NEGRO PRESIDENTE : fará diferença ?

Negro presidente, presidente negro, capa de todos os jornais e revistas do mundo. Chegamos ao fim da semana que a mídia vende como histórica . É ou não é ? Afinal chega ao poder no Império o primeiro negro numa nação fundamentalmente branca , mesclada de muito racismo e intolerância. Mas essa mesma nação que muitas vezes expõe seu explícito racismo ( ao contrário dos brasileiros que escondem hipocritamente) conduz ao poder um "afro-americano" em que pese eu ter implicância com esses termos politicamente corretos. Ao fim dessa semana onde sem dúvida nada será como antes renovamos nossas expectativas de que com Obama será melhor do que com o trash Bush. Mas não nos enganemos e adotemos a postura São Tomé : ver pra crer ! que ninguém se iluda ! Obama foi eleito o presidente do Império . E Império é imperioso e não arrefece suas garras. Mesmo que elas permaneçam fincadas com ternura. Mas sempre endurecendo. Ver pra crer.

Comentários

Roney Maurício disse…
Grande Ricardo,
permita discordar em gênero, número e grau: a diferença está em que lá foi POSSÍVEL colocar o negão no poder.

Em Cuba, na Venezuela, na Bolívia dos sonhos de Morales, numa hipotética Colômbia das Farc, na China, no Irã, et caterva... é IMPOSSÍVEL, porque não há (haveria) eleições livres e democráticas, além das demais instituições necessárias ao triunfo da LIBERDADE.

Não se iluda: o "império" muda o tempo todo, e agora está criada a oportunidade HISTÓRICA de mudar muito mais, talvez para melhor.
leve solto disse…
Difícil falar algo diante de gigantes como vocês: Ric e RM...rs

Quando crescer quero ser igualzinha aos meus amigos...rsrs

(desculpe, mas hoje é domingo, tô na maior preguiça de falar sério... Mas valeu o ótimo texto!)

beijo democrático!!! rs

Mara
Kiara Guedes disse…
Amigo, eu gostei do resultado mesmo. Não acho que ele vai nos salvar de todo mal e nem de longe é o messias, mas acho que mudanças por elas mesmas já podem ser comemoradas. Brancos votarem em negros naquela sociedade é uma coisa que sim, pode se chamar de mudança, mas acredito que muitos (espero mesmo que a maioria) tenha votado pelo historico intelectual e blablablas que formam um homem.
Para os que se decepcionarão (lá, qui e acolá), bem... é pq esperaram demais, e acredito que por tudo o que passamos é pq nos permitimos, nao somos vitimas. Azar. As pessoas deviam esperar menos de seus companheiros, que dirá de um politico... Mas tbm dou o desconto, por termos passado todos esses anos governados por um caipira burro - e não ser isso, pra mim, ja é merito, e dos grandes!
O importante é termos oposição... Pois tenho um exemplo em minha cidade o pior: assembleia, prefeitura, governo, judiciario e imprensa todos "aliados"e dai nao dá pra ter politicas publicas, apenas politicagem e interesse próprio. isso sim, indigna.
temos sim que esperar pra ver, ser Tome mesmo, e tomara que seja muito, só nao gosto dessa linha que vem sendo puxada por Diogo Mainardi e cia pra quem nao existe a possibilidade do bem, o que pra mim (honestamente) é uma farsa que dá ibope.
Beijos adomingados!
Anônimo disse…
Fazia muito tempo que eu não me emocionava com a política de forma positiva. Geralmente, essa emoção toda vem de forma esquizofrênica-sagitariana e possuída de ódio. Algo entre a noiva do chucky e a menininha endiabrada do exorcista..rs..

mas, dessa vez foi diferente. Se ele vai mudar alguma coisa? Não sei, mas, certamente os EUA já mudaram um pouquinho só com a eleição do bonitão. Um passo foi dado, agora, concordando com o RM, foi criada a oportunidade, vamos ver se será aproveitada. Mas, isso não minimiza o "feito" dessa semana.


>>>>>>>Maroca, esses moços são sérios até no domingo hã??? rs rs rs


beijos!
Já estou até esperando, algo errado que Obama fizer, virem as criticas. " Só podia ser Negro"
Infelizmente a sociedade em que vivemos, mesmo disfarçada é preconceituosa. No dia das eleições disse pra mim: Ricky, tu viu "o negão" ganhou. Lamentável
Anônimo disse…
e além de toda a expectativa mundial, Barack Obama recebe a ‘herança maldita’ do governo Bush, avaliado por muitos como o pior de toda a história dos Estados Unidos. O trabalho de limpeza ali não vai ser fácil. Mas isso não é novidade para os negros:

“O branco inventou que o negro quando não suja na entrada, vai sujar na saída...que mentira danada.... Na verdade a mão escrava passava a vida limpando o que o branco sujava. Êta branco sujão!” – G.Gil
Anônimo disse…
Ricardo, os EUA só se justificam como exploradores e agressores, o oba-oba Obama irá até a próxima intervenção.
Agora os arautos da "democracia" vem com essa conversa fiada de que império será bonzinho.
Para quem caras-pálidas ?
Para sua própria sobrevivência e liderança espúria.
abraços ao rei da blogosfera
A Autora disse…
Fiquei feliz com a eleição de Obama porque ele era o melhor candidato. Quanto a ser negro (concordo também com vc, Ricardo: detesto esses termos supostamente corretos), não vejo em que isso irá interferir na política. Mas, simbolicamente é, sem dúvida, uma boa mudança.
Acho que vai dar uma ducha de água fria na discussão racial. Afinal, vão descobrir que o poder (e suas teias) não tem cor. Assim como cá no Brasil descobrimos que ter ou não diploma não significa tanto assim para o principal mandante.
Alexandre Core disse…
Afro-americano? Não! Afro-queniano.
Pensei que Obama tivesse sido eleito por sem mais compentente e mais preparado para o cargo do que o seu rival. Será que o americano (brancos, negros, latinos, amarelos) votariam em alguém para o cargo mais importante do mundo só pela cor de sua pele?

Se Obama tivesse perdido, eu ainda entenderia que TODOS os jornais do mundo (e em particular os daqui do Brasil) estariam afirmando que isso aconteceu porque ele é negro (mestiço na verdade). Mas já que ele venceu, deveriam exaltar as suas qualidades como homem público, como senador...nunca a cor de sua pele. Será que não fazem isso porque Obama não possui tais qualidades? Será que é porque a única qualidade visível em Obama foi o seu poderoso marketing político e sua retórica impecável, além, é claro!, de seu discurso de auto-ajuda que venderia mais livros do que todos os outros dessa categoria juntos?

Postagens mais visitadas