os perigos da BR-040
Uma coisa é você ouvir dizer. Outra é constatar ao vivo. A Br-040 justo os 90 kms do trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete consiste em uma das estradas mais perigosas desse país. Não bastasse essa constatação é também o trecho percorrido com muita frequência pela minha família e muitos amigos e conhecidos queridos tanto em Lafaiete como em BH.
Nessas festas de final de ano , usando o trecho com frequência, constatei seus horrores que vão de curvas acentuadas a centenas de buracos sem falar da nefasta falta de sinalização e da imensa malta de caminhoneiros irresponsáveis que dirigem em alta velocidade caminhões de minério pressionando motoristas menos experientes inclusive na pista da direita. A boçalidade ao volante, as ultrapassagens irresponsáveis e as péssimas condições da estrada são inadmissíveis visto que a Br-040 liga a terceira capital do país ( BH) à segunda que é o Rio de Janeiro. Isso sem falar que é vital foco de escoamento da economia mineira com o minério de toda aquela região de Lafaiete, Itabirito, Congonhas do Campo, a cidade histórica destruída pela predação mineradora.
Soube pelo meu cunhado que existem movimentos organizados ( em Lafaiete e região) que se organizam para pressionar o governo federal a dar um basta nesse escândalo mas parece que a presidente Dilma fugiu do último encontro sob aquele velho pretexto de apertada agenda presidencial. A Br-040 como está é uma vergonha. Conheço-a há três décadas e nunca a vi tão maltratada. Sequer a solução fácil que os governos costumam dar que é entregar suas estradas à iniciativa privada foi adotada. A medida não seria garantia de que o problema fosse resolvido além da cobrança imediata de pedágios extorsivos. Mas ao menos traria esperanças aqueles que amedrontados tem que passar nessa estrada matadora todos os dias. Surpresas como a foto acima (deslizamento na região de Itabirito) são comuns. Apenas mais uma no cotidiano perigoso de uma das estradas mais perigosas do país. Com o verão e as chuvas os perigos aumentam . E as autoridades observam sem nada fazer. Existem até um site bem razoável que monitora a Br-040 que não imagino quem seja o patrocinador. Remedia os perigos. Mas não os resolve. Clique aqui pra conhecer.
Comentários
Lendo o texto, estive pensando numa busca que estive fazendo nos meses passados para encontrar um colunista para o site, na verdade, uma equipe de colunistas. Para minha surpresa, ao final do texto, você citou o site.
Bom, sou pessoa física, atualmente desempregado, e mantenho o site ( www.br040.com.br )sem patrocínio nenhum, nem ligação com nenhum órgão público ou privado.
Tento fazer o máximo possível para colaborar, mas não é muito fácil, devido à extensão da BR e dificuldades financeiras. De qualquer forma, lhe agradeço pela indicação.
Se você tiver interesse e autorizar, seria bacana adicionar seu texto lá no site.
Mais uma vez obrigado e parabéns pelo texto.
Abraços,
João Paulo
Ricardo