quem tem medo de michael moore???


Tania Celidônio, querida amiga, jornalista e cinéfila é o nome da sala de cinema desse blog. Justo então que turbine o assunto com seus comentários sobre a sétima arte em geral e o festival do cinema do Rio em particular. Tania anda "sapeando" o que acontece por lá . Vamos ao relato dela... o comentário que ela fez no post do Querô virou post nesse sábado... com muita honra pra o titular desse blog!

Ric, já que vamos falar de cinema então vamos começar com um atração específica aqui do Festival do Rio: FABRICANDO A DISCÓRDIA, um documentário canadense que desconstrói o Michael Moore enquanto queridinho da América. Mostra, com imagens e depoimentos, como o rapaz e sua equipe podem ser muiiiito autoritários! Interessante ouvir as pessoas que já foram muito próximas do Moore dizerem que ele tem alguns distúrbios de personalidade. Ou o próprio negar que aquelas pessoas já foram muiiito amigas dele. O documentário é bem editado e no final a gente sai com uma pulga enorme atrás da orelha: o que não se faz por um punhado de milhões de dólares, hein?
Tania Celidônio

Comentários

SM disse…
Esse Michael Moore é só mais um entre tantos oportunistas que estão sempre à espera de um bom furo de reportagem. O que ele faz não tem nada de meritoso, muito menos de inédito...
mara* disse…
Pelo que vi em "Tiros em Columbine", "Fahrenheit 11 de Setembro" e "Sicko" (um dos melhores documentários da década), ele faz questionamentos a respeito dos "esteites" de forma simples e óbvia. Quem tem medo de Michael? As irritadas autoridades republicanas que se ocupam em preservar o 'american way of life'. Beijão.
Elise Machado disse…
Ricardo, sempre tive MUITO medo de Michael Moore. Vejo os filmes dele desde a época de "Roger e eu", mas sempre desconfiei da parcialidade dele.
E, putz, se esse cara resolvesse me entrevistar, eu suaria frio. Gosto do que ele faz, mas cheia de ressalvas.
Vivien Morgato : disse…
Eu acho que podems obseva-lo através da ótica do meio termo. Implico um pouco com os extremos...ou o cara é genial ou é um pilantra? Acho que podemos explorar os quilometros que existem entre esses dois pólos.
Beijos e obrigada pela visita, eu voltarei aqui, com certeza.
Tania Celidonio disse…
Hoje vi dois filmes que me deixaram perplexa: SILENCIOSA LUZ, que ganhou o prêmio do juri em Cannes este ano e HUMILHAÇÃO, uma produção japonesa de 2005.
Os dois são filmes em que o desespero humano é mostrado e contado quase que contemplativamente. No primeiro filme (diretor mexicano e produção mexicana, francesa e holandesa), um homem que vive numa comunidade de menonitas no norte do México (uma seita de anabatistas fundada no século 16) se apaixona por uma outra mulher que não é a sua. A luz, no filme, é um personagem. O som da natureza.....outro personagem. O silêncio entre as pessoas é algo quase insuportável. E quando você acha que não vai mais aguentar alguém fala uma frase tipo definitiva, saca? O final é supreendente.

Do outro filme, HUMILHAÇÃO, saí embasbacada. Confesso que acho fascinante as diferenças entre as mais variadas culturas existentes neste nosso planeta. Mas no Japão o bicho realmente pega. Uma jovem que trabalhou como voluntária de causas humanistas no conflito do Oriente Médio e que chegou a ser refém de alguma fação em Amã, na Jordânia, volta para o Japão e é simplesmente execrada pelos habitantes da pequena cidade onde mora com seus pais. Até o namorado a culpa e a acusa de egoísmo por ter abandonado o país em vez de ficar e cuidar da cidade onde nasceu!!! Ela perde o emprego de arrumadeira num hotel, o pai é praticamente obrigado a se demitir por conta desse "deslize vergonhoso" da filha e a vida da família se transforma num inferno.O filme é baseado em fatos reais - não vou contar mais para não ser desmancha prazer - e eu queria muito entender por que uma comunidade inteira se volta contra uma jovem de vinte e poucos anos que resolve passar pela experiência fundamental de levar a sua solidariedade e o seu trabalho para um canto do mundo onde o sofrimento e a perda são cotidianos. Será que alguém pode me explicar?

Postagens mais visitadas