literatura de pára-choques

Se há uma arte (sim, uma arte) que é desvalorizada no ideário nacional é aquela, muito nossa, que vemos espalhadas pelas estradas brasileiras mesmo que em menor quantidade que no passado. As frases de pára-choques que no seu conjunto formam uma irônica e bem humorada literatura de pára-choques são o que há de melhor no país em relação a humor fino e grosso, ironia, picardia e o "must" da filosofia popular.
 Os acadêmicos e intelectuais em geral pouca importância deram ao assunto desde sempre e hoje lamento que essa arte esteja em processo de extinção pois já não se vêem com a mesma frequência as oficinas de beira de estrada especializadas em pintar as famosas frases de pára-choques.
No começo de minha carreira fui repórter e "globetrotter" de duas revistas dedicadas a caminhoneiros. "Carreteiro" era uma campeã de audiência entre a categoria , publicada pela editora Abril, no leque das publicações do grupo 4 rodas que envolviam a revista de mesmo nome e os guias. Ali a redação ficava sob a batuta do meu prezado Marco Souto Maior que me deu a primeira real chance profissional e com ele migrei dois anos depois de entrar na revista pra a concorrente chamada "Boléia" que foi lançada pela Bloch Editores justamente pra concorrer com "Carreteiro". Pela sensibilidade do Marquinho fui incumbido de correr atrás de pessoas que levavam a sério o tema "frases de párachoques" e assim fui ter com o falecido desembargador carioca , o saudoso Abeylard Pereira Gomes que publicou um hoje raro compêndio sobre o tema. Outro que conheci que se dedicou ao tema com afinco foi o escritor e ex-caminhoneiro Henrique Leça.
Minha paixão pela estrada, suas curvas e desvios, sempre me acompanhou . Com a ligação profissional com os caminhoneiros só aumentou  e me deixou marcado pra o resto da vida pois partilho com eles desse gosto doido e doído ( olha o acento diferenciando) de percorrer meu país e outros países por terra e não por ar. Por isso, há uma década, tenho jipe. Mas esse é outro assunto e foge do caminhão e suas frases.
O motivo do post é levantar a bola das frases tão esquecidas. E dizer que por elas tenho especial apreço . Afinal como não rir com "Pobre só come carne quando morde a língua" ou "Por falta de roupa nova passei ferro na velha" entre tantas outras pérolas?? E pra quem gosta do assunto recomendo esse link :   Clique aqui.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom. O assunto e a lembrança.
Caminhoneiro uma vez , caminhoneiro sempre.
Abraços na banguela.
Marcelo Cecchi

Postagens mais visitadas