UMA REVISTA DE BRASIL NA TV BRASIL

Os repórteres Humberto Borges, Chris Araripe e Mariana Monteiro
O programa chama "Revista Brasil" mas na verdade é uma revista de Brasil na medida em que, a grosso modo,trata de temas e questões referentes a cultura, comportamento e questões sociais. Temas para lá de abrangentes, desafios para lá de gigantescos para se fazer uma revista dominical de uma hora de duração com três temas e finalizada de maneira minimamente original , fora da mesmice corrente nas linguagens jornalisticas televisivas. O programa vai ao ar todos os domingos das 17 às 18 hs na TV BRASIL e cabe ao telespectador julgar se temos ou não cumprido nossos objetivos.Na minha avaliação sim mas eu sou o suspeito número 1 para falar no assunto visto que formatei o desenho final do programa e o supervisiono. Na verdade se falo aqui de mim e do programa é pra repartir com meus amáveis leitores a alegria de ter assistido a um belíssimo programa que foi ao ar no último domingo que tinha como temas Moda, Feiras, Infância e Samba do Trabalhador.

Tudo tratado de maneira ágil com roteiro enxuto e edição e sonorização competente. Em que programa afinal você poderá saber que na Cidade de Deus tem uma escola de moda chamada Lente dos Sonhos ? Conhecer feiras livres de Copacabana, Laranjeiras, a feira nordestina de São Cristovão ou a oriental do bairro da Liberdade em São Paulo ? E tudo ao mesmo tempo agora ? Isso sem falar de uma feira de carros usados no Rio, o projeto "Gol de Letra" na sua sede carioca e o maravilhoso projeto "Samba do Trabalhador" ( que tem a frente o craque Moacyr Luz) em pleno Clube Renascença no Andaraí.De quebra você ganha a poética crônica televisiva do Humberto Borges, conhece uma garotinha incrivel que mantem um blog com historinhas originais e passeia pelas ruas do Rio ( e às vezes São Paulo e outros estados) conduzido pelas mãos das repórteres Mariana Monteiro, Chris Araripe e Fernanda de David. Ah, estou puxando muita sardinha para a minha brasa mas é que todos os aqui citados ( mais a apresentadora Luiza Sarmento , a editora- executiva Sonia Nunes, a produtora - executiva Fabianna Amorim e todos os demais. Cliquem aqui. ) sabem o quanto fui econòmico nos elogios até pouco tempo atrás e tão pródigo em criticas até achar que todos tinhamos encontrado nosso tom. Com altos e baixos esse tom está no ar. E, com o perdão do clichê, tenho orgulho dessa equipe que vencendo tantas dificuldades técnicas e operacionais tem mantido um programa de Brasil da maior dignidade. Faz pouco mais de um ano que temos esse formato e nesse período tivemos alguns ajustes, nenhum deles traumático. Sou grato aos que pelo programa passaram , ajudaram na sua consolidação, mas não ficaram. Tudo na vida são ajustes. As vezes ajustamos, as vezes somos ajustados mas jamais minha avaliação dos profissionais foi pessoal e sim profissional. Sucede que principalmente em cargos de comando é preciso ter a frente espíritos agregadores, positivos, otimistas e nao anacrônicos. Em tv hoje em dia ninguém inventa a roda mas se recriam velhos traçados. Pela resposta dos telespectadores, pela equipe que trabalha com bom astral e por todo esse grupo que mantém o programa de pé queria aqui render minha homenagem a essa equipe. E recomendar que vocês assistam ao nosso "Revista Brasil" da tão falada TV Brasil que como já lembrou a Helena Chagas (diretora de jornalismo dessa tv) em artigo no Estadão é uma tv muito criticada por aqueles que não a assistem. Posso lhes garantir que a equipe do Revista Brasil e vários outros programas da casa (tanto da área de jornalismo como da de produção onde estou inserido) está tentando é fazer televisão. Nos dêem pelo menos o benefício da dúvida antes de sair atirando.
Comentários
Abraços
Vim agradecer e retribuir a sua visita...
Eu quase não vejo TV, mas vou anotar a sua dica para assistir a esse programa Revista Brasil e também a dica do post anterior (que adorei a leitura) e o próximo livro que vou comprar para ler é o de André Gorz “Carta a D. História de um amor”.
A própoito o poema que você gentilmente elogiou é meu sim e se já tinha ficado feliz por demais com o elogio, depois de ler o seu curriculum, fiquei hiper feliz...e mais uma vez agradeço.
Um abraço e gostei muito do seu blog e de tudo que li aqui.
No sentido de caramba.
Você é a corda,
Nós somos a caçamba.
Obrigado geral!
Ainda não tive oportunidade de assistir. Com certeza assistirei esta semana. A TV BRASIL é minha parceira desde o tempo do X TUDO onde curtia com meu filhote, lembro que ele bebê e eu babando esperando CASTELO RA TI BUM. Amavaaaa. hoje acompanho a qualidade do SEM CENSURA E TODAprogramação.
APAREÇA RICARDO...