PREVIDÊNCIA PARA INGLÊS VER

O que a nossa previdência tem a ver com a injustiça social do Brasil ? Muitíssimo como prova o esclarecedor livro de Brian Nicholson, um jornalista inglês -que por sorte é meu amigo - que realizou um trabalho de fôlego sobre um tema que nenhum colega brasileiro fez. Com acuidade, empenho, dedicação , precisão e sobretudo correção Brian desvenda os meandros do sistema injusto que penaliza muitos e beneficia alguns poucos e vai além : propõe uma Nova Previdência, igual pra todo mundo. Uma previdência que reduza o abismo entre ricos e pobres. Coisa que o governo Lula deveria no minimo ter se empenhado em começar a fazer. Mas como diz George Bernard Shaw já podíamos ter o socialismo, se não fosse pelos socialistas. Entre os anglo -saxões Shaw e Nicholson revolvem-se as mazelas de nossa previdência em um livro que poderia ser árido não fosse o texto sempre elegante e claro de nosso Brian. Como se dizia antigamente : eu recomendo vivamente ! E para quem deseja saber mais sobre o assunto mergulhem no site e no blog que conduz às discussões em torno do livro.Clique aqui . Vocês podem ter perdido o lançamento do livro do qual eu acabei de voltar mas não percam a leitura dele que faz com que a gente compreenda um pouco mais uma das grandes mazelas de nosso grande país.Vistas com muita clareza pelo meu amigo inglês.

Comentários

mara* disse…
É um assunto preocupante e a reforma é inevitável e parece que não apenas aqui no Brasil, a expectativa de vida tem crescido em todos os lugares. Até Bush, a anta-mor, se preocupa, e olha, que os benefícios da previdência americana não são tão 'generosos' como os nossos, e pasme, para ele o sistema chileno é o ideal para a reforma da previdência nos EUA. Aliás, vou dar um pulo no blog do Brian, pra perguntar a ele sobre o Chile, essa fonte de inspiração.

Beijão.
Tania Celidonio disse…
Grande livro o do nosso Brian Nicholson. Um inglês com jeitinho brasileiro que está tão adaptado ao nossa way of life que já bebe cerveja estupidamente gelada. O livro questiona os privilégios das classes mais favorecidas e acho que, no fundo, Brian considera que são esses privilégios - absurdos - que nos mantêm, ainda, a léguas de distância do chamado primeiro mundo. Confesso que ainda não terminei a leitura. Mas saboreio um pouquinho todos os dias.
Espero que na próxima edição a Geração Editorial passe um pente fino na revisão! Parabéns,Nicholson. Que venha o próximo livro!
Marrie disse…
Olá.........
Hoje estou passando p/te convidar a ler um texto q escrevi lá nos meus "segredos". Algo sobre a cumplicidade no casamento. É um pouco extenso mas creio q vale a pena. Espero q gostes!
bjs e até breve
Brian disse…
Mara - ver a minha resposta no Blog Da Previdência Injusta - http://www.previdenciainjusta.com.br/blog/
Abs
Brian

Tania - os privilégios da previdência certamente não são o único culpado para a manutenção da vergonhosa desigualdade brasileira. Mas também, têm parte da responsabilidade. E o pior é que o país vem usando dezenas de bilhões de reais de dinheiro público para manter os privilégios, em vez de gastar melhor na educação fundamental, etc.
Beijo grande (estilo inglês, é claro)
Brian

Ricardo - muito legal a divulgação do lançamento do meu livro no seu poderoso blog. Agradeço.
Grande abraço
Brian

ps - quem queria mais informações sobre este livro radical, pode visitar (sem custo!) o site www.previdenciainjusta.com.br
anna disse…
ricardo, as vezes um olhar de fora fica isento de um monte de argumentações "espirais", aquelas que não saem do mesmo lugar.

vejo meu pai, que contribuiu para ter de volta, quando aposentado condicões de manter seu padrão simples de vida.
que nada...

Postagens mais visitadas