bases americanas na Colômbia

esse é o bairro San Cristobal, periferia de Bogotá. Foto tirada há dois anos.
Os governos da Espanha e do Brasil articulam reações conjuntas da União Europeia e da América Latina contra a intenção dos EUA de ampliarem sua presença militar na Colômbia, com distribuição de soldados e civis americanos em três bases no país. Para Espanha e Brasil, isso significa trazer para a região a lógica da militarização e uma corrida armamentista, com a Colômbia servindo de plataforma para os EUA e a Venezuela, para a Rússia.


A notícia acima espalha-se hoje pela mídia. Para mim é inesperada pois sempre achei que com a saída de Bush,aliadíssimo do presidente colombiano Álvaro Uribe,os americanos de certa forma seriam menos ostensivos na Colômbia onde nunca fizeram força para se esconder. A presença militar deles é massiva e abusiva como eu mesmo pude experimentar nos vários anos que fiquei indo e voltando àquele país por conta de rodar o documentário "Colombianos" que infelizmente só passou duas vezes na Tv Cultura e uma vez na Tv Brasil.
Bem, como vejo, ainda tenho muito a aprender sobre política externa na América Latina e parece que Obama não quer dar mole para os interesses deles lá na Colômbia e adjacências. Não sei o que pensa oficialmente sobre isso Marco Aurélio Garcia,assessor do presidente Lula para esses assuntos latino-americanos. Mas acho que deveríamos nos preocupar sim pois a Colômbia ao contrário do que apregoa a midia pró-Uribe ainda está longe de ser um país que viva em paz. Independente das FARC a violência no campo continua altíssima e atívissimo também os paramilitares que praticamente tem beneplácito oficial para sair matando a esmo. Apaixonante e perigosa Colômbia. Prestemos atenção pois no movimento dos americanos por lá.

Comentários

Marcio Gaspar disse…
a politica externa do governo lula é um sucesso tão inesperado quanto incontestável.
Anônimo disse…
Caro Ricardo, gostaria de ver novamente "Colombianos" pela atualidade e a qualidade do trabalho.
Uma aula de Colômbia para quem gosta do tema.
abraço
Stella disse…
Até agora não vi Obama fazer muita coisa pra mudar essa situação, sabia? E o Lula, como já deixou esclarecido, é um inútil.

:/

Beijos

Postagens mais visitadas