você gosta de parecer ocupado e ocupada ?

  
    Da série clichê no guichê : as pessoas precisam estar sempre muito ocupadas. Se não estão ocupadas não se ocupam de seu próprio ócio, de sua própria contemplação. Não sabem ficar paradas. Não olham para dentro. Se não estão ocupadas parecem perdidas. Como já disse o Domenico De Masi as pessoas não sabem lidar com seu ócio. Muito menos transformá-lo em "Ócio Criativo" que é aliás o nome de um dos seus livros.
    Vejo as pessoas correndo, ocupadas. Falam como loucas nos celulares, consultam agendas, planilhas, custos, tempos. Adoram vociferar nos saguões de espera dos aeroportos dando ordens a serviçais, fazendo-se importantes entre reuniões marcadas e desmarcadas, almoços, encomendas, demandas. E nada de novo sob o sol. Se ocupam em parecer ocupadas ou são mesmo ocupadas em meio a tanta ocupação inócua de suas mentes condicionadas ?
    Na verdade se ocupam tanto as pessoas que na verdade ocupam-se pouco daquilo que vale mesmo a pena . E a alma se apequena enquanto se acumulam paisagens não vistas, livros não lidos, amores não vividos, filhos que jazem crescidos sem terem recebido os carinhos devidos. A ocupação como sinônimo do desamor , do acumulo insensato de bens, das emoções baratas "curadas" nas pizzas de sábado a noite ou nos lamentáveis corredores dos shoppings e das praças tétricas de alimentação. Alimente pois sua desocupação. Antes que seja tarde 
   

Comentários

ELLIOT disse…
Amei seu texto Ricardo, sou de Cianorte Pr, considerando seu perfil, acho que você é um desses, que não sabe muito ficar ocioso, certo?
Gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta: Por que é tão difìcil despertar o interesse do brasileiro por uma programação televisiva de qualidade, perde-se tanto tempo em frente a tv e computador vendo nada.
Anônimo disse…
Alô, Ricardo,
você é citado em livro nosso que acaba de sair. Como fazê-lo chegar até suas mãos?
Antonio
(21) 22244554
Kiara Guedes disse…
Fazia tempo não passeava por aqui, e quase volto depois, achando que vc estav ocupado... rs!
Um dia não farei parte, e estou trabalhando pra isso, dessa multidão de gente urgente. Quero viver no lento, me ocupando lentamente do que realmente importa. Lembrarei de me ocupar mais de vir aqui por exemplo!
Bjs, meus.
DriPaone disse…
Oi Ricardo!
Deixei uma msg no seu face.
Te achei através do face do Nêumanne.
É muito bom te ler e te rever.
Aí vem as lembranças do tempo da Biblioteca Monteiro Lobato, o Movimento Poetasia, a chuva de poesias na Av. Paulista. Você, Jorge, Alfredo, Damião e Rinaldo.
Saudade de mim nesse tempo. Saudade de todos!
Beijo com carinho

Postagens mais visitadas