São Paulo, comoção da minha vida

       Mário de Andrade dizia no poema "Inspiração" :  "São Paulo comoção da minha vida...". Pois para o bem e para o mal a cidade que abriga todos os brasileiros continua a nos comover para o bem e para o mal. No verão muito mais para o mal como comprovam , de novo, as sempre recorrentes imagens das tragédias anunciadas das enchentes que as autoridades preferem colocar na conta da natureza e do divino como se suas diabólicas gestões não fossem responsáveis pelos descasos, falta de planejamento e de investimentos.
     O tema enchentes em Sp ( e mesmo no Brasil) já tem se tornado crônicas de verões antigos porque passa e entra ano tudo continua como dantes. E São Paulo continua a nos comover com sua veloz desagregação rumo a um futuro que de fato não parece nada auspicioso. A cidade continua mais e mais desumana, mais e mais ilhada na sua própria insegurança, mais e mais povoada pelo medo, pelos seguranças broncos e mal preparados, por um sistema de paramilitarismo crescente onde qualquer Zé Mané porta arma e brinca de Rambinho.
    São Paulo continua sendo o máximo vértice do consumo, dos shoppings que se erguem detonando e destruindo coisas belas como a cultura dos cinemas de rua. São Paulo continua a não ter ciclovias, zero política pública para transporte, nenhuma ação para conter a proliferação demente dos carros por suas vias. São Paulo continua asfaltando e cimentando tudo não deixando brecha para nossas águas escoarem. São Paulo incentiva o crescimento dos vallets, dos estacionamentos, dos abusos, da falta de medidas, da ausência  de civilidade. Prestes a comemorarmos mais um aniversário estamos festejando o que mesmo ? Eu já dizia isso ano passado aqui quando partia em 25 de janeiro pra uma temporada de 3 meses em Angola.
     Nesses últimos dias andei batendo pernas por locais que nos últimos anos tenho passado pouco. O centro velho, Perdizes, Sumaré, Sumarezinho, Água Branca. Todo o redor me entristece . Cadê o verde, cadê as pessoas nas ruas, cadê a alegria ? São Paulo , comoção da minha vida. Mas como é dificil limpar tanta ferida. Queria uma São Paulo que eu perdi e não sei se um dia volta. Chove dentro de mim por conta disso.

Comentários

Postagens mais visitadas