MANUEL RUI, síntese de Angola ?

O gajo acima é o escritor angolano Manuel Rui , nascido em 1941 no Huambo, e que durantes anos morou em Coimbra, Portugal, onde estudou direito.Eu, ignorante, não o conhecia até que fui apresentado aos seus escritos pela minha mui amada professora carioca   Cristina Varandas que me recomendou e emprestou com entusiasmo "Quem me dera ser onda" nessa edição portuguesa abaixo. É leitura rápida de poucas horas e uma novela superlativamente boa. De certa forma é uma maravilhosa metáfora da sociedade angolana com seus códigos, leis e burocracias que permitem multiplas interpretações. Em resumo trata-se da história de um porco chamado "Carnaval da Vitória" que passa a viver no sétimo andar de um prédio residencial de uma Luanda recém -liberta do colonialismo. No Facebook a dramaturga Noemi Marinho me informou que o livro saiu no Brasil pela editora Gryphus em 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas