COLOMBIANOS, O DOCUMENTÁRIO...
Como podem ter notado alguns prezados leitores um dos marcadores desse blog chama-se Colômbia . E não por acaso. Não foi pelo simples fato de eu ter me envolvido com o país de 2001 a 2007, indo lá inúmeras vezes para realização de um demorado documentário, que eu coloquei o marcador. Eu o criei porque me apaixonei de fato pelo país. Uma nação de paradoxos, contradições, alegrias, confusões, violência e poesia . Lugar comum ou não entende-se mais Garcia Marquéz depois de se conhecer bem a Colômbia. O escritor só poderia ser possível num país como esse, como o dele.
Depois de tantos anos indo e vindo posso dizer sem parecer presunçoso que a mídia brasileira não sabe absolutamente nada sobre a Colômbia . E o que nos passa é balela, falácia quando não mentiras absurdas. Já disse inúmeras vezes que o principal erro de nossa mídia é transformar o conflito da Colômbia numa guerra maniqueista. De um lado os bonzinhos do governo e o aparato bélico americano e do outro os vilões sanguinolentos e traficantes das Farc. Pois posso lhes garantir que não é assim. O conflito colombiano tem razões antigas e fecundas que começam ( há consenso entre historiadores sobre isso ) em 9 de abril de 1948 quando eclodiu na capital do país o histórico Bogotazo .
Querem saber o que é o Bogotazo e muito mais ? Pois então assistam aos seis capítulos desse documentário que finalmente resolvi disponibilizar na internet depois de frustradíssimas tentativas de resgata-lo (suas fitas brutas) das malhas da burocracia estatal que acabou por produzir e veicular ( mal ) o resultado final do que vocês vão assistir. Essa versão ,lançada de maneira açodada por um presidente incauto que passou pela Tv Cultura, foi ao ar em agosto de 2007. Teve uma ou duas reprises e depois passou em 2008 na Tv Brasil. A burocracia estatal acabou por tornar infrutíferas todas as minhas tentativas de transformar esse material num doc pra cinema como era de interesse de diversos produtores internacionais de cinema e de canais privados. Mas a pequenez, a mesquinharia, o individualismo , a cegueira de poder inviabilizaram tudo. Não vou perder mais tempo lamentando isso. Deixo o que pude fazer para o julgamento de vocês. Não era a versão que eu queria mas foi a possível. Ficou com um formato careta com passagens e offs concebidos a pedido da velha diretoria da Tv Cultura . Mas diria que ficou careta porém honesto.
No tempo todo que usei o marcador “Colômbia” escrevi sobre o país e até passei adiante a longa reportagem que fiz para a Rolling Stone em 2006. Mas pouco falei do documentário em si. Nem sei se após passado tanto tempo isso tem relevância. A relevância que tem é que com ele pude ao menos dar minha visão do país. Tentando ser o mais abrangente possível. Nunca imparcial. Porque a imparcialidade no jornalismo foi um conceito inventado por idiotas e hipócritas. Não existe imparcialidade. O que existe é a tentativa ( honesta ou não) de buscar a verdade.
Comentários
Seu documentário é uma preciosidade, incrivel q vc tenha conseguido entrevistar todos esses personagens tao cruciais para entender o conflito.
Passou algum tempo...Raul Reyes, Mono Jojoy e Marualanda morreram, Mancuso foi pros EUA, Ingrid Betancourt foi liberada, Uribe deixou o poder, Piedad Cordoba foi cassada.. tanta coisa passou nesses poucos anos e parece que nada mudou. Continua super atual
Vou recomendar para meus amigos e publicar no meu blog, q é sobre america latina.. sera q vc nao teria o video inteiro para por em um site como o VIMEO? porque ai daria pra ver direto sem cortes...
parabéns pelo otimo trabalho, espero te encontrar em alguns anos na Colombia quando estejamos como jornalistas cobrindo a desmobilizaçao definitiva das guerrilhas e um passo definitivo para a paz no país mais alegre de latinoamérica.
Um abraço,
Vitor Taveira
www.soylocoporti.com