o que assistir na tv aberta ?



Óbvio o que vou escrever,mas vá lá. Essas novas mídias que tanto assustam os grupos de comunicação (blogs,sites,facebook,twitter) se tornam poderosas redes de troca entre humanos quando assuntos até então improváveis passam a ser descobertos como potenciais alavancas de polêmicas.Exemplo: meu facebook é relativamente recente e ricamente frequentado para sorte minha.Não sei se por resultado desse modesto blog ou pela minha trajetória profissional fato é que faz tempo excedi o limite de 5000 seguidores.  
Pois anteontem eu coloquei no Facebook um chiste que consistia em propor aos meus leitores/amigos/frequentadores que me listassem (se possível fosse) 10 bons programas da Tv aberta ( eu disse aberta!) que valessem a pena ser assistidos. Quem acertasse ganharia um maravilhoso tubinho de drops Dulcura sabor aniz que imagino extinto. Pois a combinação entre o Dulcora e essa proposta rendeu uma infinidade de comentários interessantes e curiosos com muita gente confundindo (como eu imaginava)programas da tv aberta com a fechada.
Teve gente que disse terminantemente ser impossível listar dez bons programas na nossa tv aberta, teve gente que se recusou a fazer a lista porque náo curte Dulcora de aniz, teve gaja interesseira como a Débora Pacheco que só fazia a lista se ganhasse chocolate Lindt e teve gente que até arriscou a lista mas não conseguiu chegar os 10 programas com exceção da Adriana Marques que conseguiu a proeza de  listar os seus "10 mais"...
Reproduzo abaixo :


Vamos lá:



- Café Filosófico

- Roda Viva

- Metrópolis

- Vitrine... Ver mais

- Radiola

- Cultura Mundo

- Cartão Verde

- Entrelinhas

- Autor por Autor

- Zoom

- DocTV


... ooops.. passei da conta...

Como você pode perceber, a única TV aberta (em minha opinião) que é possível se assistir com satisfação e conteúdo, é a TV Cultura. Paradoxalmente, é a que conta com a menor audiência...

Não sei se fico envaidecido ou estarrecido com a lista da Adriana.Envaidecido pq dessa lista ajudei a criar faz muitos anos um desses programas que é o Metrópolis e participei como apresentador ou moderador de muitos "Roda Viva" sem contar que o "Entrelinhas" surgiu após o reavivamento de programas de literatura na tv como meus extintos "Literatura" e "Mundo da Literatura".Mas, pequenas vaidades a parte, meu estarrecimento é justamente por uma questão que nos aponta a Adriana. O paradoxo entre qualidade e audiência questão que incomoda sucessivas direções da Tv Cultura que não mantem sequer uma linha de continuidade em sua politica de programação pois seus cargos chave são sempre ocupados por conveniências politicas sazonais e náo por competência o que é outra questão pra lá de polêmica. Cada presidente que fica pouco tempo no cargo não consegue levar adiante os seus preceitos e convicções e ainda desmancha o trabalho do seu antecessor.

Acho louvável a lista da Adriana mas nem de longe concordo com ela.Mas isso não tem nada a ver. O que pra mim tem a ver é que como profissional de tv e entusiasta do gênero é consenso inclusive entre meus leitores do Facebook que está cada vez mais dificil se assistir programação de qualidade na tv aberta. E quem tem que fazer algo sobre o assunto a não ser nós mesmos profissionais do ramo e os telespectadores que devem exigir o seu quinhão de qualidade ?

Eu não perdi as esperanças e venho tentando há anos fazer o meu quinhão. Mas lhes confesso que é muito, muito dificil visto que a tv aberta brasileira hoje é terreno fértil para as nulidades triunfarem como bem diria o finadíssimo Rui Barbosa. Grassa a incompetência. Nas tvs públicas cargos chave são nomeações politicas e não por mérito. E nas tvs privadas almofadinhas de mercado, homens de negócio e marketing e não profissionais de conteúdo é que dão o tom. Dai a tragédia atual. 

Comentários

Jaime Guimarães disse…
Faz tanto tempo que não acesso meu Facebook que nem lembro mais da senha...eu tentaria participar deste desafio, não pelo drops Dulcura aniz, mas pelo DESAFIO mesmo, porque iria "quebrar a cabeça" para encontrar ao menos 5 bons programas na TV aberta.

