TODA PURA E OS CHINESES


A simpática leitora "Toda Pura", cidadã de Copacabana,disse em comentário no post que falava dos americanos mascarados que "mesmo correndo o risco de parecer preconceituosa, generalista, racista,intolerante, vou confessar: tanto quanto não gosto do povinho americano, não gosto dos chineses". Pois ela traz à baila - mesmo correndo o risco da generalização - uma questão pertinente. Do ponto de vista humanista essa Olímpiada é uma piada. E do ponto de vista consumista é uma Olímpiada patética com toda a nossa mídia glorificando os novos playboys chineses e patricinhas chinas vestindo roupas de grife louvando a economia de mercado num país comunista. Eu não sei nada de China como a competente repórter da Globo Sonia Bridi que acabou de lançar um livro sobre o país publicado pela editora "Letras Brasileiras". Portanto não vou ficar aqui assacando aleivosias ( gostaram do português ??) contra o país de Mao Tsé Tung correndo o risco de falar obtusidades idênticas a que alguns jornalistas e blogueiros falam sobre a Colômbia . Mas, à distância e pelo que leio, me parece que a China pode se transformar no horror global em termos de "modus vivendi" quando junta o pior do capitalismo consumista (com a chinesada copiando os ianques) com o pior do comunismo com aqueles desprezíveis fiscais de quarteirão com tarjas vermelhas no ombro que vigiam voluntariamente tudo o que se filma, se fala , se faz. Como diz a "Toda Pura", se a alternativa a hegemonia do império ianque é esse império chinês opressor e consumista que polue, preda e enriquece seus cidadãos sem consciência de preservação "tamu fodido" mesmo . Milhões de chineses passam a comer direito, a consumir, a ter automóveis, a vestir, a querer, querer, querer. O planeta não aguenta e isso é óbvio. Na viagem que acabei de fazer ao Pantanal estive com um cientista chinês que revelou a avassaladora poluição que toma conta dos rios do seu país e a péssima conservação das áreas úmidas ao redor do rio Yang Tse, o rio Amarelo, o maior daquele gigantesco país. Vendo tudo isso aliado ao ridículo espetáculo de "verdeamarelismo ufanista" promovido pela Globo e outras redes com o olhar debilóide de bobos alegres como Tadeu Schmidt acho que vou deixar a tv desligada durante as Olímpiadas. Parem esse mundo trouxa pois eu quero descer. Todo apoio à Toda Pura.

Comentários

Marcia Barbieri disse…
Não vim aqui falar de coisas da China, pois,com certeza eu cometeria um abismo de erros. Vim mesmo pra te conhecer e agradecer. Fiquei tremendamente feliz pelo comentário que fez no meu blog. Sou apaixonada por Magritte e sonho um dia poder escrever como ele pinta. Muito obrigada mesmo e volte sempre.
Beijos
Marcia
Anônimo disse…
Talvez as emissoras tenham que falar bem para poderem trabalhar lá. É um cinismo consciente. eles sabem que estão dissimulando- os dois lados sorriem e tudo fica bem :-)
devaneiosaovento disse…
Olá Ricardo
Estou depois de longa ausência mergulhando aqui na "sua prosa" e quem me derá ter o senso critíco para opinar sobre o comentário da Senhora Pureza e a Chinezada toda.
Aproveito para dizer um segredinho, tb não gosto do povo americano e os Chineses...bom deixemos de lado.
Vejamos o que vai dar a piada olímpica.
abraços
GUGA ALAYON disse…
bela falta de escolha
Ótimo poste!
abç
ARMANDO MAYNARD disse…
(Aleivosias - traição,deslealdade,em que se finge amizade,dolo,fraude). Pronto!...agora ficou mais fácil.Um abraço, Armando (lygiaprudente.blogspot.com)
Anônimo disse…
Ufa! Que bom que não fui execrada enquanto vil criatura obtusa, preconceituosa e racista!!!!
Thanks pela compreensão.
bjks
Carol Rocha disse…
26 milhões de chineses vivendo abaixo da linha da pobreza e US$ 42 bi investidos na Olimpíada.
Preciso dizer mais?
Alexandre Core disse…
Meu comentário segue na mesma linha do feito acima pela Carol. A China Olímpica é uma grande ilusão, uma farsa, um grande plano de marketing dessa emergente potência econômica. Se por um lado o consumismo desenfreado possibilitado pelo Capitalismo trouxe o mal maior da perda gradual dos valores morais pelo Ocidente, por outro, o regime comunista só permite que seja visto aquilo que eles querem. Vivem o Capitalismo somente para servir ao Comunimismo. Por trás dos números impressionantes da economia chinesa nos últimos 10 anos, e mesmo de milhões de pessoas tendo pela primeira vez acesso a bens de consumo etc, boa parte do país ainda vive mergulhada na miséria. Fruto da loucura e maldade do senhor Mao Tse-Tung.

Postagens mais visitadas