XUXA, SERIAL KILLER

Há alguns anos a escritora e educadora Fanny Abramovich deu uma entrevista ( e depois escreveu a respeito) afirmando com contundência que Xuxa era uma serial killer cerebral que provocava danos irreversíveis ao bom senso das crianças brasileiras. A declaração provocou celeuma. Fato é que Xuxa e suas décadas de permanência no vídeo tem transformado os petizes em consumidores e não em cidadãos. Minha sobrinha Manuela que mora em Belo Horizonte ( está na faculdade e tem 21 anos) teve suas festinhas infantis animadas pelo som tatibitate de Xuxa. Com certeza Manú hoje se envergonha disso . Cito o caso apenas para ilustrar o fato de que Xuxa, suas imbecilidades, sua voz infantil e sua conduta obtusa estão presentes na mídia há muito tempo. Uma quarentona que se veste e se comporta como criancinha. Nossa versão light de Michael Jackson que é chamada pela emissora que a sustenta de "rainha". Patético. Só se for rainha do nonsense , do ridículo. Pois bem. Mas por que me ocupo dessa dama de triste figura ? porque foi confirmado oficialmente pela Central Globo de Comunicações que o TV Xuxa vai acabar.A partir de 1º de janeiro as crianças ficarão órfãs da Xuxa para sorte de todos nós .Mas , como eu disse ontem que nem tudo é perfeito, o país e as crianças ficarão livres de chocha Xuxa até o seu novo programa estrear o que , segundo a TV Globo, deve acontecer em abril de 2008. Será apresentado todos os sábados a tarde. Quem sabe a patética Xuxa siga os passos de Angélica e migre ao menos do universo infantil para o adolescente. Do contrário continuará sendo a farsa que sempre foi , a serial killer cerebral de que nos fala Fanny Abramovich.Que triste figura essa "rainha".

Comentários

Unknown disse…
Por mim ela podia sair do mapa da mídia. E que por favor, não coloquem sua filha no lugar, ou declarariam descaradamente a volta da monarquia!

Mas tirar ela da programação dos "dias úteis" já é um bom passo. E se ela for mesmo pro mundo dos adolescentes, presenciaremos sua decadência instantânea (ou estou sendo otimista demais?). Uma celebração!
Lu Carvalho disse…
Acho que a Xuxa devia ter o bom senso de se aposentar, ninguém aguenta mais ver aquela mulherzinha chata. Mas desconfio que ela vai continuar no ar, até a chatinha da filha dela crescer e assumir o posto da mãe.
Bjs
Ricardo: Essa coisa de serial killer cerebral não é brincadeira, não! Numa das poucas vezes que parei um pouco pra escutar com atenção aquelas baboseiras que ela fala pras criancinhas, no final do programa, ela estava dizendo mais ou menos isso: "o que vem fácil nunca é bom, o que é bom é aquilo que você se esforça muuuuuito pra conseguir!" Sabe, aquela mesma história que os antigos nos passavam, e que ferrou com a cabeça de muita gente, de que "tem que ralar muuuuuito, porque a vida não é fácil". Esse tipo de informação, vindo de alguém a quem se respeita muito, marca o desempenho da criança pro resto da vida. A crença de que "só é bom o que é difícil" acaba fazendo da vida uma coisa difícil mesmo. E eu queria saber se essas crianças têm idéia do quanto a Xuxa teve que ralar pra ganhar o dinheiro que ganha! E se, ao lado dessas crianças, estão mães atentas, pra desdizer as coisas que a Xuxa diz! É claro que não, porque se fossem atentas, seus filhos não estariam assistindo o programa!
Agora, o que temos que comentar, mais uma vez, é que a Globo "encasqueta" com algumas pessoas e acha que temos que engolí-las e as transformam em ídolos, sejam elas talentosas ou não. A Xuxa virou "rainha" e nunca mais perdeu a majestade. O feiosinho vira galã, a canastrona ganha o papel principal, e assim vai. Ficamos intoxicados de tanta bossa nova no horário nobre, e acabamos nos perguntando se ninguém tem criado música, porque não é possível que só exista bossa nova! Eu gosto de bossa nova, gente, mas e os novos músicos? Vão ser tocados daqui a trinta anos?
Aliás, também já não estava na hora de trocarem a música do fim do ano? O "novo dia" já está centenário!!!
Não adianta, eles querem ditar moda a todo custo, e o pior é que, quando as pessoas escutam a mesma coisa muitas vezes, acabam acreditando, ou se acostumando, e a mentira vira verdade! Arghhhh!
Então, vou aproveitar esse seu espaço, pra dar um conselho pras pessoas: troquem de canal. Sugiro, como canais com ótimas opções, o 32(futura), o 40(Globo News), e o 41(GNT). Ou escute uma boa música, leia um bom livro!
Desculpe-me por me prolongar!

