TRISTES DADOS AUTOMOTIVOS


Hoje foi teoricamente o dia mundial sem carro. Em São Paulo a teoria foi superlativa.Os congestionamentos foram acima da média e seria redundância dizer que já vivemos o apocalipse de trânsito por aqui.Continuam crescendo os incentivos para que todos comprem carros (sobretudo novos), o governo festeja os recordes de produção e continuamos a investir pouco em transporte público, o metrô é insuficiente para cobrir a vastidão da megalópole, as ciclovias inexistem e as leis de trânsito continuam a ser burladas. Hoje mesmo ouvi em duas fontes diferentes ( uma emissora de rádio e um jornal) de que não passam de 100 em todo o Brasil  os punidos por cometeram barbaridades (assassinatos inclusive) ao volante. E as penas quando muito vão apenas até a cassação da carteira de motorista. Com isso não se torna mais irritante ainda aquele discurso de que o Brasil caminha para ser nação do primeiro mundo ? qual primeiro mundo ?

Comentários

Oi, Ricardo!

Ontem, em Salvador, houve sim a lembrança desta data.

Eu mesmo adoraria ir ao trabalho de bicicleta. De verdade. Uniria o útil ao agradável. Mas tente pedalar aqui na "terra da felicidade" pra ver o que acontece. Sabe, aquele desenho do Pateta - em que um simpático e pacato sujeito se transforma quando assume um volante de carro - é perfeito para ilustrar o que acontece no trânsito não apenas daqui como também de outras cidades brasileiras.

Não teve jeito: com um péssimo transporte público ( os ônibus daqui são uma vergonha), sem metrô ( numa ladainha de obras que se atrasam há uns 10 anos e quando inaugurar se tiver uns 5km de linha já será muito), sem ciclovias e até mesmo com os passeios detonados e servindo de estacionamento, o jeito foi queimar gasolina mesmo. :(

Tem dois livrinhos bacanas sobre trânsito: "Apocalipse Motorizado", Ned Ludd e "Trânsito Assassino" de Marc Tawil.

E não que seja interessante, mas dediquei umas linhas sobre trânsito no meu blog, sob o título curioso "Punheteiros do asfalto"...rsss

Um abraço!
Fernanda disse…
Por aqui se lembrou a data sim...
Mas creio que aqui é muito mais fácil deixar o carro na garagem porque o transporte público funciona de maravilha...
Uma capital brasileira onde fiquei abismada com a ausência de transporte público foi...São Luis (MA)...
Sem comentários, certo?
Ah! Boa Vista (RR) também é fogo...lembrei agora; quando estive lá, eu e o rapaz que me dava carona prá lá prá cá trabalhando, aplaudíamos os ônibus que passavam:raríssimos.
Alline disse…
Brasil = incoerência
Salete disse…
Meios de transporte, assunto de toda campanha política...
Será que os governantes acostumaram-se com as denúncias e indignações dos cidadãos a ponto de ignorá-las? A resposta está mais para sim. A inércia vem de todos os lados. Precisamos nos unir por uma medida eficaz. Achei ótima a idéia de avaliar os politicos com notas, e o cidadão reeleger os "nota 10".
O político manteria-se mais acordado para os clamores dos eleitores? Temos canais reconhecidamente sérios para estruturar essas avaliações?

Postagens mais visitadas