ACABA DE VEZ O PINK FLOYD

Muitos saudosistas utópicos bobalhões como eu que ainda imaginavam ser possível reunir um dia por mais uma vezinha só os integrantes do Pink Floyd agora podem tirar o cavalinho da garoa. O tecladista Richard Wright, membro fundador do grupo, morreu de câncer nesta segunda-feira (15) aos 65 anos.Wright entrou para história da música após criar o Pink Floyd junto a Roger Waters, o baterista Nick Mason e o guitarrista Syd Barret. Embora como compositor ele não tenha sido tão constante quanto Waters, com quem manteve grande rivalidade, escreveu algumas canções de discos famosos como "Meddle" (1971), "The dark side of the moon" (1973) e "Wish you were here" (1975). O clássico "The Great Gig in the Sky" que eu já havia postado aqui como exemplo clássico de "musicoterapia" também tem Wright como co- autor. Repico a canção em homenagem a ele. Autor de dois discos solos, "Wet dream" (1978) e "Broken China" (1996), o músico continuou colaborando com o Pink Floyd, sobretudo após a saída de Waters da banda, em 1985.Com ele se vai um belo pedaço dos anos 60 e 70. Mais um dia, mais um fato, mais uma morte que nos deixa , humanos, mais pobres.Au revoir Rick...Ta musique continue a vivre à travers nos coeurs.

Comentários

Ingrid Guerra disse…
Olá Ricardo, brigadão pela visita, comentário e link. Sempre passo por aqui, mas há tempos não lhe deixo mensagens. Nas últimas vezes que o fiz, cometi diversas gafes: troca de nomes (dentre eles o da minissérie queridos amigos, que chamei de caros...) e coisas do tipo. Então, resolvi me deter à leitura, ainda que meus dedos coçassem. Mas, hoje, não fui capaz de resistir. Sobretudo depois da despedida de Richard Wright em francês. Além deste currículo, do documentário sobre as FARC (de ter entrevistado os caras) e tudo o mais, você ainda fala francês? Por favor, quero ser você, amanhã. Mesmo que meus “futuros” vizinhos tenham o péssimo hábito de destruir o meio ambiente e poluir o território alheio. Não me importo, quero ser você. Por enquanto, faço minha parte estudando línguas e melhorando meu currículo como posso.
Fora isso, terei de lhe contestar sobre a primeira visita ao “Arquivos de gaveta”. Na verdade você já esteve lá uma vez, comentando um post que escrevi em despedida ao meu roxinho-perturbador (o antigo blog onde escrevia). Aliás, suas visitas são sempre bem vindas. Bom, fico por aqui, hoje, super abraço pra você.
Ricardo Soares disse…
bahhhh ingrid !!! que desatento! já tinha visitado seu cantinho mas nào me lembrava ?? também, quem mandou mudar o layout né ???
aqui vc pode cometer as gafes que quiser e escrever o que bem lhe aprouver... fique a vontade. Fico feliz com os elogios mas nào estou com essa bola toda náo. Primeiro porque meu francês é táo tosco quanto meu inglês...sou aproveitável ( e olhe lá !) apenas em português e espanhol...quanto à frase de despedida ao wright em francês foi apenas tirada de um admirador dele que mora na França... achei que a frase dita em francês ficaria melhor que o inglês ou espanhol e português ... não lhe parece que algumas coisas sào melhor ditas em determinados idiomas ? quanto às Farc aguarde pra breve uma reprise desse documentário na Tv Brasil... e aquele abraço pra vc !!!! volte sempre...
Ingrid Guerra disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ingrid Guerra disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ingrid Guerra disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ingrid Guerra disse…
Risos... pois é, eu mudei mesmo o layout. Mas ficou melhor, não ficou (o outro era algo convencional do blospot)? Quanto ao Doc., infelizmente vou perder, de novo, a transmissão, pois, não tenho acesso a TV Brasil em minha casa. Ao menos nunca encontrei o canal. Mas, não se preocupe, eu sempre volto aqui para conferir suas aventuras por esse mundão a fora, que já valem(?) a "inveja". Super abraço.
Anônimo disse…
Pois é, Ricardo: há poucos dias trocávamos idéias sobre o Pink Floyd, e agora vem essa tristeza; passei a noite ouvindo o "Us and Them".
E que tal o livro sobre a banda?
Patty Diphusa disse…
Há algumas semanas baixei wish you were here de ringtone do meu celular. Fiquei como uma idiota toda vez que ele tocava, emocionada. Ontem foi pior.

Belíssimo post.

Bjs, querido
Sentimental ♥ disse…
Tristeza profunda mesmo. comecei a ouvir PF por influência de um vizinho q escutava no último volume, o dia inteiro, e aquilo ao invés de me irritar me agradava, e muito. um dia pedi seus discos de vinil emprestados e gravei em fitas k7, depois comprei os cds e por aí vai a minha história com eles. sem dúvida nenhuma perdemos muito com essa partida.
beijos
Anônimo disse…
Bateu as botinas mas deixou marcas; entre as quais esta que é uma das mais lindas composições da época do rock progressivo.

