Qualquer semelhança não é mera coincidência


Do anarquista russo do século 19 Mikhail Bakunin:

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana."

Comentários

Paulo disse…
Há, por vezes, coicidência. Mas..quem vê olhos não vê .....


Abraço.
PS: GOSTEI DA VISITA!!!!
o refúgio disse…
"a liberdade do outro amplia a minha ao infinito", essa é mais uma de Bakunin. Mas política não é o fim não, cara. Política a gente faz até em casa, faz parte da vida e é necessária, eu creio.

Ó, gostei do roxo...rs.
E grata pela visita.
Um abraço.
Unknown disse…
"(...)
E o operário ouviu a voz
De todos os seus irmãos
Os seus irmãos que morreram
Por outros que viverão
Uma esperança sincera
Cresceu no seu coração
E dentro da tarde mansa
Agigantou-se a razão
De um homem pobre e esquecido
Razão porem que fizera
Em operário construído
O operário em construção"

Vinicius de Moraes - "O Operário em Construção"

Quem conhece a natureza humana sabe que é, sem dúvida, composta de muitos tipos de "operários"... Todavia, quem conhece profundamente a natureza humana, reconhece-lhe não só a desumanidade mas também a sua infinita complexidade, o que impede um ser humano de se referir de forma tão absolutista e redutora acerca dos membros da sua
espécie...

Terminaria citando Viktor Frankl:
"O que é realmente o homem?
É o ser que decide sempre o que é.
É o ser que inventou as câmaras de gás, mas simultâneamente, é o ser que entrou nelas com um passo firme, sussurrando uma canção."


Um beijo
Olá Ricardo

Obrigada pela visita e palavras_______volte sempre:))

______agora vou dar um passeio por este "espaço" pois quero ficar a conhecer______e por aquilo que vi/li vou gostar muito:)

Voltarei com toda a certeza

Um beijo
BoaSemana
Alexandre Core disse…
No O Globo de hoje há uma matéria sobre presidentes de alguns sindicatos (construção civil pesada, padeiros etc) que tem carro blindado importado, casa em Campos do Jordão, motorista particular etc.

Por isso que não querem o fim da contribuição sindical obrigatória. Perderiam 500 milhões por ano sem um dia de salário dos trabalhadores que "representam".

Assim é fácil! Não sei agora se viro sindicalista ou se fundo uma ONG.
Luiza Rocha disse…
Oi Ricardo...
Obrigada pela visita..
O Rio estava ótimo e lindo como sempre e prá melhorar eu cheguei e a chuva foi embora o que fez a temporada ainda mais perfeita!
Em compensação de volta á minha terrinha fui assaltada e to aqui com a mão capenga, inchada, roxa e meio traumatizada... o engraçado é que tudo aconteceu depois de assistir Tropa de Elite... Assisti e vivenciei na pela a realidade ;)
Anyway... prazer conhecê-lo!
Abraços,
Luiza
Unknown disse…
Essa citação vem em bons tempos! Marx que me desculpe, mas Bakunin sempre teve essa razão. Quer conhecer a verdadeira face de um Homem? Dê poder a ele.

Agradeço a presença (e elogios) em meu humilde blog... e mantenhamos o incêndio ardendo! ;)

Postagens mais visitadas