ALGEMAS : QUEM PRECISA ?



Da velha série "perguntar não ofende". O ministro chefe do STF determinou que algemas devam ser usadas apenas em caso de "extrema necessidade". Alguns maldosos ( eita gente faladeira!) ficam dizendo que ele assim determinou ( e aquele antipaticíssimo Marco Aurélio Mello relatou) porque não gostou de ver alguns queridinhos seus ( quem, quem , quem ?? o Daniel Dantas ?) serem levados algemados pra prestar contas dos seus malfeitos. Hoje a POLÍCIA FEDERAL ignorou a determinação do STF e tascou algemas em vários elementos após a realização de mais uma de suas operações necessárias porém espalhafatosas. Agora resta perguntar à vossa sapiência excelentíssima meretíssima : o que são casos de "extrema necessidade" para uso de algemas ? Respostas podem ser enviadas a esse balcão de palpites.

Comentários

Cinthya Rachel disse…
confesso: te visito sempre, mas fico devendo um comentário! volte mais vezes! um beijo
Anônimo disse…
Prezado Ricardo Soares,
continuo passando por aqui, quase sempre sem tempo para comentar...

Mas, no presente caso, sinto-me obrigado a pitacar, discordando democraticamente, como de costume:

1) O presidente do Supremo não determinou nada. Houve o julgamento de uma ação impetrada por um réu em processo criminal, que obteve, salvo engano, a unanimidade do plenário daquela casa a seu favor.

2) Creio que o referido banqueiro não foi fotografado ou filmado sendo preso.

3) A PF ignorar a LEI (não o presidente do STF) é algo que considero muito grave. Você não?

Quanto ao mérito: não creio que haja qualquer dúvida quanto aos objetivos das algemas, no caso das recentes operações da PF. Obtenção de publicidade, constrangimento dos SUSPEITOS e mera truculência.

Também pergunto: quem precisa de polícia que não cumpre a lei? Quem precisa de grampos telefônicos e outros expedientes que ofendem direitos e garantias mínimos? Quem precisa de abuso de autoridade? E quem precisa, afinal, de um Estado Policial?
Anônimo disse…
Por motivos de "família" maior..rs... convivi um período com a "turma" da Polícia Federal... e, vi, como disse o gatésimo RM, que muitas ações são realizadas por pura truculência ou publicidade.

uma pena, por que ainda tem gente tentando ser séria por lá...


Só uma coisa: quando tiver um tempo passa no meu blog... fiquei aqui tentando me lembrar se foi você que fez uma entrevista com o Luiz A. Mendes ou não... acho que foi! falei dele hoje.. Se foi, seria bacana seu comentário.. já que esteve próximo..

bjo.
Anônimo disse…
Ninguém precisa de algemas, além dos governos e seus palhaços armados e boçais.
Kiara Guedes disse…
e chamam "isso" e "aquilo" de estado democrático de direito...
Aline T.H. disse…
Eu juro que, por razões de conhecimento, sou obrigada a concordar com o/a rm. Fazer o quê...

Beijo.
Anônimo disse…
Intrépida gata K,
ganhei meu dia com vossa ilustre felina concordando com minha modesta opinião.

Aline,
também agradeço, mas sou "o" RM, garanto (ao menos por enquanto...).

Postagens mais visitadas