Que eu nem assisto direito. E nem tenho acesso a canais exclusivos ( ou "pacotes por assinatura"). Nesta listinha de programas da TV Cultura alguns não são exibidos aqui pela TVE baiana - que também apresenta algum conteúdo regional interessante - e sobra muito pouco. Ricardo, experimente um dia desses que passar por Salvador, assistir a programação local no meio dia. Não se surpreenda se a tela da TV ficar vermelha e exibirem corpos mutilados, decapitados, crivados de balas e toda a sorte de violência possível.

"Cada presidente que fica pouco tempo no cargo não consegue levar adiante os seus preceitos e convicções e ainda desmancha o trabalho do seu antecessor." Por que tem que ser sempre assim? Na educação, minha área, é a mesma coisa, basta trocar o "presidente" pelo "secretário de educação".

E interessante você escrever sobre a TV aberta porque também fiz breves considerações sobre TV aberta, humor e a "Mulher Arroto". Caso tenha um tempo convido-o à leitura.

Abs!
Vc disse que não concorda com a "lista da Adriana" e daí fiquei mais curiosa ainda quanto a qual seria a sua lista. Sei que pode ser embaraçoso a um profissional respeitado da área divulgar tal lista, mas...vai, conta, vai! ( Sou aquela velhinha enxerida...) E eu não consigo pensar em coisas que valham a pena, gostei da lista dela, a princípio.
Edu Campos disse…
Vou levantar outra questão relativa às TVs abertas.
Tô precisando de uma grana e tô pensando em amarrar dois dos meus filhos a um cavalo e arrastá-los por uma boa légua de estrada cascalhada. O que sobrar, divido entre porcos e galinhas. A questão é: que TV aberta paga mais pela cobertura do negócio todo e uma entrevista minha, ainda sujo de sangue, ao seu programa dominical para a família brasileira ?
Edu Campos disse…
Quanto aos dez da tua pergunta, eu começaria pela Inezita, o velho Viola, tão menosprezado por nossa gente letrada e estudada. Roda Viva perde muito tempo adulando a vaidade de figuras humanas desprezíveis, tais como novos ministros e políticos néscios em geral. Nunca chamou Sidney Possuelo para tratar e expor ao país sua dívida com a questão indígena. Eu deixaria de fora, de castigo.
O quê mais ? Depois que aqueles dois covardes jogaram uma criança pela janela, eu simplesmente desliguei a antena. Não quero mais nada disso entrando na minha casa e pesando no meu espírito. O mundo que perca o juízo por completo, eu ter notícia disso não muda coisa alguma. A informação é só mais uma ilusão à venda.
Granja Carolina disse…
Ser rico e famoso tem enorme importância nesta poça de sangue que é a nossa sociedade de famosos, através dele, consegue-se poder e visibilidade.

A visibilidade abre as portas para o poder simbólico do dinheiro e da manipulação dos pensamentos individuais e coletivos, não importando os métodos.

É como vender banana, cocaína, pirulito, cama, bugiganga, tudo é mercadoria.

Possuir acesso a mídia é se transformar em próprio capital, ainda que não se deseje ser proprietário do meio de comunicação, políticos,“artistas” e atletas conhecem as conseqüências deste poder.

Enfim, estamos nos deixando domesticar e aceitamos as coisas como nos impõem, não enxergarmos como poderiam ser e a cada dia estamos nos tornando em seres impotentes para defender nossos sonhos interiores.

Neste jogo perdemos a noção do prazer da boa música, do bom livro, da boa exposição, dos bons artistas, do meio ambiente, dos bons amigos e da família.

Realmente concordo com você Campos a TV não faz falta alguma, muito menos com as atuais porcarias. Não generalizando, mas é muito difícil fazer uma lista como a proposta pelo Ricardo, mesmo da TV por assinatura encontro certa dificuldade.
Marcelo Camargo disse…
Olá Ricardo se valer aqui no Blog aí vai minha lista dos 10 mais da tv aberta . Abraços!
Cartão Verde
Entrevista Record Mundo com Rodrigo Vianna
Entrevista Record Atualidade com PH Amorim
Senhor Brasil com Rolando Boldrin
Grandes Momentos do Esporte
Provocações com Antonio Abujamra
Doc TV
Clássicos
Programa de entrevistas na TE Brasil com Anselmo Góes (não sei o nome nem vi mais)
O ótimo A Grande Família.

Postagens mais visitadas