nem populismo,nem desenvolvimentismo

Por vídeos como o moleque indignado abaixo, (Não Faz Sentido-Políticos) pela lembrança dos ideais de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Milton Santos, Cristovam Buarque de que a educação é a nossa salvação (menos estradas, mais escolas) é que lamento mais anos e anos perdidos com a eleição de Dilma,quase certa. Na verdade ela ou Serra seriam variações do mesmo tema no quesito educacional pois partilham da mesma fantasia idiota de que um país se faz com estradas e asfalto e não com sustentabilidade e educação. Nem populismo rastaquera nem desenvolvimentismo paulistoíde urbanoíde. O Brasil precisa de uma revolução de costumes e educacional. E nem Marina, infelizmente, com sua falta de punch tem perfil pra tanto. Tá duro votar esse ano.

Comentários

Jaime Guimarães disse…
Ricardo, tá muito difícil votar MESMO e não apenas para presidente.

A cada eleição o baixo nível parece ser a tônica. Quando não são candidatos "engraçadinhos" e "sub celebridades em busca de mais 15 minutos", aparecem os filhos e netos de velhos políticos, com as mesmas ideias de sempre. Ideias? Que ideias? Não há propostas, há apenas demagogias.

O grande fetiche de muitos candidatos - presidente, governador, deputado, seja lá o cargo que for - é agora a "educação em tempo integral". Ora, só por aí percebe-se o quanto esse povo está absolutamente perdido e lança promessas demagógicas no ar.

Que escola em período integral? Essa que temos aí, da qual nem alunos e professores aguentam mais? Com quais professores, esses mal pagos, doentes e com uma carga horária absurda? Com qual currículo, esse mesmo que apenas repete exatamente as mesmas coisas que os pais e avós estudaram há 40, 50 anos com algumas poucas variações? Onde é essa escola, com estutura caindo aos pedaços, sem material didático, super lotadas, parecendo mais presídios do que um espaço pedagógico e de difusão do conhecimento?

O mesmo vale para "escolas profissionalizantes" e "escolas com informática pra todo mundo". Quem vive o dia a dia da educação neste país SABE que esta, infelizmente, fracassou. E se as coisas hoje estão muito ruins, certamente piorarão porque teremos mais anos de letargia - tanto a nível federal quanto a nível estadual, eu que estou na BA.

Vai ver que o Tiririca é quem esteja certo: pior que tá, não fica.

Abs!
Anônimo disse…
Concordo com o depoimento do video. Mas alem da falta de coragem, falta principalmente o interesse (como bem ilustrado). A populacao continua ignorante, e os politicos se aproveitam muito bem disso para cada vez mais defenderem seus interesses proprios (e nao os do povo).

Nao querendo ser repetitivo, mas realmente esta muito dificil votar esse ano. Acho que vou votar na "Mulher Pera", para pelo menos ter alguma coisa "boa" em Brasilia. :-)

abs! Arthur
Apesar de termos opiniões em alguns assuntos diferentes... posso te dar uma dica??? Para deixar o vídeo do tamanho aliado... vá em editar... em html... lá aparece o tamanho do vídeo.. object height "385" width "(este vc muda para o tamanho menor", detalhe tem que mudar aonde aparece de novo...lá embaixo) não fica bravo não tá... eu normalmente uso para width "480"... Abraços...

Postagens mais visitadas