José Carlos Oliveira e as pedrinhas do Leme

      A memória não é uma ilha de edição como queria Wally Salomão. A memória é ingrata, é megera e a falta de memória faz a patuléia se esquecer de quem deveria ser inesquecível. Como podem pois cariocas esclarecidos se esquecerem de Carlinhos de Oliveira, o mais carioca dos capixabas, intérprete total da alma do Rio, cronista inimitável de suas ruas e bares ?
       Pois não faz muito tempo que diante de uma redação televisiva no Rio me dei conta que jornalistas na faixa dos 45 aos 25 nunca tinham ouvido falar no Carlinhos de Oliveira que escreveu e muito nos principais jornais do Rio de Janeiro mas ninguém ali ao meu redor havia ouvido falar dele nem de sua preciosa descrição das calçadas de pedrinhas do Leme na magistral crônica " Melancolia no Leme".
               Tenho especial predileção pelo bairro onde morei por pouco tempo entre 2008 e 2009 e que merecia todos os detalhes poéticos que o Carlinhos lhe pespegou. Mas não falo mais dele. Peço que vocês mergulhem direto na fonte devida que é , por exemplo, o livro " O Homem na Varanda do Antonio's" publicado pela Civilização Brasileira e organizado por Jason Tércio. Ali reside a alma carioca na pena do José Carlos Oliveira que vem a ser a mesma pessoa mas nem tanto que Carlinhos de Oliveira. 

Comentários

Postagens mais visitadas