PARAÍSOS POSSÍVEIS : é segunda, terça e quarta. Oito e meia da noite. Tv Brasil.

A partir dessa segunda e até quarta, às oito e meia da noite, A Tv Brasil passa a exibir uma série documental que gravei ano passado em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Pantanal. Por que a chamei de "Paraísos Possíveis" ? porque se não prestarmos atenção à manutenção às áres úmidas do planeta (onde ainda estão os mais lindos recantos desse planeta) logo tudo vai virar cimento ou pó ou qualquer outro totem inanimado que os ALPHAVILLES da vida nos impingem. Como vejo meu paraíso possível da Granja Viana (nas cercanias de São Paulo) ser metodicamente dizimado torço para que séries documentais como essa que tive o privilégio de fazer possam alertar as pessoas para os perigos que corremos. Abaixo transcrevo todo o material de divulgação que a TV Brasil disponibiliza sobre a série em seu site.CLIQUE AQUI.

Paraísos Possíveis é a nova série da TV Brasil que estreia nesta segunda feira, às 20h30.

A TV Brasil acompanhou, em julho de 2008, a Conferência Mundial sobre Áreas Úmidas, realizada em Cuiabá, no Mato Grosso. Ali, conversou com vários ambientalistas e renomados cientistas internacionais sobre esses ecossistemas que estão entre os mais ameaçados do mundo. Em seguida, a equipe da emissora acompanhou uma expedição científica pelo pantanal adentro, registrando cenas, ouvindo lendas e trocando ideias.


O resultado está na série "Paraísos Possíveis", de três epísódios, que irá ao ar de segunda (13) a quarta-feira (15), na TV Brasil.


O primeiro episódio desta segunda fala sobre a Conferência, que reuniu dezenas de cientistas e especialistas de 28 países com o objetivo de discutir soluções para impedir a degradação das áreas úmidas do planeta.


Nesse capítulo, os depoimentos são de cientistas que narram as características de ecossistemas localizados em lugares tão distintos e distantes como Iraque, Estados Unidos, Rússia, Coréia, Colômbia, Argentina, Botswana e Venezuela. As veredas de áreas úmidas mais ameaçadas do planeta ficam no Brasil.


O episódio apresenta ainda a expedição que percorreu veredas da Chapada dos Guimarães, também no Mato Grosso, mostrando uma enorme variedade de imagens e sons.


Na terça-feira (14), o programa faz uma expedição pelo Pantanal Matogrossense e acompanha uma equipe de cientistas. Em sete dias, o grupo percorre mais de 600 quilômetros Pantanal, desde Porto Jofre até Cáceres, passando pela reserva do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, serra do Amolar, morro do Caracará e outros pontos pouco conhecidos da região.


Enquanto a TV Brasil registrava os melhores momentos da aventura, os cientistas da expedição colheram amostras da biodiversidade a fim de aprofundar estudos e soluções para os problemas do Pantanal e de outros locais.


No terceiro e último episódio, de quarta-feira, será traçado um perfil da gente que vive e trabalha no Pantanal. Foi durante a viagem pelas inúmeras paragens do pantanal que Paraísos Possíveis pôde acompanhar e registrar o contato direto dos cientistas com a população pantaneira.


A vivência do povo da região foi importante para os especialistas que puderam conhecer as muitas nuances de um paraíso ainda possível e pouco conhecido. Nesse imaginário se fundem lendas, tradições e festas populares da região.


Direção geral e roteiro: Ricardo Soares

Direção de fotografia, de Cleumo Segond

Comentários

Anônimo disse…
Imperdível, principalmente para quem como eu não conhece a região.
Se a fotografia do documentário é esta aqui do post, nota dez.
abraço
Su disse…
Agendado e divulgado!!!!

Conheço essas áreas e realmente apenas alguns de nossos paraísos que estão em perigo e ainda tem gente que acha que é mito que tudo pode acabar, assim como o homem foi na lua!
É mole!?!?
Gde bjo!
Di Donato: disse…
Salve Ricardo.
Meu caloteador é o ex deputado sanguessuga Paulo Feijó RJ
O safalhorda me deve R$27.000,00 da campanha para prefeito em Campos Rj na ultima eleição.
Estamos junto e pau os caloteiros
Parabéns, antecipadamente.
A Chapada eu conheci, e jamais esquecerei; espero voltar.
Danitza disse…
eu conheço alguns, possíveis e imagináveis!!!!
Sucesso no programa!

Postagens mais visitadas