Nossos índios invisíveis

      Não quero ser leviano ao tocar no assunto pois não tenho o conhecimento suficiente para abordá-lo. Mas não consigo deixá-lo passar batido. Tenho apenas percepção dos tristes fatos que rodeiam os índios brasileiros e nenhum conhecimento antropológico mais profundo a não ser esparsas leituras da obra de Darcy Ribeiro e mesmo dos irmãos Villas Boas. Também vi em viagens Brasil adentro muitos deles em situações vexatórias e condenáveis. Por tudo isso e por mais que exista FUNAI ou Ongs que briguem pelo reconhecimento dos direitos indigenas acho vergonhosa a situação em que eles se encontram . Nossos índios parecem invisiveis. Ninguém os enxerga e , pelo menos nos grandes centros, quando os enxerga são vistos apenas como párias indesejáveis que por serem esse incômodo , esse calo social, são simplesmente incendiados como demonstra o triste e notório episódio dos playboyzinhos de Brasília que transformaram o pataxó Galdino numa pira humana.
   Eles , os índios , aqui estavam e por nós não esperavam. Chegamos, predamos, invadimos, colonizamos, usamos o cínico eufemismo “pacificamos”. Há por exemplo algo mais triste que ver, desde sempre, índio barrigudo de sandálias havaianas e bermuda que lhes vestiram os religiosos que se sentiam afrontados com a nudez nativa ? Há algo mais melancólico que índio nessas beiradas de rio Brasil afora entorpecido de cachaça vagabunda a mendigar trocados pra tomar um trago ? Há coisa mais injusta que vê-los largados à propria sorte , suas culturas e idiomas sendo dizimadas por motosseras, picapes, desejos de consumo e outras epidemias como sarampo, gripe ou dengue ?
    Esse é o legado que lhes deixamos. Se tornarem invisíveis e ainda acusados de aproveitadores quando a justiça lhes dá legítimos direitos por terras que sempre foram suas. Foi assim nos comentados episódios da região da reserva Raposa Serra do Sol em Roraima  quando os fazendeiros/arrozeiros ensandecidos reclamavam que era muita terra para um punhado de indios. Ok mas não é muita terra para plantar arroz num estado de pouca população ? Aí vem o coro dos ruralistas, amigos do deputado Aldo Rebelo, dizendo que o Brasil precisa comer, que precisamos ser o celeiro do mundo , que é preciso expandirmos nossas fronteiras agrícolas e todo aquele bolodório conhecido dos plantadores de soja transgênica, vilões incontestes do desmatamento. Como se não houvessem outras alternativas.
   Bem, e para quem sobra a fatura, para além da natureza ? Para os índios brasileiros invisiveis, acusados de mandriões, acomodados. Obvio dizer aqui que temos muito para aprender com eles, sobretudo o convivio com o silêncio que nossa perturbada civilização perdeu. Não os observamos , os excluimos simplesmente, fora algumas palavras do vocabulário indigena que estarão sempre entre nós. Como eu disse escrevo sobre o assunto porque me parece vergonhoso o silêncio geral sobre o tema .Índios só são noticia quando matam, dão na cara do homem branco, invadem escritórios de hidrelétricas ou quando viram ridiculas caricaturas cinematográficas. Enquanto isso vão se extinguindo levando com eles lições que jamais vamos aprender. Que pena para a gente.
 
"Os Índios e a Civilização", do Darcy Ribeiro é obra indispensável para a gente conhecer um pouco mais sobre o assunto. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Está disponível nas boas casas do ramo.  

Comentários

Postagens mais visitadas