SOB O SOL DA "TOSCAINA"


Desculpem o lugar comum mas às vezes é preciso jogar um tiquinho de luz óbvia sob a fumaça. Luz sobre e sob a fumaça é a amizade , ainda mais quando repartida entre pessoas que comungam senão de idéias ao menos de ideais muito parecidos. Tenho um grupo caudaloso de amigos que se reúne sob uma sigla enigmática num grupo de discussão na internet. Esse grupo leva o nome de CEM. Parte dele se reúne vez ou outra num paraíso que fica no alto da Serra da Bocaína, entre São Paulo e o Rio. É na fazenda Flora Mariana de propriedade de minhas queridas amigas Claudia e Tania Celidônio.
As "Celidônio sisters" repartem o pedaço de paraíso que herdaram do pai Renato com amigos . Tenho o privilégio de ser um deles. Nesse último fim de semana parte de nós nos reunimos ali para brindar e rir das poucas e boas coisas da vida. Se compartilho momento tão íntimo é por acreditar que essa cumplicidade de amigos almoçando sob o sol da Bocaína ( lembra bem o filme Sob o Sol da Toscana de Audrey Wells com Diane Lane) na verdade possa contagiar os amáveis leitores desse blog. E tasco aqui um "Toscaína" tosco em homenagem aos meus leitores, aos meus amigos eaos que amam a Bocaína e a defendem dos predadores. Em breve a Tania me prometeu maiores detalhes sobre a Associação que eles estão criando pra defesa daquela serra única que abriga inclusive o Parque Nacional da Serra da Bocaina - PNSB - que foi criado pelo Decreto Federal n. 68.172, de 4 de março de 1971, e hoje tem área de 104.000 ha.

Comentários

Anônimo disse…
Ricardo... eu não conheço seus amigos mas me identifico com eles e com vc. Cheguei ao seu blog por acaso e por acaso descobri que conhecia seu trabalho na televisão, especialmente uns programas sobre livros. Estou longe da Bocaína e da Toscana mas acho que tudo se reúne em nome das boas coisas da vida... sucesso a vc e a todos os seus amigos, sempre...
Tania Celidonio disse…
Hello! Como uma das Celidonio's Sisters quero deixar aqui o meu beijo para o Ric e para as pessoas que, como nós, acreditam que o afeto, a amizade e a cumplicidade são uma parte fundamental desta nossa vida tênue e passageira.
Adoro reunir os amigos na Serra da Bocaina e garanto que foi lá que consegui fortalecer e consolidar relações afetivas que me acompanham há mais de 30 anos.
Sim, somos coroas, minha gente, e por isso mesmo, creio, acreditamos cada vez mais neste elixir poderoso que é a amizade.
Já temos uma associação constituída, BOCAINA VIVA, cujo presidente é o Zé Milton, dono de uma pousada (Floresta) que fica pertinho da gente, no alto da serra e a 1 km da entrada do Parque Nacional da Bocaina.
Escrevi muito. Mas o tema "amizade na Bocaina" é bom demais.
Se quiserem ver mais fotos e imagens da Bocaina entrem no site do Jura. O link está aqui no blog do Ricardo. Um beijo para todos.
É sempre bom poder curtir momentos com os amigos... E pela foto, a fazenda e a Serra são lindas, cheia do verde maravilhoso!!!
Bjos...
Anônimo disse…
Essa foto é muito boa
Conta bem a situação
Nessa serra eu subi
E ganhei um amigão
Passa boi, a chuva passa
Cozinhamos o feijão
Quanto mais o tempo passa
Gosto mais do Ricardão
Ricardo Soares disse…
Falando de Bocaina ...a resposta e o afeto é coletivo aqui ... com amigos como esses ( Tania e Marcelo) que deixam mensagens como essa no meu blog só posso me considerar um bem aquinhoado pelo destino... Tania, somos coroas sim e espero que os mais jovenzitos tb saquem que poderoso elixir é a amizade... Marcelão!!! vc é um novo velho amigo e sua quadrinha é bem pimpona...

Carolina , querida... fico feliz que tenha curtido o astral que passa pela foto...vc tb é muito especial...

quanto ao anônimo que me escreve sobre meus amigos : que bom que vc se identifica com eles e comigo... somos gente do bem , apesar dos defeitinhos de fabricação...
Unknown disse…
Com toda a certeza, amizades nos renovam sempre!Uma pessoa desprovida de amigos não sabe o que é viver...

Tenho curtido muito seus "desabafos" por aqui meu amado Tio!

Bjs!
GUGA ALAYON disse…
E aí, ricardo!
Vim conhecer o pedaço.
E gostei.
Tanto qto gosto da Bocaina e São José do Barreiro.
Me identifiquei demais com seu perfil, principalmente dos filmes(diretores) e livros(autores).
Gostos idênticos.
abração

Postagens mais visitadas