MEU PAÍS

Meu país cruzou o oceano e desembocou em outros países formando uma rede de outros povos que no fundo buscam a paz.
Meu país domou os ventos frios e as secas longas e dá bonança e rios plácidos a aqueles que preservam as suas margens. Meu país achou o rumo e investiu na educação formando pessoas e não consumidores. Meu país amanhece com sol mesmo nos dias que depois tornam-se nublados com as águas turvas e os medos de se ferir uma constituição.
Meu país tem um hino que é cantado por seu povo não para glorificar mortes e batalhas passadas mas para celebrar um futuro onde todos digam adeus às armas. Meu país tem estradas longas e as vicinais , enormes lagos e seus afluentes e a gente que o habita quer se dar bem contanto que o vizinho do lado também esteja bem.
Meu país olha bem suas crianças e vela pelo sono dos seus velhos, preserva suas árvores, seus cães e estende a mão à natureza tirando dela apenas o suficiente para a sobrevivência. Meu país ouve mais que fala. Fala quando vê e vê muito além do que momentaneamente lhe interessa. Meu país não tem ricos ou pobres mas todos estão na mesma linha de decência vivendo com conforto pra além de mera sobrevivência. No meu país não se ostenta mas se sustenta quem já não pode andar pelas próprias pernas. Meu país não vai pela esquerda nem pela direita pois aqui ideologia é apenas sinônimo de ter idéias e o centro o meio de uma história.
Meu país não quer tomar ou ter os países vizinhos mas dividir com eles o produto de suas safras. Dando e recebendo sem mais trocos e trocas embutidas . Meu país acima de tudo não curou todas as suas feridas mas sabe onde buscar os ungüentos . Cultiva a paciência, a não –violência, a tolerância. Meu país não existe de fato no terreno físico mas está dentro de mim , dentro de vós , dentro de todos aqueles que tem a boa vontade de desatar tantos e tantos nós. Meu país não está a sós , na verdade é um turbilhão daqueles que existem bem no fundo do coração. Só que poucos de nós sabemos, poucos de nós o fazemos mas no fundo todos nós o intuímos e o queremos.

Ricardo Soares, 17 de outubro de 2007

Comentários

Anônimo disse…
Como acho que todos nós temos direito aos sonhos....
Acordar com seu "meu país" como alocução (real) do nosso presidente (onde está ele no momento mesmo?rs) seria o máximo!!!
bjo

Ei, nem em dia de "grande" jogo vc pára de produzir??? rs
Marrie disse…
Toda ação parte de um pensar....... já é um começo!

Bom, vim agradecer a visitinha aos meus "segredos" bem como o elogio q fizestes ao meu comentário. Que bom q identificasse algo comum nele! (rs) A resposta deixei por lá mesmo. Dá uma passadela p/espiar, ok?
bjs e boa noite pra ti tbém

PS: Tbém comentei o post "A revolta de Luciano Huck".
mara* disse…
Vivencio os teus textos, experimento as sensações. No ‘Do lado de dentro da muralha’ senti todos os sabores, todos os cheiros, e a incômoda sensação de uma mãe, que durante uma vida, renuncia a tudo, até que a maravilhosa criança se transforma num perdedor. Vivenciei o seu país como sendo o meu país, indelével sensação de flutuar sobre rios, mares, montanhas e cachoeiras, a alma aliviada do fardo da ignorância humana e ter de volta o espírito indomável daquela jovem apaixonada que um dia teve a alegria selvagem de querer transformar o mundo. Um mundo imaginário como o mundo imaginado pelo ex-beatle, um mundo onde não há religiões, países, posses, ganância e fome. Mesmo nada sabendo sobre ‘Utopia’ e as teorias anarquistas, idealizar uma sociedade perfeita e justa é uma idéia comum a todos. A todos?

É sempre um prazer flutuar por aqui. Beijão
Anônimo disse…
Ricardo

Parabéns pelo texto perfeito!!

Bem articulado, palavras certas nas horas certas!

fantástico!
Ainda bem que conheci vc par ler coisa maravilhosas!!!

elisabete cunha

obrigada pelo voto amor!
deboraHLee disse…
Nossa,que bonito!

Este aí é o o meu país também.
Minha camada escolhida nas tantas das tantas matrix.
Feliz em saber que somos compatriotas.
;o)

beijo.
anna disse…
tô renovando o passaporte e indo pr'aí.
Vee disse…
Uma cosmovisão bem dosada. Parabéns sim.

Beijos

Postagens mais visitadas