UMA REVISTA DE BRASIL NA TV BRASIL


Os repórteres Humberto Borges, Chris Araripe e Mariana Monteiro

O programa chama "Revista Brasil" mas na verdade é uma revista de Brasil na medida em que, a grosso modo,trata de temas e questões referentes a cultura, comportamento e questões sociais. Temas para lá de abrangentes, desafios para lá de gigantescos para se fazer uma revista dominical de uma hora de duração com três temas e finalizada de maneira minimamente original , fora da mesmice corrente nas linguagens jornalisticas televisivas. O programa vai ao ar todos os domingos das 17 às 18 hs na TV BRASIL e cabe ao telespectador julgar se temos ou não cumprido nossos objetivos.Na minha avaliação sim mas eu sou o suspeito número 1 para falar no assunto visto que formatei o desenho final do programa e o supervisiono. Na verdade se falo aqui de mim e do programa é pra repartir com meus amáveis leitores a alegria de ter assistido a um belíssimo programa que foi ao ar no último domingo que tinha como temas Moda, Feiras, Infância e Samba do Trabalhador.A apresentadora Luiza Sarmento

Tudo tratado de maneira ágil com roteiro enxuto e edição e sonorização competente. Em que programa afinal você poderá saber que na Cidade de Deus tem uma escola de moda chamada Lente dos Sonhos ? Conhecer feiras livres de Copacabana, Laranjeiras, a feira nordestina de São Cristovão ou a oriental do bairro da Liberdade em São Paulo ? E tudo ao mesmo tempo agora ? Isso sem falar de uma feira de carros usados no Rio, o projeto "Gol de Letra" na sua sede carioca e o maravilhoso projeto "Samba do Trabalhador" ( que tem a frente o craque Moacyr Luz) em pleno Clube Renascença no Andaraí.De quebra você ganha a poética crônica televisiva do Humberto Borges, conhece uma garotinha incrivel que mantem um blog com historinhas originais e passeia pelas ruas do Rio ( e às vezes São Paulo e outros estados) conduzido pelas mãos das repórteres Mariana Monteiro, Chris Araripe e Fernanda de David. Ah, estou puxando muita sardinha para a minha brasa mas é que todos os aqui citados ( mais a apresentadora Luiza Sarmento , a editora- executiva Sonia Nunes, a produtora - executiva Fabianna Amorim e todos os demais. Cliquem aqui. ) sabem o quanto fui econòmico nos elogios até pouco tempo atrás e tão pródigo em criticas até achar que todos tinhamos encontrado nosso tom. Com altos e baixos esse tom está no ar. E, com o perdão do clichê, tenho orgulho dessa equipe que vencendo tantas dificuldades técnicas e operacionais tem mantido um programa de Brasil da maior dignidade. Faz pouco mais de um ano que temos esse formato e nesse período tivemos alguns ajustes, nenhum deles traumático. Sou grato aos que pelo programa passaram , ajudaram na sua consolidação, mas não ficaram. Tudo na vida são ajustes. As vezes ajustamos, as vezes somos ajustados mas jamais minha avaliação dos profissionais foi pessoal e sim profissional. Sucede que principalmente em cargos de comando é preciso ter a frente espíritos agregadores, positivos, otimistas e nao anacrônicos. Em tv hoje em dia ninguém inventa a roda mas se recriam velhos traçados. Pela resposta dos telespectadores, pela equipe que trabalha com bom astral e por todo esse grupo que mantém o programa de pé queria aqui render minha homenagem a essa equipe. E recomendar que vocês assistam ao nosso "Revista Brasil" da tão falada TV Brasil que como já lembrou a Helena Chagas (diretora de jornalismo dessa tv) em artigo no Estadão é uma tv muito criticada por aqueles que não a assistem. Posso lhes garantir que a equipe do Revista Brasil e vários outros programas da casa (tanto da área de jornalismo como da de produção onde estou inserido) está tentando é fazer televisão. Nos dêem pelo menos o benefício da dúvida antes de sair atirando.

Comentários

Aline disse…
Gostei muito da proposta, vou tentar acompanhar. E precisando de reforços jornalísticos, estou à disposição! Adoro telejornalismo ainda mais com uma abordagem diferenciada!

Abraços
layla lauar disse…
Oi Ricardo

Vim agradecer e retribuir a sua visita...

Eu quase não vejo TV, mas vou anotar a sua dica para assistir a esse programa Revista Brasil e também a dica do post anterior (que adorei a leitura) e o próximo livro que vou comprar para ler é o de André Gorz “Carta a D. História de um amor”.

A própoito o poema que você gentilmente elogiou é meu sim e se já tinha ficado feliz por demais com o elogio, depois de ler o seu curriculum, fiquei hiper feliz...e mais uma vez agradeço.

Um abraço e gostei muito do seu blog e de tudo que li aqui.
Humberto Borges disse…
Puxa!
No sentido de caramba.
Você é a corda,
Nós somos a caçamba.
Obrigado geral!
ELISABETE CUNHA disse…
Ricardo

Ainda não tive oportunidade de assistir. Com certeza assistirei esta semana. A TV BRASIL é minha parceira desde o tempo do X TUDO onde curtia com meu filhote, lembro que ele bebê e eu babando esperando CASTELO RA TI BUM. Amavaaaa. hoje acompanho a qualidade do SEM CENSURA E TODAprogramação.

APAREÇA RICARDO...
Kiara Guedes disse…
Oi... me atualizando de vc. Bjs
Cinthya Rachel disse…
Ah Ricardo, mas e o prazer de criticar por criticar? O povo adora. É o famoso não vi e não gostei. Não sabia que vc tava na TV Brasil, eu mandei um projeto pra lá bem no começo. Queria mandar meu release atualizado pra vc, como faço? Beijos

Postagens mais visitadas