FRANGO COM POLENTA

 

FRANGO COM POLENTA

 

        Ele fazia esforço para que ao menos uma vez por  mês pudesse levar  a família – mulher, um filho e duas filhas- ao frango com polenta na rota do frango com polenta , bairro Demarchi , São Bernardo do Campo.

        A decadência suprema seria o dia em que não pudesse proporcionar essa alegria gastronômica mensal à sua família. Mesmo com a correria das crianças entre as mesas, o cheiro de fritura de frango – a passarinho-  e de polenta empesteando todo o imenso salão, a cascata de sobremesas caríssimas, os balões de gás vermelhos espalhados por toda parte e mais uma orquestra capenga tocando “Besame Mucho” . Apesar de tudo e muito mais a rota do frango com polenta era pura alegria e sinal de relativa prosperidade.

        Ele e a família visitaram todos os restaurantes da rota . Do Florestal ao São Judas, passando sempre pelo preferido que era o São Francisco. Tinha que saber chegar no horário mais adequado a esses Maracanãs da polenta, em um horário que não fosse nem tão cedo e nem tão tarde. Tudo era uma questão de treinamento e ele estava treinado para tal mister.

        Complicado só era mesmo em domingos onde famílias numerosas e ruidosas resolviam fazer festas de aniversário com direito a pedir as musicas de sua preferência para a orquestra mambembe e improvisada. Era gente demais para gosto de menos. Mas , todos refestelados após a fausta refeição, isso se tornava um detalhe pequeno. Ameno como  o risoto de miúdos que era servido com molho vermelho junto à polenta frita.

        O tempo às vezes nublava depois do almoço dominical. Uma cerração que vinha da serra do Mar e esfriava todo o entorno. Por isso muitas vezes e muitos anos depois as lembranças não são tão claras.

A imagem do pai troncudinho e baixinho se esvaiu, a mãe com bronquite agora não se sabe se respirava com dificuldade. O filho foi parar na “Oropa”, a filha em Franca e a outra na Bahia vendo o mar fazer lambança em Imbassahy.

        Os anos passaram como se fossem séculos, os carros não são mais Aero Willys, Rurais, Gordinis, Galaxies ou fuscas. Todo aquele entorno que durou tanto tempo veio do pó e ao pó voltou e a rota do frango com polenta definitivamente se acabou.

 

Ricardo Soares, 30 de julho de 2024

 

 

 

 

Comentários

Muito bom! As recordações sempre ficam para nos alegrar e enfrentar o futuro.
Ricardo Soares disse…
exatamente...hj eu escrevi uma derivação disso no blog...precisamos parar de achar que falar do passado é um treco ruim...grato por seu comentário

Postagens mais visitadas