PIRADA CULTURAL


Segura na mão da sua cidade e crê que apesar do suor e tragédia, do mau cheiro e das turbulências é possível o riso sem siso, o desentorpecer, as ruas cheias e os semblantes plenos na profusão dos ânimos serenos. E o som desagua em tantos ritmos embalados por vinho barato, cerveja quente e maconha, policiais que não batem ,sorrisos distribuidos a esmo na madrugada segura de metrôs seguros e crianças sem sono que enxergam alegria no circo, na música , na confraternização.
Para que então fazer um retrato linear da festa se isso já fazem os portais, os jornais , os ditos normais ?quero mais é comungar de esperança de fazer as pazes com minha cidade querida, onde nasci e na maior parte dos meus anos vivi. Quero ser o homem nascido na Lapa, criado no Abc, residente em Carapicuiba que enxerga na descida e na subida um mundo de iguais com orçamentos diferentes. Somos negros, brancos, ruivos, pardos, desdentados e dentuços, carentes e presentes em meio as ruas do centro na "pirada cultural" que prova pois que a cidade cordial ainda é possivel mesmo em meio a tanta sujeira, delitos, crimes , arruaça e midia burra que só valozira os incidentes.
Sai feliz da pirada cultural . Volto a crer que não há consenso sobre o sonho feliz de cidade. A cidade é o que fazemos dela. Vi Edgar Winter, Eumir Deodato, Lucinha Turnbull, circo Vani, manos do rap a declamar na rua São Bento. Vi Toni Tornado , Dom Salvador, um monte de gente feliz entre sacos de lixo e um presente decadente do lindo centro velho. Lembro que tanto passei por ali menino e cresci cheio de brotos pessimistas em relação à minha cidade. Brotos que me levaram a Lisboa, Rio de Janeiro, Luanda, sítios onde vivi e por mais que eu ame não perco as raízes daqui. Sou esse manancial de paradoxos, esse mix de gente feliz com gente que cambaleia. Sou paulistano e fiz as pazes com minha cidade. Pirada cultural consciente. Coração presente acreditando que nem tudo está perdido...

Comentários

madi disse…
Que bom que você viu assim a "pirada", Ricardo. Vi tantos artistas, tanta gente feliz, correndo daqui e dali, entretanto, há comentários pessimistas. Será que se o prefeito fosse do pt essa gente adoraria a virada? acredito que sim, mesmo que tudo tivesse o dedo escondido da corrupção.
madi disse…
que bom que você viu assim a "pirada cultural", Ricardo. também vi muita gente alegre, correndo daqui pra li, atrás de seus artistas. e também os artistas tendo essa oportunidade, principalmente os poucos conhecidos. mas há quem deteste isso (vi no comentário de seu face). imagino que se fosse prefeitura petista certas pessoas gostariam muito, mesmo que o dedo sujo da corrupção estivesse escondido atrás do da ética. é isso!
A cidade é o que fazemos dela! É isso mesmo Ricardo! Que possamos ampliar essas ações e fazer de São Paulo um lugar de acontecimentos alegres e de ambiente acolhedor! Precisamos usar a cidade! Bonito texto! ;-)
Ricardo Soares disse…
Madi e Claudia... respondo aqui ao que disse à desalentada Claudia Kampf no meu face : só Deus (????) sabe os motivos (ou não) do meu pessimismo em relação ao que acontece com São Paulo e meu desalento com ela... mas como havia Edgar Winter na Julio Prestes e minha curiosidade em relação a virada era maior que meu desalento resolvi encarar a empreita e fiquei surpreso, por sorte...nao me arrependi apesar da sujeira pelas ruas já que o Kassab não se deu ao trabalho de limpar a cidade para a festa... o que acho é que vc oferecer biscoitos finos para a massa é sempre uma boa alternativa...e o saldo final pra mim foi positivo... e olha que quem diz isso é um cético...kisss
Marilia disse…
Também adorei a "pirada cultural"
não vi muita coisa, mas o que assisti amei: orquestra de camara da usp tocando zappa...estava lindo! e p chegar até lá, a cidade subterrãnea polida caminhava pacificamente da República até a Sé para tomar o trem p a luz, um mundo de lojas, outra cidade pulsante!adoro o centro, mas acho que estes shows e esta festa deveria ter sempre e não uma vez por ano...cultura forever!
Ricardo Soares disse…
Marília... cultura e civilidade forever... por que não ? o centro é tudo de bom e uma ação integrada pode sim salvá-lo...
Arilo disse…
Nao sei pq, a maneira como usted escreve me faz pensar q usted escreveria muito bem um livro de ficção. É legal o tom de textos como este, que, de alguma forma, me remete a problemas ou pensamentos que tbem tenho com relação À minha cidade...
Olá, Ricardo.

Sou aluna de Jornalismo na PUC-SP e gostaria de conversar com você sobre um evento que estamos organizando. Gostaríamos muito que você participasse do evento.

Como posso contacta-lo o mais rápido possível?

Obrigada.
Grande abraço.
Ricardo Soares disse…
Arilo... talvez vc não seja um leitor tão atento meu quanto foi telespectador...hehehehe...ficção infanto=juvenil já publiquei várias como podes ver em meu blog quando divulgo meus livrinhos...inclusive tb um romance adulto publicado em 2005 pela editora Record que se chama Cinevertigem... abraço!!!

Ana ... escrevi pra seu e-mail do hotmail que aparece no seu perfil blogspot... kiss

Postagens mais visitadas