por ter ajudado seu tubarão em campanha política quando ainda era diretora da desacreditada e combalida casa parlamentar. O urubu rêmora pode,como no caso dessa assessora, ter orelhas imensas fruto de disfunção genética e do condenável hábito de espichar os ouvidos para ouvir conversa alheia.
Comentários
São estagnados.
Esses urubus servem de empecilhos para os ensinamentos de quem quer aprender com a vida.
Precisam ser ultrapassados. Pelo menos pra isso eles servem: serem superados para engrandecerem aqueles que os ultrapassaram.
Abs, Ricardo! E obrigado!
Em seus vôos até tentam chegar perto... mas... sou praticamente blindada!!! rs
beijo procê
abraço
Mas olha lá, que eu faço parte de um blog que se chama ProzacCafé mas nunca tomei uma fluoxetina de verdade, viu? (...risos!).
E, como eu sempre gosto de postar música prá "ilustrar" as postagens, sugiro que na próxima sobre urubus (sim, porque vai ter próxima, claro!) você coloque o Gil cantando "Pessoa Nefasta", é bem adequado nénão?