CARNAVAL DE LUANDA


Esqueça suas referências de luxo e riqueza na Sapucaí. Esqueça a frase de Joãozinho Trinta de que pobre gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual.Não tome Rio, Salvador, quiçá São Paulo como referência. O carnaval de rua de Luanda não é nada disso. O chamado desfile da classe A (Adultos), o que equivale ao nosso grupo 1 , aconteceu nessa tarde/noite na capital angolana e fiquei pasmo com o que vi. Adorei a passagem pela avenida marginal de grupos como Unidos do Caxinde, União Mundo da Ilha, União Amazonas do Prenda, União  Kazukuta do Sambizanga , União Operário Kabocomeu e outras (somam 14) que ao som de Semba ou Kazukuta, dois ritmos distintos e sensacionais, representaram as comunidades de bairros ( que aqui chamam de municípios) como Ingombota,Maianga ( onde moro), Rangel ,Sambizanga, Samba e K.Kiaxi.  Mesmo que o brasileiro acostumado com os nossos desfiles perceba que os adereços e carros alegóricos são toscos se comparados aos nossos sobra no carnaval de rua aqui na avenida marginal uma profusão de ritmos que há muito não vejo no Brasil. O conteúdo musical, o som mesmo, a percussão deles , mesmo sem aquelas  nossas baterias gigantescas está muito mais rico que o nosso. Curioso é que os enredos ( que passam até por preocupações nacionais como o combate ao paludismo) são cantados muitas vezes em quimbundo  o que torna aos nossos ouvidos todo o ritual muito mais original.  Me surpreendi com o que vi. Imaginava um carnaval pobre com sanha de copiar o nosso e vi coreografias e referências totalmente diferentes.  

As fotos que ilustram esse post são do Sérgio Tulio Caldas 

Comentários

gentil carioca disse…
Achei visualmente bem semelhante ao daqui, Ricardito. Não com escola de samba, é verdade, mas com o carnaval de rua mais...raiz. Só faltaram as máscaras e as serpentinas...
bjks saudosas
Ziriguidum!
ANA LÚCIA disse…
... Uma postagem melhor que a outra. Estou apredendo muito sobre Luanda e não sabia que por ai tem tempestade de areia e carnaval que parece também bem animado.
bjs e saudades.
Ana/Vi
Que inveja de vc, meu amigo!!!
Imagino a riqueza desse povo!
Estou adorando as histórias de Luanda.
Beijos
Carnaval bem parecido com o de rua daqui do Brasil...

Lindas fotos... um colorido fantástico...

Coloque mais fotos....
Elisabete Cunha disse…
Olha, muito parecido com os desfiles dos blocos Afros tipo "primo pobre" daqui de Salvador. Que são na realidade os verdadeiros blocos Afros que sobreviveram a essa invasão plástica do carnaval baiano.

Postagens mais visitadas