GENTILEZAS

A inscrição tal qual está pintada acima está se multiplicando em progressão geométrica pelas ruas do Rio de Janeiro. Não há um único dia que eu não esbarre com ela em camisetas e pinturas pela cidade. Hoje, saindo de casa , dei de cara com uma camiseta branca com essa inscrição que estava exposta na vitrine de uma videolocadora no Leme. Além de ser de uma candura sintética e de transmitir bons fluídos numa cidade partida como o Rio o tal "Gentileza gera gentileza" me leva há muitos anos atrás quando eu , jovem repórter , me deparei com o autor do bordão o lendário profeta Gentileza, aliás José Datrino de Oliveira que morreu em 1996. José Datrino , o Gentileza, ex- caminhoneiro ( foto acima) vagava pelo interior de Minas Gerais. Aliás, naqueles idos de 1978 ou 79, estava na cidade de Conselheiro Lafaiete onde então meus pais moravam. Eu trabalhava numa revista da editora Abril chamada " O Carreteiro" toda dedicada aos caminhoneiros do Brasil. Ou seja o profeta era sopa no mel . Uma pauta e tanto. Passei um dia inteiro com ele fotogrando sua surreal figura e entendendo sua trajetória de ex-caminhoneiro que passa a ser um pregador de gentilezas e da palavra de Deus. Terminamos o papo num modesto, úmido e soturno quarto de pensão onde ele me mostrou seu impressionante álbum de fotografias que dava conta de suas andanças pelo país afora. Muitos anos depois deixou de peregrinar e se fixou sob um viaduto perto do cemitério do Caju, no Rio. Virou personagem cult e enredo de escola de samba e agora vejo seu bordão espalhado pela cidade, tantos anos depois de meu encontro com ele. Fico feliz que suas boas palavras se propaguem. Afinal " Gentileza gera gentileza" mesmo. E disso estamos mais que precisados.

Comentários

APPedrosa disse…
Bela história. E tomara que não só o bordão, mas também as gentilezas se espalhem.
Abraços,
Ana Paula
ETC disse…
Bom demais este post, Ricardo!

Temos falta das pequenas e das grandes gentilezas. Gestos que melhoram nossos dias, tão fáceis!

Muito bom passar aqui hoje, eu estava precisando dessa gentileza...

Beijos
Sentimental ♥ disse…
não conhecia a história do 'gentileza gera gentileza'.
vejo com freqüência a frase, inclusive em azulejos, tipo lembrancinha pra presente... acho interessante a mensagem q ela passa, querendo ou não faz a gente refletir.
beijos
Sentimental ♥ disse…
ah, obrigada pelo simpática... rs
beijos
Vee disse…
Num mundo de boçalidades, gentileza gera sim gentileza e apetece sempre! Como apetece ser mais feliz. Feliz daquele jeitinho, sabe?

I mean: feliz-clichê!


Beijos, Ricardo!
Vee disse…
Num mundo de boçalidades, gentileza gera sim gentileza e apetece sempre! Como apetece ser mais feliz. Feliz daquele jeitinho, sabe?

I mean: feliz-clichê!



Gosto muito daqui, apesar dos comentários (meus) esparsados e comumente rasos.

Beijos, Ricardo!
Anônimo disse…
Gente lesa gera gente lesa.
Eis uma verdade.
uma inicitiva para lá de boa! isso só vem a somar... num momento que gentileza vem se tornando apenas mais uma palavra...

abraços...
Aline T.H. disse…
Eu conheci o Gentileza quando ele entrou no ônibus e me entregou uma flor, lá pelos idos de 92. Acho que nunca vi tanta doçura e paz no rosto de alguém como vi no dele, e nunca me esqueci daquele dia. Quando fui morar em Sampa e vim visitar meus pais e vi os dizeres dele cobertos por tinta cinza, confesso que chorei. De verdade. E choro a cada vez que escuto a música que a Marisa Monte fez sobre isso...

Acho linda a mensagem, procuro levar a vida assim, sempre procurei. E que seja realmente mais do que apenas palavras e uma imagem que virou cool!

Beijos, querido!
Unknown disse…
É com extrema gentileza e prazer que venho aqui. Amei o post...

Um beijo
ARMANDO MAYNARD disse…
Tem coisa que se torna enexplicavel, é o caso do JOSÉ DATRINO (Profeta Gentileza), uma pessoa que levava uma vida normal,depois de ter enfrentado uma série de dificuldades (o que no Brasil é comum), muda radicalmente sua vida, virando um andarilho a propagar a 'filosofia' da Gentileza, que tanto faz falta no relacionamento humano do dia-a-dia.E a pensar que na cultura dos "espertos" de nossa época ser gentil é ser ingênuo.Não custa nada ser gentil e o resultado é imediato,um simples bom dia e um obrigado já pode tornar seu dia diferente.Um abraço,Armando(lygiaprudente.blogspot.com)
Jeovanna Maria disse…
Olá, muito obrigada pela visita!
E desculpas por ter me demorado a comentar. Tenho andado um pouco out e além disso meu computador está manuntenção, o que faz da minha vida um delicioso tédio. Preguiça!

Eu e minha irmã estávamos lendo e conversando sobre o Profeta, ela é psicóloga - meio fanática - e ela fez uma análise muito interessante a respeito de seu caráter.
Me deu vontade de escrever sobre, foi uma agradável surpresa tê-lo visitado, acho que me inspirei!

Beijos!
Anônimo disse…
Esse tipo de gesto e posição sempre vem dos mais humildes( o ápice da sabedoria humana), jamais da classe-merda ou dos burguesões que acham tudo e todos ridículos ou bregas, menos ele próprios.
Viva os palhaços, os loucos e o profeta Gentileza.
abraço
JAKEMELLO8 disse…
Eu também cheguei a conhecê-lo quando eu estudava publicidade, 89/90 e topava com ele quase todos os dias pela manhã, carregando sua plaquinha, hora que ele conversava com os adolescentes na porta de um curso na cidade.
Lembro que ele sempre pedia pra na hora em que fôssemos rezar, orar, papear com Deus...não pedir por favor..pedir por gentileza...rsrs.
Ele tinha um olhar impressionante,e sabia chegar direitinho, quebrava barreiras como ninguém...
Que sua mensagem se espalhe muito.
Beijo.
Edna Federico disse…
Sem dúvida, o mundo está muito carente de gentilezas.
Beijo
Sandra Leite disse…
E é tão bom pensar nisso: que há um ciclo (ok, eu sou pollyana) onde coisas/sentimentos nobres atraem coisas/sentimentos nobres. Um ciclo de gentilezas!

beijos
Su disse…
Deixo de vr aqui um dia...
E qdo chego vejo esse post maravilhoso!!
Gentileza todos os dias, repetidas como mantras é o que desejo!!
Gde bjo!
Não sei se conheces o museu virtual do Gentileza

http://oimpressionista.wordpress.com/museu-virtual-gentileza/

Adorei saber que ele virou moda
gentil abraço!

Postagens mais visitadas