Passeio sentimental pela orla carioca

1.no sábado


Bobão alegre comprei uma bicicleta em Copacabana e comecei , de novo, após quatro anos, a fazer passeios ciclísticos pela orla maravilhosa da cidade maravilhosa. No sábado mesmo, aproveitando o belo fim de tarde pedalei do Leme ao Arpoador e me encontrei por acaso no calçadão defronte ao “Azul Marinho” com Dadá Maravilha, velha amiga que é titular do blog “Tricortando com Dadá” linkado nesse blog. Ela estava acompanhado de uma amiga, a bela Sara Stopazzoli, que devia estar aborrecida comigo pois há meses me mandou uma missiva eletrônica pedindo uma forcinha junto ao pessoal da Rolling Stone e eu , descuidado, esqueci. Sara se mandou e ficamos eu e Dadá "tricortando" e vendo o pôr de sol no Arpoador com o belo som de saxofonista negro como pano de fundo. O Rio pode ainda ser muito lindo.

2. No domingo exagerei. Sai do Leme. Do Leme passei ao Arpoador e dali fui até o fim da Delfim Moreira. Leblon. Voltei um tiquinho e passei pelo Jardim de Alá. Dali alcancei a lagoa Rodrigo de Freitas andei uns dois quilômetros ao redor dela pois a ciclovia estava cheia e voltei ao Leblon onde tomei o coco mais caro do sistema solar a três reais quando custa 2 reais em Copa. Do Leblon voltei ao Arpoador para longa e contemplativa pausa e dali retornei ao Leme onde almocei com amigos ( Tânia Celidônio, Antonio Henrique Lago e Walter Silveira) no Armazém Carioca. O passeio todo, não incluindo o almoço durou duas horas e meia. E daí ? perguntam vocês ? E daí ? , respondo eu . E daí que nada mais gostoso do que as vezes contar uma aventura prosaica de fim de semana sobretudo quando ela foi pontuada de tantas cenas díspares. Algumas delas.

a.Uma mulher sentada na calçada central da avenida Atlântica chorando copiosamente atrás dos óculos escuros. Perda de algum amor, perda de um ente querido, mágoa profunda ? uma mulher chorando em contraste com o lindo dia de quase-sol.

b.uma mulher abraçando árvore no Arpoador e posando para as singelas lentes de uma amiga em poses brega-lânguido-sensuais. As fotos iam para um site de relacionamentos ? para um álbum quase de família ? a moça vinha de onde ? de que lugar de fora do Rio /

c.uma mulher de meia idade espreguiçando-se continuamente em poses lânguido-sensuais numa das pedras do Arpoador. Alternava suas poses pseudo- sensuais com o esparramamento sobre uma canga vermelha. Como se dizia antigamente era “bem apanhada de corpo” embora com uma bunda feiosa.

d.Bichonas caçando com olhares gulosos machos de boa cepa nas pedras do Arpoador. Aquele olharzinho de boi sonso a espera de chibata me enche o saco. Não sou homofobico mas tenham a paciência ! Que estratégia antiga!

e.Empregadas lutando contra a força dos cães acuados,presos em coleiras, e que queriam desfrutar os momentos felizes fora dos apartamentos. Os bichinhos a tudo cheirando e em tudo defecando.

f.Delicinhas escandinavas tentando ser moderninhas com saídas de banho cariocas.

g.Guia turística alemãzona que parecia um eisben gigante gritando com os turistas seus conterrâneos como uma oficial da Gestapo.

h.Caretérrimo casalzinho paulista vestido com bermudinhas de ir a missa olhando em volta com pavor dos pivetes cariocas que sequer estavam ali

i.Grupo rumoroso e grande de surfistas do morro Pavão-- Pavãozinho desfilando orgulhosos pela Francisco Otaviano de volta para casa

j.Menininho feliz com sua pequena bicicleta roxa e amarela. Pena que não fotografei pois combinava com o blog.


É isso aí ! Ai de ti Copacabana e ai de ti Rio que ainda me faz tão feliz com coisas tão pequenas. Adorei meu fim de semana.

Comentários

Anônimo disse…
Prezado,

"o Rio de Janeiro continua lindo" e quem pensa ou diz o contrário "é ruim da cabeça ou doente do pé".

(ou paulista invejoso)
Michele Prado disse…
ainda bem que ainda existem dias assim.
=)
leve solto disse…
Me deixou morrendo de inveja de um final de semana tão gostoso e com tanta coisa pra ver e "enxergar" da sua forma!

Mas sou obrigada a fazer uma perguntinha? Não ficou dolorido de tanto pedalar não???

bjs e continue determinado nos exercícios (bem que eu gostaria de lembrar que tenho uma esteira em casa..rs)

Mara
Unknown disse…
Essas pequenas coisas são ótimas! Vez ou outra deixo escapar um sorriso largo, enquanto ando pela rua. Me pergunto depois o porquê de outros tantos rostos tristes... em alguns dias até encontro em mim o porquê, mas a cidade seria bem melhor se os seus detalhes substituíssem os problemas gerais :)
praticamente igual ao meu fim de semana hehehe só faltou o mar kkkk
ok, o meu foi muito diferente do seu, mas a segunda compensou, pois recebi um telefonema seu!! Yupi!!
A dúvida da Mara foi a mesma minha: não ficou dolorido???
saudades do meu amigo Diego Rivera rsrsrs
beijos
da cigANA!
Anônimo disse…
Pô Ricardão,

depois que conquistastes o famoso olhar 33 da Patty ficastes impossível, caboclo.

Eu ia até deixar passar batida a sacanagem no outro post mas vai aí a pergunta do dia:

O que achastes da política de saúde do governo Lula aí no Rio? Vistes, durante o passeio à bike, algum "hospital de guerra"? Ou é só guerra de publicidade mesmo?

Dá vergonha, não?
Ju disse…
eu quero o Rio pra mim!!!!
:(
bjooooooooooooooO
Anônimo disse…
Que texto lindo Ricardo!!!

de tirar o fôlego.

beijos,

PS: por onde anda a Andréia em sua super viagem?? passei lá no bloguito dela...
Anônimo disse…
Que maravilha... Viva a bicicleta.


Abraços
Anônimo disse…
Amooooorrrrr foi tao bonito ...
Vi o especial da Clarice Lispector no mermo dia que estive contigo.Fiz uma postagem.Vai la no tricortando.Saudade do teu cuerpo
bj
Ricardo Soares disse…
queridos invejosos em relação ao Rio... mesmo que a consequência direta desse passeio ciclistico tenha sido um resfriado mal curado que me zoou a garganta ( fiquei sem voz) eu digo que o Rio, apesar de suas mazelas , continua valendo a pena... como diz rm quem nÃO gosta do rio "é ruim da cabeça ou doente do pé". Michele... é mesmo ótimo que existam dias assim e espero que vc e todos os outros como a mara ,pablo, ju, rosa, ana paula tenham dias assim em suas vidas...

k... a andrea anda por bruxelas e amsterdam... volta depois pra sp e espera pra saber onde o arthur vai ser mandado...

dadá não me comprometa doida!!! Clarice é tudo de bom e vc conhece meu corpo só de cobiçar ( hehe) jamais de experimentar... besos trigueiros...

Postagens mais visitadas