CAETANO , tropicália e Moise

 

Caetano Veloso bem observou hoje que a barraca de praia  onde massacraram o congolês  Moïse Mujenyi Kabagambe tem o nome de "Tropicália", nome inventado por Hélio Oiticica e que batiza também uma de suas mais fecundas canções que de certa forma explica o Tropicalismo. Caetano diz que chorou - com motivo - por isso o que aprofundaria para ele "a dor de constatar que um refugiado da violência encontra violência no Brasil. Para mim e certamente para Gilberto Gil, Capinam, RITA LEE, Tom Zé, Sérgio Dias, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Julio Medaglia, Manuel Barenbein... E fere a memória de Rogério Duprat, Torquato Neto, Nara Leão, Guilherme Araújo. Sobretudo a de Hélio Oiticica, que criou o termo. Tenho certeza de que a família Oiticica está comigo nessa amarga revolta. O Brasil não pode ser o que há de mesquinho e desumano em sua formação".

O cerne da questão talvez seja esse. O Brasil não pode seguir nessa escalada de barbárie e mesquinhez normatizada por um governo fascista e genocida. Já ultrapassamos há muito o limite da civilidade e a essa altura só uma punição eficaz contra os criminosos nos daria um minimo de senso de justiça. Mas seria isso sonhar demais hoje em dia? Detalhe : o crime foi selvagem e perpetrado porque Moise cobrava por dois dias de trabalho.Isso me indigna especialmente. Filho de peão de fábrica sempre achei quem não paga pelo trabalho pústulas termiais.Você vende o suor do seu rosto e não recebe?isso explica o meu nojo eterno ao Cangaciro.Mas o mote não sou eu e nem o coroné e sim a triste morte do Moise que fez Caetano chorar. Até quando suportaremos tanta iniquidade ?

#CaetanoVeloso #JusticaPorMoise

Comentários

Postagens mais visitadas