Agora, essa versão (que não conhecia), em que 3 beldades fazem o vocalise - homenageando a beleza e extensão da voz feminina - é simplesmente estonteante.
O seu texto já disse tudo,agora basta lamentarmos essa triste despedida.
Abraço
Daniel Lopes
Marcia Barbieri disse…
É uma pena, é tão triste saber que não veremos nuncamais a composição inicial de PinK Floyd,só resta eu tirar minha capa da chuva humildemente e deixar o cortejo passar.

Beijos
Anônimo disse…
Caro Ricardo,
Venho mais uma vez ao seu blog para contar mais uma "marmota' dos irmãos "Metralhas" do Ceará,CIro e Cid Gomes. Os dois são metidos a serem os latifundiários da moral,ética e honestidade,mas não sentem o menor constrangimento em apoiar um candidato a prefeito(na cidade de Pacajús,à 50 km de Fortaleza)chamado José wilson Chaves que é campeão de processos por improbidade administrativa aqui no meu "Cearazim" que Deus não permitirá que se transforme na "FERREIRAGOMESLÂNDIA". Bem na entrada da Cidade de Pacajús tem um painel bem com os dois ladeando o famoso 171 José Wilson Chaves. Como você pode ver,os Ferreira Gomes só querem o poder pelo poder.São um bando de falso moralistas que pregam uma coisa e fazem outra. Pelo que se escuta à boca miúda,o projeto de poder deles vai prá mais de 30 anos. Pobre povo do meu Cearazim que vai comer muita chibata desse bando de inescrupulosos.
Deoclécio Feitosa Fachine
Anônimo disse…
Pink Floyd foi muito maior do que ele próprio imaginou.
Rick Wright, wish you were here.
Agora tem de aturar a Madonna com o corpo do Diego Hipólito, aquele ballet para abertura do "Fantástico", e músicas para algodão no ouvido e orquestra.
Ju disse…
e eu, minha geração, a geração dos meus alunos e muitas, muitas outras gerações se encantarão com esse trabalho! ainda bem...
beijos!
: )
Ju disse…
musicoterapêutica é um ótimo adjetivo para "The Great Gig in the Sky". e confesso que caí no mito (ou não) de ver mágico dee oz com "dark sided" ao fundo e nessa música a impressão é divina (pq ela realmente bate com a cena que Doroty vai na tempestade para o mundo ded oz!)
:D
bjs, de novo!
Estamos ficando muito pobres, de repente, este ano. Sonhos a menos.
Edna Federico disse…
Puxa, não sabia...essa semana tô meio alienada.
Que pena...
Beijo
Anônimo disse…
espero que o gilmour e o waters respeitem a memória do wright e não montem dois pink floyds simultaneos (como já fizeram 1a vez) pra ganhar uma grana em cima do morto...
Ricardo Soares disse…
Pelo que vi a morte do rick wright sensibilizou gente de gostos muito diferentes mas com o bom gosto em comum...

andré... li o livro que vc me recomendou na bienal e adorei...quem diria que estaríamos lamentando a morte de um floyd tão em breve... abs

patty ... lindo comentário... também me emociono com essa música... é a tal musicoterapia...bjs

sentimental ... perdemos sim com essa partida... mas a imaginava mais novinha ! vc tb é do tempo das fitas cassete e do vinil ??? não creio! e qual seu nome moça sentimental ? bjs

rm... sumido! alvissaras !!! então vc não conhecia essa versão ? bacana né ? abs

daniel, caro pianista... que bom que concorda comigo... abs

márcia... o cortejo passa e a gente passa a ser saudosista mesmo que não queiramos... bjs

deoclécio ... sempre alerta em cima dessas questões anti- ciristas... aguarde novidades... abs

angelo ... adorei madonna com corpo de diego hipólito ! será que ela vai chorar também ??? abs

ju... tá vendo como o pink floyd é para todas as gerações ? bjs

dona urtigão ... sonhos a menos e sempre prestações a mais... eita mundo consumista... bj

edna... pena mesmo ! bj

márcio... também espero que eles não caiam nessa tentação pois como eu disse com a morte do rick o pink floyd já era... abs
Sentimental ♥ disse…
Amore, seguinte, sou do tempo de jogar beth na rua(aquele tipo beisibol), war na calçada de casa, conga e kichute (sim, eu usei), e minha infância e adolescência foram regadas a muito rock, da melhor espécie, e ótimas influências... beijos

(nome e idade não posso contar aqui... afinal faço um esforço danado pra manter o anonimato e vc vem com esse charme todo me perguntando isso... rs)

Postagens mais visitadas