Tudo de bom o Chico Anysio
O imortal professor Raimundo de Chico Anysio |
Nem sei porque me pego agora a falar de Chico Anysio. Talvez porque acompanhe esse embate dele com a morte e pense que o humor no Brasil e na televisão são uma chatice sem ele. Talvez porque reflita sobre o rancor, a inconformidade, o talento desprezado. Chico tem passado os últimos anos a reclamar que estava no estaleiro. A não entender os novos tempos e a não ser entendido . É dos grandes artistas brasileiros e dos nossos maiores atores muito embora quando listemos os craques da área nos esqueçamos dele. Há alguns anos o diretor Daniel Filho numa entrevista respondeu sem titubear que a melhor atriz do Brasil era Fernanda Montenegro e que o maior era Chico Anysio.
Como diz meu amigo Dagomir Marquezi o Chico não interpreta. Ele incorpora personagens. Basta lembrar as diferenças em nuances vocais e visuais de tipos como o Tavares ou a Salomé gaúcha. O professor Raimundo ou o canastrão Roberval Taylor.Único, inigualável.
Há alguns anos (2005 ou 2004, não me recordo) passei um dia com Chico em sua casa na Barra da Tijuca para gravar um programa sobre literatura e humor.Quando cheguei conversava com dois homens sobre compra de cavalos. Quando os sujeitos saíram me vi diante de um criador angustiado, soturno , amargurado mas muito cordial que me respondeu a tudo que eu perguntava sem a menor má vontade.Senti ele muito solitário na casa enorme com um elevador de vidro na lateral da fachada. Sem ocupação na Globo naquele momento se ressentia por ser chamado apenas para pequenas participações especiais.Ganhava um bom salário mas queria trabalhar. Apenas isso.
Para passar seu tempo,apesar dos chinelos e do ar prostrado, Chico se debruçava então na escrita de uma telenovela que iria propor pra um canal latino de Miami.Me mostrou algumas cenas, contou o enredo que me parecia bom para uma telelágrima.Vi depois que o projeto não foi adiante assim como tantos outros nos quais se enfiou.
Compreendo a dor de Chico Anysio que foi aos píncaros da glória e que aos poucos foi relegado ao quinto plano.Não faço julgamento dele nem de quem o boicotou. Só constato nessa manhã chuvosa de sábado que é bem triste ver Chico ir e vir de hospitais, como numa metáfora de sua vida artística. Indo e vindo em busca do sucesso e reconhecimento que dele nunca deveriam se apartar. E , enquanto isso, como no bordão do professor Raimundo "o salário...uóoooooo"...
Comentários
Poderia fazer o comentário lá no FB, muito mais fácil. Mas o blog merece pela resistência. Um suporte tão novo e já meio ultrapassado. Agora vemos como um blog é discreto e solitário como o ato de escrever. Merece esse crédito. Só podia ter um nome menos idiota, blog !
E, voltando ao Chico Anysio, seus personagens estão diariamente no canal Viva, uma boa coisa da televisão.
A televisão tem coisas muito boas. Pena que sejam só uns 10 %.