TV GLOBO EM ANGOLA

Estou há quase um mês em Angola e nem me atrevo a tirar qualquer conclusão generalizante do país. Aliás esse é um erro muito comum entre viajantes amadores e profissionais.Julgar um país ou um povo por impressões parciais ou visitas ocasionais. No entanto a pouca permanência aqui já me fez perceber que de fato a Tv Globo tem que ser respeitada pelo seu poder de fazer marketing e inventar situações onde fala bem de si mesma. Para isso inclusive existem programas como "Vídeo Show' e o "Altas Horas". Digo isso pois desde sempre ouvi dizer que a  Globo paralisa Angola, mobiliza corações e mentes, exerce uma influência cabal na vida política , cultural e comportamental aqui. Pura balela. Eles contam e quem não está aqui acredita. Evidente que as novelas globais aqui são bem assistidas , que a mulherada copia o cabelo da Thaís Araújo, que detritos como a Xuxa são cultuados mas daí a dizer que a Globo aqui é referência é um absurdo.Tem alguns programas com boa audiência mas , para o bem e para o mal, a tv angolana tem seus próprios modelos, atrações e astros locais. A Globo produz aqui inclusive um programa  chamado "Revista África" onde trabalham alguns colegas conhecidos mas, repito, não é a lider de audiência e nem sequer referência única como quer fazer crer.  Força a barra mesmo ao insistir que é a tal. Exemplo foi a aparição da Regina Casé pela gigantesca feira "Roque Santeiro" aqui de Luanda ,riquíssima em diversidade humana e  já citada no blog. Pois  dona Casé ,com tanta coisa pra mostrar nessa feira, (mas muita mesmo) concentrou seu foco num personagem que sintonizava em sua barraca a Tv Globo...eita nóis!! isso é que é ser auto-centrado né? Querem dar a impressão que a Globo pára o Roque Santeiro, a maior feira da África. Por isso que a charge acima é pertinente. Se você não pensar e só assistir realmente deixa de existir como ser pensante e que opina. A charge,aliás foi tirada de um blog sensacional chamado "Rio de Chinelo" que é assinado por Janir Jr. na edição on -line do jornal " O Dia". (Clique aqui) . Aliás se o Janir ou alguém souber o autor da charge me avisem... saudações angolanas e volto já!

Comentários

gentil carioca disse…
Já tinha visto essa charge em algum lugar...é ótima.
Ricardito baby, deixei uma coisinha pro senhor lá no Gentil.
Quem sabe assim vc não aparece?!
Humpf.
Jaime Guimarães disse…
Ah, que ótimo ler um post assim para desmitificar toda essa "influência" da Globo além mar!
roberto disse…
não é uma charge...é um grafite numa rua do Rio...
Su Parente Souza disse…
A Globo é também uma estranha senhora que hoje sorri e amanhã te devora ..
Sou uma anti-social. Desabilitei Globo+SBT+Record e ignoro tudo que fazem mesmo. Sou professora e infelizmente 90% das pessoas que convivem comigo dão uma audiência e tanto para a Globo. Cansei de ir contra a corrente e assim passei a ignorá-la o tanto quanto for possível. Assim consigo conviver melhor e olhar para as pessoas sem enxergar esta senhora. Meu mundo ficou melhor e eu mais tolerante com todos a minha volta.
Herminio Freezy disse…
Eu estou em Moçambique , estava no brasil a mais ou menos 2 anos , eu gostava muito do Programa LINHA DIRETA . Tenho Tv a cabo e consigo ver Novelas , algums programas da Globo , mas A Linha direta nao passa aqui , Gostaria muito que passasse !
jbabin disse…
Oi Ricardo, como vai? Eu estava pesquisando sobre Angola na internet e me deparei com o seu Blog. Sou profis. audiovisual e atualmente alguns amigos me dizem que em Angola existe algumas boas oportunidades para a area. Oq você acha s sobre isso. Aqui no Brasil eu ja trabalhei em grandes produtoras e finalizadoras de cine e tv e hoje aos 40 gostaria muito de me aventurar em algo que exija um desafio.
Ricardo Soares disse…
Prezado J.Babin...se vc estiver disposto a enfrentar o caos urbano que é Luanda, capital de Angola,creio que o mercado é ainda interessante... arrisque mas saiba que sua qualidade de vida será reduzida...absss

Postagens mais visitadas