Ah! Ia esquecendo: Já deixei recado aqui no seu blog um monte de vezes, de que o e-mail que está no seu perfil não funciona. Você não tem outro? Se tiver, manda pra mim? Faz tempo que eu tô querendo te mandar um anexo e não consigo!

Beijo!

Analú
Anônimo disse…
Ricardo: Não agüentei, lembrei de uma coisa e tive que voltar! Agora, a gente acessa a internet e vê: "filha da Xuxa vai ser bailarina". E daí? Tem um milhão de menininhas aprendendo balé e nunca jamais ninguém vai saber! Só porque ela é a filha da Xuxa o Brasil inteiro tem que ser notificado de que ela vai ser bailarina?
E no outro dia: "Sasha recebe a primeira comunhão"! Pior ainda!
Pra dizer a verdade, eu não sei nas mãos de quem está o jornalismo brasileiro! É triste!

Beijo!

Analú
Sig Mundi disse…
Estou quase me inspirando em fazer um blog: eu odeio a xuxa! Mas ele seria muito grande porque não seria só ela... eu odeio a ana maria braga, galvão bueno, regina case... hum! a lista ia ser imensa!
bjs,
logo logo tô chegando na área!
Anônimo disse…
Ricardo, não vou falar na Xuxa... ela me dá náuseas! E não combina com o blog..rs

Mas quero deixar aqui minha opinião sobre a foto da mamãe e o filhinho "roxinho"... Adorei o menininho... ele está com carinha de sapeca e feliz!!! Tudo a ver com o blog!!

