"Comidas exóticas" e uma aula de televisão

Andrew Zimmern dá aulas de história, culinária e bons modos televisivos

          Apesar da televisão viver tempos horríveis não perco a esperança de que seja possível fazer programas com conteúdo interessante , sem “cerebralismos” e com formato ao alcance de todos. Prova disso foi a agradabilíssima surpresa que tive nesse domingo de noite ao me deparar por mero acaso – no cada vez mais tedioso exercício do zapping - com “Comidas Exóticas” no TLC , Travel and Living Channel .
    O apresentador é o simpaticíssimo chef americano Andrew Zimmern, um tipo sanguíneo,calvo e bem humorado que além de levar sua lente para lugares onde possivelmente estão as tais comidas exóticas – o que pode ser uma quadra de escola de samba no Rio onde servem feijoada até um restaurante popular em Budapeste – nos dá uma verdadeira aula de contextualização histórica, antropológica e cultural dos costumes em torno das comidas em questão. Se os apresentadores e repórteres de tv no Brasil assistissem a um só programa da série do Zimmern teriam vergonha das receitas e matérias gastrônomicas meramente sensoriais que nos apresentam sempre encerradas com a prova dos quitutes e o indefectível fecho “ hummmmm que totoso!!!!!”. Quanto as informações sobre texturas, sabores e origens do tal prato necas de necas.
    Andrew que já foi assistente do intragável Antony Bourdin adquiriu luz e brilho próprios num programa bem sacado, bem editado, bem escrito onde sua presença simpática e marcante nunca é excessiva nem invasiva. Ele é a antítese de Glória Maria, o oposto de Francisco José. Uma aula de bons modos televisivos inclusive. Se eu estivesse dando aulas numa faculdade de jornalismo recomendaria vivamente o “Comidas Exóticas” aos meus alunos. Mas no fundo talvez eles tenham mais boa vontade de aprender do que certos profissionais medíocres de tv no Brasil que mesmo ao assistirem ao Andrew Zimmern não conseguem enxergar o tamanho de suas deficiências que é continuar a fazer um jornalismo raso, desanimador e precário sobretudo em informações. Eles querem ser o centro das atenções e não um adereço complementar e estimulante quanto é o titular de “Comidas Exóticas”. Se você gosta ou não de culinária corra atrás desse programa e se deleite.

Comentários

marta keppler disse…
ahhhh não fale assim tão mal do bourdain! você já viu uns programas que eles fizeram juntos? eu adorei! bjos
Ricardo Soares disse…
sou um mala Marta...não vi e nem quero ver os programas dele com o Bourdain...não suporto esse Bourdain...hehehe...bjssss
Arilo disse…
Ricardo, você conhece os programas do Luís Nachbin? Te gusta? Passa na TV Futura. Eu particularmente acho bem dfiferente do que se tem por aqui em termos de programa de viagens.
Ricardo Soares disse…
Arilo... conheço sim esses programas do Nachbin e mais de uma vez já fiquei tentado em escrever sobre eles...no geral são bem bacanas e informativos...abraçosss

Postagens mais visitadas