PRESIDENTE NEGRO

Barack Obama incensado candidato democrata em plena campanha pela Casa Branca nos remete a uma profecia contida no livro O Presidente Negro, escrito por Monteiro Lobato em 1926. O livro veio a tona como um folhetim, no jornal carioca A Manhã.
A história de Lobato - que é muito mais conhecido por seus livros infanto-juvenis- pode ser chamada de ficção científica e foi escrita num período em que os negros nem votavam nos Estados Unidos. Monteiro Lobato previu que, no futuro - no remoto 2228 - haveria uma disputa presidencial onde a feminista, Evelyn Astor, disputaria a presidência com um homem negro, Jim Roy.
Mais uma prova de que muitas vezes a literatura se antecipa em tempo e espaço a fatos vividos. Se formos levar em conta então o que previu Nostradamus quando um presidente negro ocupasse o cargo mais importante do planeta é melhor nem pensarmos em futuro. Por sorte Nostradamus não era ficcionista . Ou era ?

Esse post é um remake de outro escrito pelo jornalista Lira Neto cujo blog está linkado aqui em minha lista. Me lembrei do livro de Lobato porque li no blog dele e porque o livro aqui referido vivia numa modesta estante no sobrado de minha infância. Como lia então os livros infantis de Lobato tentei ler "O Presidente Negro" e não entendi nada. Haviam dois Lobatos mas disso eu não sabia ainda.

Comentários

Unknown disse…
Já tinha lido algo sobre isso mesmo, é muito interessante! Bom... tem uma biblioteca aqui perto de casa, vou dar uma passadinha por lá, que preciso matar essa curiosidade :)
abraço,
leve solto disse…
Super dica.. estou lendo sobre Obama, depois vou ler Lobato.

Bj

Mara

PS.: Levinha e soltinha a mocinha toda prosete de lilás aí ao lado, né?
Bom dia ou Boa noite...
Em primeiro lugar, obrigado pela visita ao meu sítio tão reservado...
E quanto à preciência de Lobato e de outros literatos, talvez não passe simplesmente do exercício da razão cogitativa. Mas se não me engano a sua obra referida trazia embutida um tanto de panfletagem racista. De qualquer forma vou tentar encontrá-la nos arquivos de minha juventude senão como o Pablo...
E quanto à Zaratustra... O final dos tempos...2012...calendário dos Maias...Quem viver verá.
PDiwan disse…
Olá Ricardo, entrei aqui para falar de outro assunto e vi seu post. Meu mestrado foi justamente sobre o presidente negro de lobato e a eugenia brasileira. Nas palavras de LObato seu presidente foi "um grito de guerra pro eugenia". eu n'ao creio que os americanos serão modernos a ponto de concretizar o sonho lobatiano.
por favor, entre em contato comigo. meu email: pietrasd@gmail.com
Assunto: FARC e documentário
Anônimo disse…
Ou era...e dos bons!(o Nostradamus)
Coincidência, acabei de resgatar "Negrinha", do Lobato, lá da casa de minha mãe.É da mesma coleção do Presidente Negro, mesmo projeto de capa. Ainda não reli,mas é bem provável que encontre traços de racismo por lá, presentes também nas histórias do "Sítio".Embora seja da própria natureza da arte se antecipar aos fatos, artistas não escapam das armadilhas de seu tempo.Dá pra relevar.
um abraço
May
Ester Macedo disse…
Puxa, que legal! Eu fiz um comentário sobre essa coincidência há algum tempo no meu blog, mas é bom ver que tem mais gente interessada no assunto!

Abraços,

http://blogdaester.wordpress.com/2008/02/13/admiravel-mundo-novo-ii/

Postagens mais visitadas