Ilê Axé Opô Afonjá

   

     Completa uma  semana hoje. Eu e o fotógrafo Juvenal Pereira , a convite, fomos parar no terreiro de mãe Stella de Oxossi no Cabula, em Salvador. Lendário e antológico é espaço frequentado por anônimos, notáveis, crédulos ou não nas forças e mistérios do candomblé. Por ali passaram entre outros (nos 100 anos do Ilê Axé Opô Afonjá) nomes como Jorge Amado e Pierre Verger. Portanto quem sou eu para acrescentar uma linha que seja ao que já narrou essa estirpe de gente brilhante que revelou impressões consistentes sobre o que ali se vê ? Fico pois em silêncio impressionado diante do que vi na festa de Ogum. E reitero a velha premissa shakesperiana de que há mais mistérios entre céu e terra do que imagina nossa vã filosofia. 
    Ao tocar dos tambores,das danças e saboreando a comida do santo posso apenas lhes garantir uma coisa : uma densa eletricidade percorre corações e mentes durante o ritual. E,majestática em seu trono afro -brasileiro,mãe Stella fica ligada em tudo. Mesmo que parece não estar. Sai dali semana passada entendendo que nada sei. Mas ainda quero aprender...

ps. não é permitido fotografar dentro do terreiro. De forma que registro apenas a placa que dá contas da reforma no centenário espaço.

Comentários

Postagens mais visitadas