bjs

ps.: Quanto ao seu livro... Não achei pela net em nenhuma livraria (cultura, saraiva, fnac), por acaso ainda está tão quentinho que ainda nem chegou às livrarias???
Edna Federico disse…
Pois é...e ela ainda estreou um programa aos domingo, que é tão ridículo quanto a própria.
Olha, também não gosto dela, nem dos programas, nem das músicas, nem das roupas...de nada.
Mas, também acho que a idolatria e o consumismo não serião tão exagerados, se os pais não alimentassem isso nos filhos.
A criança tem personalidade própria, vontades, gostos? Sim, é obvio que tem, mas cabe aos pais direciona-la.
Uma criança só vai gostar de ler, se houver incentivo e exemplo em casa.
Uma criança só vai saber apreciar música, teatro, cinema, se desde cedo for introduzida nesse mundo.
Agora, pais que acham mais fácil largar o filho na frente da TV, assistindo o que eles quiserem, enquanto fazem suas coisas...
Anônimo disse…
ricardo, eu simplesmente ODEIO a xuxa e tudo o que ela representa ou representou para uma geração de 'baixinhos' violentados por essa rainha do mal. pior: quando trabalhei na som livre, fui obrigado a conviver por certo período com ela e com a horrorosa da marlene matos. figurinhas desprezíveis, blargh!!! e o seguinte: me manda um email (marcio@smartci.com.br) com seus telefones; preciso te falar sobre determinado assunto. Abração!!
Patty Diphusa disse…
Xô Xuxa!!!!Ela realmente tem um parentesco meio estranho com o Michael Jackson, e sua casa deve ser também batizada de Terra do Nunca. Márcio, com quem você não trabalhou? rs. bjs
Patty Diphusa disse…
Ah, também voltei para falar da foto da cadeira. Que linda, emblemática. bjs again.
Oi, Ricardo: rsrsrs, lendo os comentários... não sobrou nada pra mim, já falaram tudo! E concordo, a criatura é muito chata, muito xuxa, infantil, e...vai longe! Gostei muito do texto.
Um abraço
Taís
Anônimo disse…
Tudo o que foi dito eu assino, carimbo e acrescento:
Ela é chata, seus programas são horríveis (a minha filha detesta), a tal finge que canta e encanta. A Central Globo de Otários deveria aposentar a "Xoxa" e não insistir em colocar a filhinha chatinha (Xuxinha) na mídia.
A suposta rainha há muito tempo já perdeu o trono. Xuxa mania já era!
Bjs.
Nina Victor disse…
Concordo integralmente. A Xuxa foi e ainda é um péssimo exemplo para as crianças. Ela deturpou a infância de algumas gerações. Um infortúnio!
Blogildo disse…
Essa foto, na época, já era brega. E o que uma mulher com seio aparecendo debaixo de uma blusa transparente faz na capa de um disco supostamente infantil?
Anônimo disse…
Xuxa é e será eterna rainha dos baixinhos! Porque foi ela quem inovou o mercado infantil, porque milhares de crianças queriam ser Xuxas e paquitas, porque tem uma história enorme de sucesso ou "xuxexo" no Brasil, Argentina, Chile, Israel, Espanha... São discos, frases, fotos, músicas, vídeos que fazem parte de um passado puro e doce! Chega a ser hipocrisia de muitos renegar esses momentos de infância dizendo que nunca assistiram ou nunca gostaram! Uma carreira sólida de mais de 20 anos não se faz só com beleza, carisma e uma produção externa! É uma vida dedicada ao trabalho, às crianças (instituto xuxa meneghel). A artista Xuxa é exemplo a ser seguido sim! Ela venceu e conquistou sonhos, passou mensagens sempre positivas (em apoio as crianças, idosos, animais e plantas) Não gostar dela é um direito de cada um. Mas mal dizer alguém em meio público como a internet a violar a privacidade de que todo cidadão tem direito. Pior ainda é mal dizer de forma tão superficial e obsoleta como proposta no texto! Por fim, o desafio: tente vc fazer algo como e ela fez! Boa sorte
Anônimo disse…
até que enfim alguém pensa como eu.
Anônimo disse…
Olha só. Vejo bantante comentários maudosos sobre a Xuxa e que na verdade, hoje em dia é facil criticá-la. O que vocês não falam, acho que por vergonha pois, hoje em dia isso é brega, é que 80's foi uma época assim, rítmo bem infantil, coisas bregas!vejo hoje que ninguém gostou dela... MENTIIIRAA, isso é fato! O estranho é que ela ainda ganha muitos prêmios nac e inter como cantora infantil, e o mais engraçado de tudo isso é que TODAS as cantoras infantis são assim, bregas, as letras bem ralinha, roupas sem noção (incluindo, principalmente as evangélicas). Tããão fácil falar desse jeito!!! E outra coisa, como é que se comenta que "ter tudo 'mais difícil' é ruim"... não é assim. Acho que a interpretação das pessoas estão fora de modaa!!!! Pq Angélica é uma apresentadora altamente sem graça, mas está ae, e as críticas são positivas, para mim isso já virou preconceito... quando uma pessoa desempenha e gosta de onde está atuando, é o que vale, e confiança é algo que ainda se tem. Várias emissoras fazem isso também com certos apresentadores. Hoje em dia, as pessoas fragilizam demais e acham cada coisa simples em um absuuuurdo... a criança não pode escutar isso (Xuxa), mas pode rebolar (Axé e derivados). Pô, peguem mais leve com o passado de VOCÊS e vejam as coisas menos EMO!!! As crianças têm liberdade de escolha, tenho um filho, e creio, ele não virará boiola por causa do Barney ou algo do tipo, sempre há esse povo que quer dar um de psicólogo doido e acabar sim, estragando o desenvolvimento da criança, e quem deve ter influência sobre o filho somos nós. Se eles estão se influenciando por artistas, o problema está em casa!!! Já se perguntou o pq de não ser refderência para o seu próprio filho??? O meu, deculpem-me, mas nos tem (pais) como espelho, e não há programa no mundo que mude meu filho, mude seu jeito de ser, pq o educamos, não deixamos-o para a tv ou seus derivados!!! Leitura abre as portas de cabeças EMOS!!!
Anônimo disse…
Vcs gostando ou nao xuxa sempre será a xuxa, eterna rainha 👑 isso é recalque e inveja de vcs!

Postagens mais visitadas