EDUCAÇÃO , VERGONHA NACIONAL

Os jornais de hoje noticiaram que o Brasil ficou com o quarto pior desempenho entre 57 países no maior teste mundial de matemática, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos ( Pisa). Na prova de leitura, que averigua a compreensão de textos, nosso país foi o oitavo pior , entre 56 nações. Isso é profundamente lamentável e a prova cabal de que nunca os governantes brasileiros priorizaram a educação . Que país esperamos assim para o futuro? um país de consumidores alienados e não de cidadãos ? A trágica notícia, uma vergonha nacional , me faz lembrar um belo raciocinio de Darcy Ribeiro que cito abaixo :

"Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei afalbetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios , não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".

Pois é. Darcy se foi há 10 anos . Com lamentáveis indices educacionais como esses, deixa-nos aqui embaixo com a certeza de que o país precisa de muitos mais homens e mulheres como ele e muito menos homens e mulheres como Renan Calheiros.

Comentários

Verbo Feminino disse…
Sim, sinto saudades do Darcy Ribeiro.

Falta hoje, no Brasil, uns 100 Darcy, para berrar, por a mão na ferida e tentar mudar alguma coisa.

Beijo
Sig Mundi disse…
Pra que educar e ter seres pensantes? Isso não é bom porque seria muito mais difícil para enganá-los e servi-los de falsas promessas.
bj, andrea
Edna Federico disse…
Pois é, é uma vergonha mesmo!
Beijo
Se juntarmos muitas pessoas como darcy Ribeiro, talvez faríamos diferença. Mas é vergonhoso um país tão populoso ser péssimo em Educação.
Bjs.
Anônimo disse…
Olá Ricardo,..
Queria pedir permissao para desviar um pouco do assunto politica, mas aproveita o gancho do assunto educação.


Queia falar de um iniciativa que esta rolando em curitiba...
A prefeitura esta usando um batalhao para limpar um rio..
olha ai..:

www.bemparana.com.br/index.php?n=51915

Será que nao seria interessante para a refeitura convovar a associacao de bairro proxima e levar os moradores da regiao junto? Assim cria-se ma cultura de consciencia ambiental certo?

Dessa maneira se educa os novos cidadãos. E isso eh oq precisamos fazer para nao termos escória na frente do pais..


abraços..

Postagens mais visitadas