Em Sp dia mundial sem carros é piada



          Em São Paulo hoje estamos vivendo o fiasco do dia  mundial sem carros. Fiasco esperado como em todos os anos. E sou forçado a crer que ele se deve não apenas às péssimas condições do transporte público para atender a megalópole mas também ao hábito ( cultural ?) de nossa população de não deixar o carro em casa. Agora pela manhã ouvi na CBN alguém dizer que se nós tivéssemos um excelente transporte público deixaríamos nossos carros em casa. O sujeito citou até uma pesquisa dizendo que 60% dos paulistanos fariam isso. Balela. Em São Paulo ( como no Brasil) carro é hábito , é símbolo de status, poder,empáfia. Precisamos ser reeducados para o coletivo, para deixar o carro em casa.
    Segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a cidade de São Paulo superou a marca de 7 milhões de veículos. A frota da cidade no mês de março atingir a marca de 7.012.795. Com mais carros nas ruas, o trânsito sofre of course. Como poderia ser diferente numa cidade como a nossa que tem de carros mais do que o Rio de Janeiro tem de gente. O caos motorizado todo dia tira vidas, detona nossos corações e mentes, inviabiliza vidas, trajetos, projetos . E o que fazem os governos ? comemoram o recorde de vendas da indústria automotiva, constroem Rodoaneis e outras obras gigantescas pra beneficiar quem ?  o carro , lógico.  Daí que é evidente que um dia mundial sem carros em São Paulo é apenas figura de retórica. Estamos há anos luz de politicas publicas que olhem para o individuo , o cidadão e seus direitos pedestres. Temo que jamais chegaremos aos índices de Copenhagen, capital dinamarquesa, onde mais da metade da população anda de bicicleta.
        A cultura do automóvel está tão arraigada entre nós que lembro com pesar de todas as vezes que recebi "parabéns"  quando troquei de carro. Pessoas que me cumprimentaram pelo artefato novo mas jamais por eu ter publicado um novo livro. Seriam capazes de comparecer a um evento de lançamento do meu carro novo e não de um livro novo.  O lugar onde moro mesmo, Granja Viana, cercanias de São Paulo, deveria ser um paraíso verde com opções sustentáveis mas dada a sanha da especulação imobiliária mais o rodoviarismo eterno vai se transformando no mesmo caos urbano de toda a região metropolitana. A incompetência das prefeituras locais  de Cotia e Carapicuíba ( a primeira tucana, a segunda petista, provando que ruindade não escolhe partido) detonou tudo em volta priorizando primeiro o automóvel numa área ex- verde com a anuência total do ex- secretário ambiental do Estado , o inoperante Xico Graziano.  A ele e tipos semelhantes deveríamos dedicar o fiasco  de um dia mundial sem carros que não funciona por aqui . Seus cérebros são um escapamento tecnológico de onde só sai a fumaça ruim de modelos ultrapassados. Com homens públicos assim jamais teremos consciência de que carro as vezes foi feito pra ficar em casa.    

Comentários

Jaime Guimarães disse…
"A cultura do automóvel está tão arraigada entre nós que lembro com pesar de todas as vezes que recebi 'parabéns' quando troquei de carro. Pessoas que me cumprimentaram pelo artefato novo mas jamais por eu ter publicado um novo livro."

Isso resume tudo. Infelizmente.

Já leu "Apocalipse Motorizado", da Conrad Editora? Provocador, divertido e com algumas sugestões para formar uma "massa crítica". Muito interessante.

Abs
Ricardo Soares disse…
Li sim Jaime... e acho que até já recomendei esse livro aqui no blog...grande abraço e menos carros no mundo!
Aqui na regiào as montadoras não podem ter um minuto de 'chão de fábrica' paralizado que a matriz (em alguma parte do mundo)tem que ser avisada...É de engasgar de raiva e de fumaça...
edso menezes disse…
Hoje, dia mundial sem carro, quase fui atropelado na faixa de pedestre (em São Paulo, "prioridade" do pedestre) e ao reclamar ainda fui agraciado com um vai tomar no .....

Postagens mais visitadas