FRIO MOSCOVITA

por Andréa Longo
O frio de Moscou, pra quem não está acostumado, é penetrante. Parece que entra na pele, dentro do osso. Não, não é absurdo! Pra gente que está acostumado com um inverno como o nosso, brasileiro, posso dizer que o outono moscovita já é de matar!A A temperatura por aqui está entre -1°C e -3°C, ou seja, está muito frio.Com esse tempo assim começo a compreender um pouco mais porque os russos são tão fechados, de cara amarrada. Esse frio coopera muito pra isso.
Como disse, estamos no outono, o dia amanhece por volta das 7h40min e quando são 17hs já está escurecendo, às 17h30min já é praticamente noite.
E tem a neve! Com essa temperatura de -3°C cai uma neve fininha e geladinha, até parece sal refinado caindo do céu! Linda!Mas tudo a gente aprende. O segredo são três peças básicas que não podem faltar: gorro, cachecol e sapato ou bota com pelo dentro. Você pode usar o melhor casaco do mundo, mas se sua cabeça, pescoço ou pé gelarem, já era! Não tem vodca que esquente!
Também aprendi que usar uma blusa cem por cento algodão por baixo de um casaco é o que funciona, nunca se deve usar nada sintético, gela.Outra coisa a que não estamos acostumados é que o chão vira um sabão. A neve vai caindo e congelando, o chão fica branquinho, praticamente uma pista de gelo.Vira e mexe alguém leva um tombo...eu ainda não levei nenhum mas com certeza acontecerá.
Eu sou suspeita pra falar, morro de frio, mas amo esse tempo. Quem me conhece diz que não sou normal. Eu gosto de dia cinzento, frio e chuva! Ah! Estou no paraíso, apesar dele ser moscovita!

Comentários

Edna Federico disse…
Menina...eu não consigo viver num lugar assim, que logo escurece...afff...ia me dar uma depressão!
Mas, como dizem, a gente acaba se acostumando com tudo nessa vida.
Muito obrigada pelo recadinho carinhoso, viu.
Beijo
Anônimo disse…
Oi Andréa... mais um texto bacana pra ler com foto que traduz exatamente o que vc nos informa!

Mas posso ser sincera? Cinza, não gosto nem de roupas..rs Dias chuvosos e embaçados então... Odeio!!! Me entristecem..

Continuo preferindo a temperatura dos trópicos.. mas, de qualquer forma, continue nos agraciando com suas iformações moscovitas... cultura, curiosidades e tudo mais... No fundo no fundo a gente acaba se transportando e imaginando num lugar como esse...

Quanto a vc, nem precisaria dizer que gosta... está estampado no seu sorriso de felicidade!

beijos nada gelados, pelo contrário... quase matogrossenses! rs
Anônimo disse…
Vixi

Já pensou uma baiana em um frio desse?
Não dá!

beijo
Patty Diphusa disse…
Uiiiiii, que friiiiiio..Mas consigo entender esse teu prazer pelo frio, os lugares (refúgios) ficam mais aconchegantes, o prazer de chegar em casa dobra, as pessoas ficam bem elegantes, não? Aqui não dá para ser assim, não temos aquecimento nos lugares que vamos e somos obrigados a permanecer encapotados. Não combina. Vivemos bem o tempo quente mesmo. Eu, particularmente, sou fã do outono, o céu fica lindo e as cores bem vivas. Concordo com a Leitora Assídua, dá para sentir sua felicidade na foto. Boa sorte e bjs.
Juliana Freitas disse…
Invejaaaaa! Sonho da minha vida é conhecer Moscou! Acho que de todo socialista que se preza... Meu marido tá na Polônia! Disse que o frio é de matar!!!

Postagens mais visitadas