REVISTA BRASIL, NA TV BRASIL

Relutei bastante em escrever sobre o tema mas, afinal , cedi. Desde o dia 29 de junho está no ar ( todos os domingos às 17 hs) REVISTA BRASIL, um programa da Tv Brasil que pretende ser um panorama sobre a diversidade cultural brasileira com critérios de edição e de texto fora do convencional. Com a ajuda da equipe do finado programa "Supertudo" mais um finado programa de cinema e Geraldo Iglesias, ex- diretor do programa "Comentário Geral" ,formatei uma receita que espero que agrade e fique clara ao telespectador. Mais sobre esse processo de criação você pode ler no blog do próprio Geraldo Iglesias. Clique aqui.

Abaixo deixo um texto que redigi e que serviu de manifesto fundador do programa e norteou o pessoal da divulgação para tentar passar aos coleguinhas da imprensa o que pretendemos com o programa. Portanto, repito , o Revista Brasil vai ao ar todos os domingos às 17 hs na Tv Brasil . Os temas do próximo programa são Vila Isabel, Epidemias e Terceiro Setor são temas do próximo Revista Brasil.
Domingo, dia 13 de julho, às 17 horas.


Uma revista chamada Brasil...

No principio, dizem , eles chegaram mais ao norte. Depois, mais ao sul, a terra era oficialmente descoberta, aberta a temporada de todas as caças. Demos coças nos índios, nos mestiços, nos negros trazidos do além mar para servirem a sanha colonialista. Entre barro, ouro, suor, doenças e contradições, belezas e ilações múltiplas, construímos nosso país , um mosaico de exotismos nos tristes trópicos tornado alegres.
No principio, dizem , foi mais ao norte. E invertemos e deglutimos bispos e os cardeais pontos de orientação inventando nossa própria leitura do que é uma nação que gera e extermina que pune e premia que beija e respinga, que atravessa o pecado dos dois lados do equador e dribla a dor e a fadiga entre o trópico de capricórnio e tantas luas em câncer.
No som mestiço, na alma mulata, na cultura que churrasqueia o bobó e põe vatapá e dendê na moqueca e no tutu somos os matutos e os astutos , a sela e a peia , o lenço do maragato e a calça branca do jogador de capoeira.
Somos aquela lua grande que vagueia pelo sertão, as veredas onde nasce a caipora, as grandes várzeas de onde brotaram as indústrias, o cheiro do café , da cana, do fim de semana prolongado e do maculelê. Somos Macunaíma e Pedro Malasartes uma invenção da cabeça de Darcy Ribeiro, um delírio de Glauber Rocha um bombocado de Jorge Amado , um cozidão português, um tempero para o gosto de qualquer freguês.
Entre tantas coisas vistas e vividas entre tantas terras planas e encruzilhadas passamos por tantas estradas , afluentes que desembocam no projeto de grande nação. A mão que balança o berço de nossa história que começa num 22 de abril. Tanta prosa para ser contada ...por isso, revista Brasil.


ps. em São Paulo quem tem Sky pode pegar a Tv Brasil no canal 116. Na Net não sei o canal, mas sei que pega.

Comentários

Anônimo disse…
Belo texto para um ótimo programa. Parabens.
Anônimo disse…
Fez muito bem de comentar como fez muito bem e criar. Vamos em frente
abs
Geraldo Iglesias
Super legal a indicacao !
Vou apresentar a um amigo que tem um site bacana de cultura para estar divulgando !
www.opperaa.com
Um abraco
Eiiiii
dear, que legal isso!!
Cada dia admiro mais você, viu?
E BH?? A TV Minas aqui retransmite alguns programas da TV Brasil.. será que teremos aqui também, essa ótima opção aos domingos??
Torço por seu sucesso SEMPRE! Você sabe disso, né?
Grande beijo.. saudades!
Anônimo disse…
Obrigada pela visita, Ricardo, principalmente pelas palavras lá no 'Exercício Lírico'.
:)

Muito interessante teu ofício e as informações daqui... Voltarei.
Meu beijo.
leve solto disse…
Net, canal 4!

bjs e sucesso pra vc e "G".

Mara
Marcelo Moutinho disse…
E um programa de literatura, Ricardo? Quando teremos? Um programa que não tenha como atração apenas autores paulistanos?
Rosalia Lerner disse…
Próximo domingo estarei ligada,tenho NET ,portanto obrigada à leve&solto,pela informação vou estar atenta ao canal 4.
E obrigada Ricardo por visitar minhas aquarelas, hoje fazemos mais um mês e dois dias além do ano,portanto desfrutemos!
Um bom abraço
Rosália
Alex Senna disse…
fala mestre, vi teu post sobre o mansur, putz, e os outros manos que foram presos e soltos já? pelo menos o pitta ainda tá lá.
Domingo, 17 hs: pipoca e controle remoto na mão!
Bjos...
Anônimo disse…
K. do Incompletudes será estrela da TV Brasil e, em muito breve, a Monroe de Hollywood

Postagens mais visitadas