BLATTER E A PARADINHA


Os suiços, como sabemos, não são conhecidos por seu senso de humor. Seus chocolates e a suspeitíssima "neutralidade política" deles vem muito antes. Portanto,a não ser que for uma notável exceção à regra, o cidadão suiço Joseph Blatter, cartolaço-mor da FIFA, não é ,digamos assim, um homem com sabor tropical ,senso de humor ou sorriso fácil. No entanto seus poderes podem tirar em breve de todos nós uma das instituições mais saborosas do futebol que é aquela "paradinha" antes do jogador bater um penâlti. Isso é tão antigo e tão quase sagrado quanto o goleiro se adiantar na hora de tentar agarrar  o penâlti. Pois o burocrataço Blatter quer acabar com a graça. É por isso que o futebol, já transformado muito mais em negócio do que em arte, vem perdendo ano a ano a sua graça.Querem tirar dele mais do seu tempero para colocar mais objetividade, pragmatismo, dureza. Business acima de tudo. Tempos difíceis esses quando qualquer forma de lirismo ou poesia são coibidas. Até no futebol. Pausa pra reflexão : Pelé entre tantos dos seus atributos notáveis também se tornou célebre por conta de sua "paradinha" antes de bater um penâlti. Acho que muitos de nós queriamos muito mais do futebol da era Pelé do que da era Blatter.

Comentários

Marcio Gaspar disse…
discordo, meu caro... a paradinha do pelé - sutil, e sem mudar a perna com que já vinha preparado para bater na bola - não tem nada a ver com o que faz hoje, a mioria dos que usam esse artificio. o sujeito pára por longos segundos, ameaça bater com uma perna e bate com a outra. uma palhaçada e sobretudo, uma sacanagem com o goleiro que já está em posição dificilima naquele momento. apóio a proibição exatamente para manter a graça do espetáculo, ao contrario do que vc diz. e tb não acho que o futebol está desinteressante. assito a tudo o que posso, de milan x real madrid a asa de arapiraca x quinze de piracicaba. e sempre me divirto.
Ricardo Soares disse…
ahhhhh Marcinho , seu romântico incorrigível!!! que bom que vc acha graça nesse tédio brutalizado do futebol atual...acho um saco e náo vejo mais nada...enfim , viva a diversidade!
Anônimo disse…
Blatter acaba de beneficiar o infrator, Pelé inventou como gênio da bola um solo de Hendrix para seu show.
No futuro o futebol vai se transformar em halterofilismo, vale-tudo com intervalos comerciais.
Parei, larguei.
Angela disse…
Olá,
Passei por aqui pq conheci seu blog através do blog da sua irmã, Ana Lúcia.
Qto ao post, será que posso dar pitaco? Gosto de futebol e creio que será meio complicado os jogadores cobrarem a falta sem a paradinha, estão tds viciados. Falei bobagem? Gostei do que vi e li aqui, por isso, virei seguidora do blog.
Abraço,
Angela

Postagens mais visitadas